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5 Passos para ter Sucesso na sua Estratégia de Mídias Sociais

Escrito por Gilles Dandel | 23/01/2023 18:25:40

No nível bem básico, sua marca é o que o diferencia de seus concorrentes. É a coleção de pensamentos, emoções e associações das pessoas sobre o seu negócio. E quando se trata de mídias sociais, sua marca é essencial porque é uma das primeiras coisas que os clientes em potencial verão quando acessarem a sua página.

Por isso, hoje, não perguntamos mais: "para que servem as mídias sociais?" mas sim, "como minha empresa pode tirar o melhor proveito dessas mídias sociais?" As mídias sociais e as redes sociais são essenciais para a boa implementação de uma estratégia de marketing eficaz: hoje, existem mais de 4.7 bilhões de usuários ativos  em várias redes sociais.

Mas, mesmo assim, muitas empresas estão cometendo erros nas mídias sociais porque não têm uma estratégia bem estruturada, e assim dificultando a sua divulgação junto ao seu público-alvo. Por isso, neste blog, vamos compartilhar os principais passos a seguir para montar a sua estratégia de comunicação nas redes sociais e, com isso, obter melhores resultados!

As 5 metas no marketing de Mídias Sociais

Marketing nas redes sociais (Social Media Marketing ou SMM) é uma estratégia que toma por base a distribuição de conteúdo otimizado nas mídias sociais e, com base nesse conteúdo, criar uma comunidade própria com seu público-alvo.

Nos dias de hoje, as redes sociais influenciaram consideravelmente as ações de marketing das empresas e se tornaram ferramentas essenciais para a comunicação das empresas com seu público-alvo. Por isso, é importante implementar ações de marketing nessas plataformas de mídias sociais para promover e contribuir para o crescimento do seu negócio. Apresentamos os cinco objetivos principais:

  • Desenvolver a visibilidade e notoriedade da sua empresa.
  • Promover a sua marca, seus produtos e sua empresa online. Criar conteúdo envolvente para melhorar a imagem e a percepção da sua marca, para desenvolver sua base de clientes.
  • Criar uma comunidade de embaixadores da sua marca e seguidores leais criando conteúdo e atividades que promovam engajamento e interação.
  • Converter seus contatos nas mídias sociais em leads e clientes em potencial. Influenciar e orientar nas decisões de compra do seu público-alvo.
  • Reforçar a satisfação do seu cliente e controlar a sua reputação online.

Mas cuidado para não perder de vista o seu objetivo principal, que é gerar tráfego mais qualificado para o seu site. Ao gerenciar várias plataformas de mídias sociais ao mesmo tempo, é fácil perder o foco. Por isso, seja sempre estratégico na hora de selecionar as redes sociais com as quais você deve trabalhar. Favoreça as mídias sociais que estão focadas nos dados demográficos do seu público-alvo.

Os benefícios do marketing nas redes sociais

Foco em dados demográficos específicos

O marketing de redes sociais permite identificar dados demográficos específicos do seu público-alvo e promover a sua empresa para atrair esse público. A rede social também é uma ótima maneira de obter informações críticas sobre suas buyer personas (ou seja, sua mentalidade, gostos e desgostos) – uma oportunidade que não pode ser perdida.

Melhorar o atendimento a clientes

Você vai poder melhorar os índices de performance do seu atendimento aos clientes (KPI´s) com a ajuda do feedback desses clientes em tempo real nas mídias sociais. Isso permitirá que você melhore cada vez mais o seu atendimento aos clientes e, com isso, atinja melhores metas de satisfação dos clientes.

Aprenda com os concorrentes

Você também pode obter mais informações sobre seus concorrentes. Isso o beneficiará mais tarde quando for melhorar sua campanha de branding e estratégias de marketing digital.

