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Um Guia para Elaborar sua Estratégia Tecnológica de Marketing

Escrito por Cheryl Baldwin | 26/01/2021 11:00:00

Nota da Editora: Esse blog for publicado originalmente em Outubro de 2019 e foi atualizado com novo conteúdo e informações de 2021.

Não é mais segredo que marketing e tecnologia andam juntos, igual um drink de gim com água tônica. (Ou mostarda e ketchup. Mantega de amendoim com geleia (PB and J)... essa é a ideia). Eles formam uma dupla. E trabalham em conjunto, é claro, para aprimorar a experiência do usuário. Hoje em dia, é quase impossível para os profissionais de marketing trabalhar sem as ferramentas e tecnologias certas em seu portfólio. O mundo digital não para e existem literalmente milhares de ferramentas e inovações que foram projetadas para ajudá-lo a automatizar e simplificar seus esforços de marketing.

Uma das tarefas mais desafiadoras de muitas empresas com as quais trabalhei é selecionar as soluções ideais, a partir do vasto conjunto de ferramentas, para usar. É aqui que ter uma estratégia tecnológica de marketing se torna fundamental para o sucesso da estratégia digital completa da sua empresa.

Mas o que é ter uma estratégia tecnológica de marketing (também conhecida como martech) e por que seu negócio online precisa de uma? Vamos analisar e detalhar:

O que é uma estratégia tecnológica de Marketing?

Martech é um jargão de marketing que, se ainda não o ouviu, com certeza ouvirá. Essencialmente, uma estratégia tecnológica de marketing (marketing tech stack, como se fala em Inglês) é exatamente o que parece: é um conjunto de ferramentas, baseadas em tecnologia, que os profissionais de marketing e os executivos de empresas aplicam para melhorar suas ações de marketing. Mas é mais dinâmico do que simplesmente usar várias ferramentas, individualmente para seus próprios fins de forma isolada. Em vez disso, as tecnologias de marketing são agrupadas estrategicamente para criar um conjunto integrado de ferramentas que permite construir relacionamentos ideais com seu público-alvo e clientes em vários meios digitais diferentes. Esse conjunto de martech, quando certo, não apenas melhora seus processos, como deve também contribuir para os resultados de suas ações de marketing e produzir retornos dos investimentos em marketing bem mais eficazes.

Porque devo investir em Tecnologias de Marketing?

Como eu disse antes, a abrangência do martech cobre milhares de ferramentas e tecnologias online. O número de fornecedores que oferecem as melhores e mais recentes inovações de marketing é impressionante. Basta dar uma olhada na última edição da ChiefMartech com o cenário de marketing para 2020, com mais de 8.000 soluções digitais para escolher. (Para uma visão da evolução, ChiefMartech relatou somente 150 soluções há apenas 10 anos!)

Resumindo, o espaço da martech é colossal. E os profissionais de marketing são pressionados a acompanhar seu crescimento. De acordo com pesquisa da Korn Ferry, “27% dos diretores de marketing (CMOs) estão preocupados em se manter à frente e querem aproveitar as tendências da tecnologia digital”. Com milhares de soluções à sua volta, é vital para os especialistas de marketing e executivos e donos de empresas entenderem como uma estratégia tecnológica de marketing correta impactará seus negócios e quais tecnologias serão fundamentais para atingir seus objetivos.

Que elementos compõe uma estratégia tecnológica de marketing?

Em primeiro lugar - como em outros temas de sua estratégia de marketing – quando estamos falando de elaborar a estratégia martech certa para sua empresa, uma única solução tecnológica não serve para todos. As soluções tecnológicas escolhidas serão influenciadas por fatores tais como seu orçamento e a natureza do seu negócio. Outro fator importante a considerar é o seu mercado-alvo; por exemplo, as empresas B2C provavelmente exigirão tecnologias diferentes das empresas B2B. Isso porque cada uma geralmente usa canais e técnicas digitais diferentes para atrair e engajar com seu público-alvo.

Então, independentemente de qual seja o seu público-alvo, vamos olhar umas ferramentas que considero fundamentais para uma boa estratégia tecnológica de marketing.

