Blog da WSI: Dicas, truques e práticas recomendadas de marketing digital | WSI

Porque GIF´s devem fazer parte da sua Estratégia de Marketing Digital?

Escrito por Cecilia Decima | 08/09/2022 15:46:48

Muito mais do que uma simples imagem do Baby Yoda ou do Pokémon triste, na sua estratégia de marketing digital, uma imagem em formato de intercâmbio gráfico (GIF) é uma das maneiras mais rápidas de compartilhar informações visualmente ou descobrir quais são os últimos pensamentos (ou risos!) na cultura pop no mercado onde atua. De acordo com Giphy, uma empresa que fornece GIFs animados aos usuários, para posts nas mídias sociais, o GIF mais acessado em 2021 foi a expressão estoica de Stanley da versão americana do "The Office". Juntos, os dez principais GIFs de 2021 foram acessados mais de 4,5 bilhões de vezes.

Deve haver algo de especial nos GIFs, senão Meta, controladora do Facebook, não teria comprado Giphy em 2020. E, apesar dos desafios da regulamentação antitruste no Reino Unido, Meta continua lutando pelo direito de manter a empresa. Curiosamente, Giphy nunca cobrou pelo uso dos seus aplicativos e não adota nenhum modelo de publicidade.

Agora, o que vem a ser os GIFs? São arquivos de imagem que carregam imagens animadas e estáticas, muitas vezes refletindo emoções ou ações. É uma maneira visual de compartilhar informações curtas e rápidas (máximo de 6 segundos), com reprodução automática e sem som.

Se acessibilidade for parte da cultura da sua empresa, considere usar textos alternativos ou legendas com GIFs. Os arquivos em GIF não podem codificar seu conteúdo totalmente visual em texto, o que faz essa alternativa ser desafiadora para aqueles que usam ferramentas de acessibilidade. Nomear o arquivo GIF corretamente e descrever as imagens no texto alternativo é uma boa solução e ajuda na acessibilidade e na  otimização dos mecanismos de busca (SEO).

 

Como GIFs são usados no Marketing Digital?

Marketing nas redes sociais, como parte de uma estratégia de marketing digital, tem tudo a ver com engajamento e interação. Os GIFs podem ser divertidos ou práticos e são facilmente adicionados a um Instagram story ou incluidos em um site. Como os GIFs são vistos principalmente em telas pequenas, você precisa avaliar se é o melhor formato de arquivo para a mensagem que deseja transmitir. Afinal, você quer que os usuários assistam, entendam e compartilhem esse conteúdo.

O uso ou não de GIFs também depende dos dados demográficos e comportamento do seu público-alvo. As gerações mais velhas geralmente não assistem GIFs, mas podem gostar de ver um de vez em quando e compartilhar com os amigos. No entanto, os GIFs, sendo curtos e com um visual que relaciona, são ideais para as pessoas da Geração Z e Millennials, que definitivamente compartilharão o conteúdo se gostarem.

DICA: Giphy oferece práticas recomendadas na criação de GIFs. Essas incluem limitar o conteúdo para menos de 6 segundos, manter os uploads limitados a 100 MB e usar menos de 100 frames para preservar o conteúdo quando diminuir o tamanho ou reformatar.

Bom, com todas essas informações, como você pode usar GIFs na sua estratégia de marketing digital?

 

How-to e Tutoriais para GIFs

Você prefere ler instruções ou assistir a um tutorial que mostra como fazer alguma coisa? Sabemos que para receitas de bolo até instruções em como passar maquiagem nos olhos com um delineador perfeito, para ficar como a cantora Adele, os vídeos How-to são a maneira mais rápida de aprender a fazer algo.

E embora os GIFs não sejam vídeos, eles podem ser usados como vídeos extremamente curtos sem som. Sua brevidade força você a pensar na maneira mais concisa de comunicar o conteúdo do seu tutorial. Cada quadro GIF pode revelar uma nova etapa. E o melhor de tudo, quando o espectador perde alguma coisa, ela aparecerá novamente em alguns segundos, pois os GIFs se repetem automaticamente. Com quase 100 frames, você pode exibir muita informação.

 

Apresentação dos membros da sua Equipe de trabalho

GIFs podem ser uma maneira alegre de compartilhar algo sobre a cultura da sua empresa, valores e pessoas. Sua empresa é apaixonada por sapatos ou por ensinar? Existem colegas que simplesmente se emocionam quando falam sobre seu assunto favorito? Considere usá-los em um GIF personalizado que você adiciona a e-mails e outros materiais de marketing. A paixão deles se traduzirá ainda melhor sem palavras e atrairá seguidores para a sua marca.

Sua empresa está colaborando com outro grupo em algum projeto comum? Use GIFs para apresentar a equipe e o objetivo desse projeto. Replicar repetidamente um GIF interessante vai chamar a atenção do público e impedirá que ele deixe de vê-lo.

 

Chamariz para seus Produtos

Use GIFs como parte de sua estratégia de mídias sociais para destacar seus produtos. Você está vendendo calças elásticas para ioga? Com um GIF, você pode usar os movimentos lentos da ioga em um ambiente bonito com talvez uma surpresa para chamar a atenção do espectador. Os materiais de limpeza doméstica podem nem sempre ser o produto mais interessante para mostrar, mas com alguma criatividade e humor, eles também podem ser transformados em um GIF rápido para ser compartilhado.

Em vez de usar uma imagem padrão, experimente GIFs para tornar seus produtos mais atraentes para os consumidores. Escolha uma legenda que capture o tema do GIF e apresente vários produtos em formato de slides de apresentação. Um GIF rápido e em loop que não exige que os espectadores façam nada além de assistir é uma boa maneira de manter a sua atenção.

Como alternativa, em vez de focar em vários produtos, pode usar esse formato quadro a quadro para destacar certos aspectos de um único produto. Aproveite o formato visual para mostrar os vários recursos desse produto. Fazendo pesquisas sobre as preferências do consumidor, você vai saber quais desses recursos eles gostariam de ver em mais detalhes – foque nesses criando um GIF com esses detalhes.

 

Premiações e Recomendações

Ganhar prêmios e elogios são motivos suficientes para se gabar. Afinal, foram necessárias muitas horas de trabalho duro, dedicação e comprometimento para chegar a esse ponto – e compartilhar essas conquistas aumenta a credibilidade de uma empresa e a coloca como conhecedora do tema.

Por que não usar GIFs para compartilhar essas premiações e torná-las mais interessantes? Sempre haverá bastante material de vídeo criado antes, durante e depois de uma cerimônia de premiação que você pode usar para criar uma série de GIFs. Você pode mostrar o produto ou projeto vencedor e mostrar as reações de todos quando perceberam que foram declarados vencedores.

 

Vendas e Promoções

Quando marketing no Instagram for parte da sua estratégia de marketing digital, GIFs são uma maneira inteligente de destacar suas vendas e promoções. Os consumidores comprometidos com seu produto ou serviço seguirão sua marca no Instagram de qualquer maneira – e estarão atentos a promoções ou vendas. Quando você for criar GIFs bem-humorados ou atraentes com estilo, assegure que o estilo usado no design central seja exclusivo da sua empresa. Ele vai ficar destacado na timeline do seu cliente e o atrairá imediatamente.

WSI é uma franquia de marketing digital que ajuda os seus clientes na busca de soluções para seus desafios, assumindo riscos e comemorando sucessos com clientes, parceiros e funcionários.

Trabalhando conosco, você tem a oportunidade de aproveitar os conhecimentos da nossa rede global de marketing digital, para o sucesso do seu negócio. Entre em contato com um profissional da WSI agora!