Elaborando uma estratégia de branding de sucesso nas mídias sociais

Antes de começar, é importante definir uma estratégia verdadeira baseada em consistência, coerência e organização. Precisa de ajuda para começar com um plano de marketing de redes sociais e com a criação de conteúdo? Aqui seguem os passos essenciais para construir uma estratégia de marketing de mídias sociais bastante eficaz:

Passo 1: Definir metas

As metas devem seguir a metodologia SMART:

  • Specific
  • Measurable
  • Attainable
  • Relevant
  • Time-bound

Seguindo este método, podemos garantir que terá resultados concretos. Essas metas SMART podem ser as mesmas para várias plataformas de mídias sociais ou exclusivas para cada uma, dependendo das necessidades específicas do seu negócio.

Passo 2: Aprender o máximo do seu público

Primeiro, defina seu cliente ideal, também conhecido como sua buyer persona.

Saber tudo sobre seus clientes ideais é essencial para ajudá-lo a criar seu conteúdo. Esta etapa do processo é crucial para saber o que dizer e onde divulgar.  Como empresário e profissional de marketing, espera-se que você desenvolva um conteúdo perfeitamente alinhado com as expectativas do seu público-alvo. Seu objetivo deve ser alcançar seu público no lugar e na hora certa, então seja responsivo.

DICA IMPORTANTE
Para definir seu público, faça as perguntas certas: quais são os interesses deles? Do que êles precisam? Que desafios eles enfrentam? Quais redes sociais eles mais usam?

Passo 3: Faça uma análise da concorrência

Antes de produzir conteúdo relevante, você deve primeiro identificar seus concorrentes e aprender com as suas estratégias. Essa atenção com as mídias sociais onde eles estão é uma boa maneira de identificar oportunidades potenciais a serem exploradas. Pesquise o nome da empresa e as palavras-chave do seu concorrente em várias plataformas de mídias sociais; em seguida, descubra que tipo de conteúdo eles compartilham e o que sua comunidade está comentando sobre eles.

 DICA IMPORTANTE:
Você deve se concentrar nas redes sociais onde seu público-alvo não é bem atendido, em vez de tentar se destacar frente as grandes empresas com grandes investimentos de marketing. Ao analisar concorrentes, aproveite as informações coletadas para inspirar suas campanhas publicitárias.

Passo 4: Crie um calendário de conteúdo de mídias sociais

Embora compartilhar conteúdo é essencial, saber com que frequência você precisa compartilhar esse conteúdo para gerar o melhor resultado é tão importante quanto. É aqui que um calendário de conteúdo para as mídias sociais pode ser uma grande ajuda. Permite organizar todo o conteúdo das suas redes sociais, além de detalhar o objetivo atribuído a cada uma das mídias sociais usadas para que tudo o que publicar neste calendário contribua para atingir os seus objetivos.

Passo 5: Testar, verificar, avaliar e ajustar a sua estratégia

Após seus esforços nas mídias sociais, realizar uma auditoria é crucial para otimizar sua estratégia por vir. Você precisará fazer as seguintes perguntas:

  • O que funcionou e o que não funcionou?

  • Quem está interagindo com sua empresa nas redes sociais?

  • Quais redes sociais alcançaram os melhores resultados?

  • Como sua empresa se compara à concorrência?

DICA IMPORTANTE:
Colete o feedback do seu cliente. Não hesite em perguntar a seus prospects e clientes se você atende aos seus interesses e expectativas para, com isso, melhorar sua estratégia de uma forma geral.

Conclusão

As redes sociais evoluem rapidamente e novas plataformas de mídias sociais surgem à medida que novos públicos surgem e crescem. Como resultado, é difícil prever a evolução das mídias sociais quando este setor é tão dinâmico.

Independentemente disso, é essencial se manter informado. Siga as notícias e tendências em todas as principais plataformas de mídias sociais em que atua. Se mantenha informado sobre as novidades, seguindo os blogs do setor (como o nosso!) ou trabalhando com um profissional de marketing digital que vai ajudá-lo a se manter ativo nas mídias sociais onde seu público-alvo está.

Precisa de ajuda para começar? Então entre em contato com um profissional da WSI!