  • Customer Relationship Management, ou Gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM): este é mais para o foco das empresas B2B. Os CRMs administram todas as comunicações e acompanhamentos das oportunidades e novos clientes, bem como as suas atribuições de marketing e sua equipe de vendas. Em última análise, os CRMs são essenciais para obter insights detalhados de como seus esforços de marketing impactam suas oportunidades de vendas.
    [Ferramentas para explorar: Salesforce; HubspotCRM; SugarCRM].
  • Content Management System, ou Sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS): para a maioria de vocês, este é um elemento básico da estratégia tecnológica com o qual estão familiarizados. Um CMS é a tecnologia que alimenta seu site, blog, landing pages, etc. Essas propriedades da web costumam ser para onde você deseja atrair seus futuros clientes para interagir com eles.
    [Ferramentas para explorar: WordPress; Hubspot; Joomla].
  • Publicidade e SEO: este elemento é muito vasto, mas a otimização de buscas e a publicidade são essenciais em suas estratégias para atrair novos clientes, independentemente do tipo de negócio que você administra. Muitos profissionais de marketing usam uma combinação de ferramentas para pesquisa de palavras-chave, display de anúncios, rastreamento de anúncios e outras atribuições.
    [Ferramentas para explorar: SEMrush, Google Ads; HasOffers].
  • Email: o Email marketing ainda é uma forma muito econômica para atrair vendas, fortalecer a marca e ganhar a confiança da sua base de contatos e clientes. Os recursos de email marketing podem até estar disponíveis em outras plataformas, em sua estratégia tecnológica de marketing; como na automação de marketing ou plataforma de inbound marketing, por exemplo.
    [Ferramentas para explorar: MailChimp; ConstantContact; SendGrid; Hubspot].
  • Mídias Sociais: as tecnologias para esta área ajudam a monitorar sua comunicação nas mídias sociais, agendar posts ou selecionar conteúdo. Redes digitais específicas como Facebook e LinkedIn também oferecem oportunidades de marketing de mídias sociais que podem ser um adicional valioso para sua própria estratégia tecnológica de marketing.
    [Ferramentas para explorar: BuzzSumo; Hootsuite; SproutSocial].

  • Colaboração: essas são algumas das minhas ferramentas favoritas, para serem incorporadas na minha estratégia tecnológica de marketing. O software de colaboração se concentra em trabalhar de forma eficiente e transparente com sua equipe. Existem várias ferramentas de gerenciamento e colaboração entre as equipes que você pode escolher, ou outras ferramentas que focam mais na jornada do cliente.
    [
    Ferramentas para explorar: Trello; Asana; Slack].

  • Análise e relatórios: independentemente das tecnologias que você escolher para integrar em sua estratégia tecnológica de marketing, você deve sempre poder acessar os dados para medir os resultados dos seus esforços de marketing. Na maioria das vezes, as empresas terão pelo menos um acompanhamento analítico básico do site, que já é um ótimo começo. Mas, dependendo da sua situação, você pode explorar a criação de um banco de dados completo para reunir dados de vários sistemas e de lá tornar seus relatórios mais acessíveis e completos.
    [Ferramentas para explorar: Google Analytics; KissMetrics; HotJar].

2021: O que deve constar da sua Estratégia Tecnológica de Marketing

Sua estratégia tecnológica de marketing é crítica para o sucesso de sua organização. Ela permite que você faça uma gestão da sua marca de forma eficiente, coordene e execute campanhas de marketing, aproveite o conteúdo existente e, com isso, atraia e converta clientes em um ambiente de marketing cada vez mais complexo. No entanto, reunir o conjunto certo de ferramentas e tecnologia pode ser extremamente desafiador. Com tantas opções, recursos e questões de interoperabilidade a serem considerados, montar seu martech pode parecer o mesmo que navegar em um campo minado. No entanto, a tecnologia de marketing certa pode fazer toda a diferença quando estamos falando de gerenciar, nos bastidores, a sua marca e as operações de marketing.

Em vez de uma abordagem que parece brilhante, mas é pouco representativa, onde os líderes de marketing estão experimentando todas as novas ferramentas que surgem no mercado, as empresas de sucesso se concentram na criação de uma estratégia tecnológica de marketing que é mais inteligente, mais eficiente, cada vez mais conectada e significativamente mais poderosa. Aqui vai o que você precisa saber sobre tecnologia de marketing para estabelecer uma base que permitirá você gerenciar com sucesso a sua marca e as operações de marketing.

