A inteligência artificial (IA) evoluiu rapidamente de uma curiosidade tecnológica para uma necessidade que impulsiona o crescimento de empresas como a sua. É uma ferramenta prática para resolver problemas reais de negócios, desde economizar tempo até gerar mais receita. O setor de marketing digital já está ciente do potencial da IA há bastante tempo. No entanto, a confiança em IA está demorando mais para se estabelecer em outros setores.
Se você não tem certeza de como a IA se encaixa em suas operações ou no seu marketing, você não está sozinho, mas esperar demais coloca seu crescimento em risco. Como podemos construir confiança e como transformá-la em uma estratégia de IA para os negócios que seja acionável?
Para entender a evolução da IA para pequenas empresas, a WSI realizou uma pesquisa abrangendo mais de 600 líderes empresariais em todo o mundo. A maioria desses líderes (90,2%) atua em pequenas ou médias empresas. Os resultados da pesquisa formam o núcleo do 2025 WSI AI Business Insights Report. Realizamos o levantamento em vários idiomas, incluindo inglês, francês, espanhol e português.
Os resultados revelam uma conscientização crescente sobre IA, com mais equipes fora da liderança e do marketing adotando-a. No entanto, parece que essa adoção ainda não foi formalizada em larga escala. A adoção permanece inconsistente, assim como a transferência de conhecimento e treinamento entre departamentos.
O Relatório de IA 2025 da WSI tem três principais conclusões. São elas:
Nos próximos meses, vamos nos aprofundar em cada uma dessas conclusões, compartilhando nossos insights e perspectivas. Neste artigo, colocamos os holofotes sobre a primeira.
A pesquisa revelou um aumento impressionante no entusiasmo pela IA entre os líderes empresariais. Oitenta e um por cento dos entrevistados disseram acreditar que a IA poderia ajudá-los a atingir suas metas de negócios (um aumento de nove pontos percentuais em relação ao ano anterior).
Embora isso seja certamente promissor para as perspectivas da IA e para as empresas que escolhem utilizá-la, a maioria das companhias está avançando lentamente demais na implementação. Elas ainda não têm um plano ou orçamento para implantar a tecnologia. Essa lacuna representa um revés para o crescimento de seus negócios — e pode ser para o seu também. Se você não agir agora, corre o risco de ficar para trás em relação a concorrentes mais ágeis.
Em nítido contraste com os 81% de respondentes que demonstraram entusiasmo com a IA, apenas 27% relataram estar, no momento, engajados em conversas sérias sobre sua implementação em toda a empresa. Também é um aumento em relação a 2024 (o resultado naquele ano foi de 20%), mas não de forma significativa. Os líderes empresariais entendem que a IA pode ajudar suas organizações a crescer (na verdade, 83% dos proprietários e fundadores dizem estar confiantes no potencial da IA). Ainda assim, sem urgência ou uma visão clara e detalhada do ROI projetado, estão adiando a ação. Esse atraso está dando aos primeiros adotantes uma vantagem competitiva significativa.
Então, o que está impedindo essas empresas de agir? Se a sua companhia está entre as que ainda hesitam, identificar os obstáculos é o primeiro passo para construir sua estratégia de IA. Como no levantamento do ano passado, 35% dos entrevistados dizem não ter tempo para realizar uma avaliação minuciosa dos prós e contras da IA. Muitas empresas veem a IA como algo valioso, mas não definiram claramente seus papéis, como nutrição de leads automatizada, maior eficiência em vendas ou melhoria das previsões. Sem uma visão clara do tipo de ROI a esperar, é fácil adiar o investimento em IA. Mas, quanto mais você espera, mais terreno perde para os concorrentes que já estão obtendo retorno.
Embora essa relutância seja compreensível, ela também prejudica a capacidade dessas empresas de competir. O problema, na visão delas, é que muitas outras organizações estão priorizando a adoção de IA. Esses primeiros adotantes estão superando os concorrentes mais cautelosos. Além de integrar soluções de IA do zero, os que adotam lentamente também terão que trabalhar mais para fechar essa lacuna.
Agora que tantas empresas desenvolveram confiança suficiente na IA, e que seus concorrentes menos hesitantes já estão à frente, a pressão aumentou para dar passos decisivos. Mas, como já observamos, a maioria das empresas não sabe como fazer isso. A confiança teórica não está se traduzindo em uma estratégia específica e acionável. Os líderes entendem a importância da IA, mas muitas vezes têm dificuldade em planejar e implementar sua inclusão eficaz nos negócios.
Na WSI, embora incentivemos as empresas a superar essa inação temporária, também entendemos que os líderes querem refletir seriamente sobre o assunto antes de aprovar novos orçamentos e planos de ação. Antes de adotar a IA, você precisa de uma visão clara de como ela entregará valor para o seu negócio.
Você não precisa escolher entre cautela e progresso. Nosso lema ‘Abrace o Digital. Permaneça Humano.’ estabelece as bases, e nossos Consultores ajudam você a avançar com passos inteligentes e estruturados. Reconhecemos que a IA está se tornando cada vez mais essencial para quem quer proteger suas margens, crescer mais rápido e manter-se à frente da concorrência.
No entanto, lembre-se de que os elementos humanos — planejamento estratégico, implementação cuidadosa e orientação especializada — também são indispensáveis. Ajudamos você a avançar rapidamente mas de forma inteligente, com passos estruturados que transformam a IA em melhorias mensuráveis para o seu negócio. A expertise humana e a inovação digital precisam estar equilibradas para uma adoção e implementação bem-sucedidas. Isso evita que você desperdice dinheiro com as ferramentas erradas — e garante que seus investimentos em IA gerem crescimento real e mensurável.
A abordagem human-in-the-loop (HITL) da WSI para adoção de IA é orientada por essa crença de que as integrações de IA mais bem-sucedidas são, essencialmente, colaborações humano-IA, em que cada lado complementa e aprimora o outro.
Veja como transformar seu interesse em IA em resultados reais neste trimestre:
Com a ajuda de um Consultor de IA experiente da WSI, você pode transformar o interesse em IA de hoje nos ganhos de performance do próximo trimestre. Os especialistas da WSI em consultoria de implementação de IA ajudarão você a desenvolver um Roteiro de Adoção de IA que identifique as oportunidades de maior impacto e crie um caminho claro para a implementação. Essa avaliação personalizada corta o ruído, revela oportunidades de alto impacto e dá a você a clareza e a confiança para agir.
Se você deseja desbloquear o poder da IA no seu negócio principal ou no marketing digital, a WSI pode ajudar. Nossos Consultores de IA caminharão ao seu lado enquanto você incorpora as tecnologias de IA mais recentes às suas operações com facilidade, melhora sua reputação online, simplifica fluxos de trabalho e impulsiona um crescimento mensurável em todo o negócio. Podemos demonstrar por que empresas como a sua têm todos os motivos para confiar plenamente na IA e ajudá-lo a dar os passos necessários para transformar essa confiança em estratégias acionáveis.
Seus concorrentes já estão aproveitando a IA para acelerar o crescimento. Não fique para trás — agende agora uma sessão de estratégia com um Consultor de IA da WSI.
Fonte: WSI World
Confira a versão original desse texto clicando aqui.