Tecnologia de Ponta para Marketing do seu Negócio

Quer você seja um profissional de marketing B2B ou B2C, com certeza também tem dificuldades na geração de leads. Ambos os cenários estão cada vez mais competitivos, e a geração de leads pode ser um de seus maiores desafios. No entanto, a geração de leads começa com tráfego, ou visitas, e há uma coleção ampla de ferramentas que você pode usar para ajudá-lo nessa área.

#1. De ferramentas isoladas a soluções completas

À medida que mais soluções de marketing vão surgindo, as equipes de marketing continuam se especializando cada vez mais rápido. No entanto, mais soluções significam mais para coordenar e gerenciar. À medida que as disciplinas individuais se ramificam, as equipes de marketing correm o risco de construir silos não intencionais que podem, em última instância, minar a eficiência e a consistência da marca. As soluções multifuncionais consolidam e podem eliminar a necessidade de soluções pontuais isoladas. Elas também são poderosas para alinhar equipes multifuncionais - como marketing e vendas - para trabalharem juntas, em harmonia, com maior velocidade e eficiência.

#2. Ferramentas integradas e que complementam bem umas às outras

Conforme surge a necessidade, as ferramentas API permitem as empresas a adicionar, remover ou trocar soluções com maior facilidade. As APIs alimentam a troca de dados e o fluxo desses dados entre ferramentas, sistemas e canais - uma área que é de muita preocupação dos líderes de marketing para esse próximo ano. Este nível de avanço na sua estratégia tecnológica de marketing tem tudo a ver com conexão. Você precisa mesclá-lo, encontrar padrões e aprender com eles. À medida que o marketing se torna mais orientado para o omnichannel, canais e software individuais precisam ser conectados por meio de integrações de API e bancos de dados (data warehouses).

#3. Aproveitando dados para criar experiências personalizadas dos clientes

As empresas estão focadas em criar experiências cada vez mais personalizadas para os visitantes e clientes que navegam nos seus sites. Eles investem na melhoria dos pipelines de oportunidades para alavancar experiências e comunicações eficazes com seu público-alvo em tempo real, e comunicam os contatos atuais com as equipes de vendas, tomando por base as informações ou atividades do visitante, do usuário e da empresa. Ao planejar o uso de ferramentas ricas em dados para entender melhor o cliente e a sua jornada, as empresas podem fornecer conteúdo e experiências mais personalizadas para o público-alvo certo no momento certo.

Estratégia Primeiro, Tecnologia Depois

Não esqueça que uma ferramenta não é uma estratégia. Você pode comparar as diferentes soluções de software em cada ferramenta; no entanto, o valor real que as soluções tecnológicas de marketing oferecem está na estratégia e na abordagem a serem adotadas e em como isso vai afetar a experiência do seu cliente (o resultado final a ser atingido). Antes de compor a sua combinação de soluções tecnológicas de marketing, é crucial planejar sua estratégia de marketing. Essa abordagem deve ser moldada em torno de seu produto, público-alvo desejado e como alcança-los. Analise suas ações de marketing atuais cuidadosamente e identifique onde elas complementam a sua estratégia e onde pode haver conflito. Faça o trabalho, mapeie seu planejamento digital, e só quando tiver uma necessidade definida deve pensar na compra de alguma tecnologia nova. Identifique onde faltam processos e onde você precisa fazer as coisas de maneira diferente e só escolha a tecnologia com base nisso. O mapeamento desse processo lhe dará uma melhor compreensão das ferramentas necessárias para o seu negócio. A martech trata de conceber a estratégia certa para o seu negócio e só então identificar a tecnologia com a qual você pode executar essa estratégia.

Além dos fundamentos de uma estratégia tecnológica de marketing [com ferramentas recomendadas]

O tipo de negócio que você administra determinará quais tecnologias você deve considerar importantes e como elas devem ser aplicadas. Isso dito, existem certas tecnologias que são fundamentais para a sua estratégia tecnológica de marketing, conforme ela for sendo desenvolvida. Sua estratégia de marketing pode ser dividida em três estágios principais:

Estágio 1: Atrair
Estágio 2: Engajar
Estágio 3: Analisar e otimizar

Embora existam várias etapas abaixo de cada um desses estágios, essas três são as fases mais comuns com as quais quase todas as empresas podem se relacionar.

Google Ads – ad tech

Quando estamos falando de direcionamento de tráfego qualificado para seu site, os anúncios em display, em vídeos e de pesquisa do Google são a maneira mais rápida de obter os resultados que você precisa. Além de segmentar público que mostra interesse específico no que você está vendendo, o Google Ads atua como seu primeiro ponto de contato para táticas de atração de leads, como remarketing, email marketing e otimização de conversão.

Demandbase – ad tech

Demandbase permite que as empresas forneçam anúncios online personalizados para pessoas específicas em empresas específicas, em toda a web, enquanto aprimora a mensagem que vai ajudar a convertê-los em clientes.

Unbounce – landing page builder

Não faz sentido gastar horas criando anúncios direcionados apenas para direcionar clientes em potencial para uma landing page genérica e sem foco. Essa é uma das maneiras mais fáceis de perder ótimas oportunidades de vendas e leads em potencial. A Unbounce permite que você crie landing pages personalizadas de forma rápida e fácil que o ajudarão a converter mais visitantes em clientes. Você pode criar e publicar landing pages em minutos - sem a necessidade de nenhuma codificação. A sua funcionalidade de teste A / B permite que você teste mensagens, design e formulários para descobrir as melhores maneiras de atrair e converter leads.

Sprout Social – social media management

A Sprout Social permite que você gerencie toda a sua estratégia de marketing em mídias sociais em um único lugar. Pode ajudá-lo a atrair e interagir com centenas de milhares de clientes e potenciais clientes. Com o Sprout Social, você pode agilizar seu trabalho de publicação, otimizar a programação dos posts e transformar dados de mídias sociais em insights significativos. Tudo isso visa otimizar sua estratégia de mídias sociais e melhorar o contato com seu público-alvo.

Marketo – automação de marketing

O Marketo permite que os usuários automatizem seus processos de marketing, como o intuito de identificar os principais clientes em potencial, criar campanhas personalizadas em escala e encontrar e se conectar com os clientes certos. Um produto desses provavelmente é um pouco excessivo para uma empresa menor. No entanto, se você está passando de uma startup para uma empresa em expansão, o Marketo é ideal para quem planeja crescer e comercializar para um público maior com um alto nível de segmentação.

HubSpot – automação de marketing

A amplitude da plataforma HubSpot é incrível. Seus produtos ou soluções vão desde publicidade, blog, SEO, email, mídias sociais, call to action, CMS e muito mais. Essa plataforma, a um custo bastante em conta, ou gratuita em alguns casos, é particularmente popular entre as pequenas e médias empresas que não podem pagar o preço de softwares alternativos que outras empresas mais maduras podem.

Outreach – gestão de vendas

As equipes de marketing sempre foram boas em gerar e nutrir leads. No entanto, elas podem nem sempre ser tão boas em encaminhar esses leads para vendas e garantir que eles sejam atendidos. Frequentemente, eles desconhecem se os representantes de vendas, de fato, avançaram com esses leads ou não. O Outreach é uma ferramenta para equipes que levam a sério a importância de um bom alinhamento entre vendas e marketing. Ele rastreia as interações de seus representantes de vendas com clientes e potenciais clientes e, com base nisso, recomenda sequências de comunicações entre eles. Em vez de registrar as ações de marketing em um sistema e as de vendas em outro, as duas equipes podem usar os painéis e ferramentas do Outreach, garantindo que nenhuma oportunidade seja perdida.

Aircall – cloud calling

Todo profissional de marketing sabe que, se em apenas cinco minutos pudesse mostrar o produto a todas as novas oportunidades de vendas e responder à todas as suas perguntas, eles atingiriam suas metas de vendas recorrentes mensais facilmente. O problema é que configurar tantos compartilhamentos de tela por dia é um processo difícil. O Aircall permite que você inicie uma chamada telefônica instantaneamente de quase todos os principais sistemas de software que existem hoje. Mover o contato da oportunidade de vendas de um mero bate-papo para uma demonstração do produto, frente a frente, pode ser feito automaticamente, em questão de minutos, e assim acelerando drasticamente o ciclo de vendas.

Tableau – business intelligence

O software de business intelligence (BI) é uma ferramenta cada vez mais poderosa em uma estratégia de marketing, pois permite que as equipes acompanhem cada dólar e cada movimento em todo o funil de marketing. No entanto, o verdadeiro poder do BI está em integrar várias fontes de dados para obter insights inestimáveis que, caso contrário, seriam perdidos. O Tableau é reconhecido como a nata da cultura por sua análise de dados com base visual. A forma de apresentação dos dados está muito acima do que os fornecedores tradicionais de BI oferecem. Você pode apresentar dados bastante complexos de uma maneira muito intuitiva, só arrastando e soltando, para que sua equipe não precise ficar mexendo em SQL e assim por diante.

LeanData – lead management

As conversões, de um ponto A até um ponto B, não são tão simples com passos lógicos, fáceis, naturais e organizados. O processo de conversão costuma ser mais como uma estrada cheia de cruzamentos, tangentes e voltas que envolvem uma série de pontos de contato com marketing. Para entender o ROI verdadeiro do seu plano de marketing, você precisa saber quais ações individuais obtiveram resultados mensuráveis. Sem isso, é muito fácil para os profissionais de marketing investir em soluções de marketing de baixa performance que geram oportunidades de vendas e vendas inadequadas. LeanData se conecta com seu Customer Relationships Management (CRM) para fornecer uma visão mais precisa, passo a passo, da performance de sua campanha, para que sua equipe possa decidir como investir dinheiro da maneira mais eficaz. Diferentes modelos de atribuições de marketing podem atender a diferentes necessidades de negócios, dependendo da extensão e complexidade da jornada do comprador. LeanData apresenta modelos de atribuição totalmente personalizáveis que podem ser adaptados para o seu negócio.

Optimizely – otimização de conversão

Otimização e experimentação devem ser uma parte crucial de qualquer estratégia de marketing em 2021. Optimizely permite que você crie variações de seu site existente com testes multivariáveis, de várias páginas ou A / B e, em seguida, rastreie como os clientes respondem às diferentes versões. A melhor parte é que é absurdamente fácil de usar. Você não precisa codificar nada para ajustar o seu site com esta ferramenta. O Optimizely possui um editor visual que permite fazer alterações clicando em vez de codificando, o que é perfeito se você não tiver à sua disposição uma equipe de desenvolvimento em tempo integral.

WordPress – CMS

O WordPress permite que os usuários criem de tudo, desde blogs a sites completos, com centenas de temas para escolher. Melhor ainda, o WordPress torna a construção de um site algo acessível a qualquer pessoa - até mesmo pessoas que não são desenvolvedores.

Ahrefs – SEO

O Ahrefs é um conjunto de ferramentas de SEO que ajuda sites, blogs e empresas a fazerem pesquisas detalhadas sobre seus concorrentes, aumentar seu tráfego de buscas e monitorar seu foco de mercado. Para quais palavras-chave ou tópicos você deve tentar pesquisar? Quantos links você precisa montar para classificar as palavras-chave escolhidas? O Ahrefs permite que você faça tudo isso e muito mais.

Zoom – webinars

Teleconferências e reuniões individuais são a base da Zoom, mas também é uma ferramenta fantástica para hospedar webinars que levarão as pessoas ao seu site. O Zoom oferece uma maneira útil, fácil e eficaz de realizar webinars à medida que ele integra muito bem com o seu CRM, e a qualidade do vídeo é incomparável. A experiência do usuário para a empresa e os participantes é outro nível.

Madkudu – lead scoring

As equipes de marketing não são apenas responsáveis por preencher o pipeline de vendas com as oportunidades em quantidade, mas também em qualidade. Não faz sentido atrair centenas de leads que, por exemplo, nunca seriam de qualidade. A pontuação de leads é uma das melhores maneiras de garantir que os leads entregues para vendas sejam de alta qualidade. Madkudu é uma das ferramentas de pontuação de leads mais robustas disponíveis e ajuda a calcular toneladas de informações valiosas, a maioria das quais não estão disponíveis para uma equipe de vendas. Além de apenas cargos e número de funcionários, Madkudu pode compilar informações tais como: receita de cada empresa; o tamanho de equipes de trabalho específicas; soluções de tecnologia e outras ferramentas que uma empresa usa; se sua solução é B2B ou B2C; se tem um teste gratuito; se houve captação de investimento para aporte de capital; e mais. Com isso sua equipe de vendas pode facilmente qualificar os leads que mostram as melhores oportunidades de sucesso.

Intercom – engajamento com o cliente e geração de leads

A plataforma de relacionamento da Intercom pode servir como a espinha dorsal de toda a sua estratégia tecnológica de marketing. Você pode usá-la para enviar mensagens direcionadas aos visitantes do seu site, criar chatbots para atrair leads qualificados ao seu site, em tempo 24/7, e carregá-los automaticamente no seu CRM. A força da Intercom vem do rastreamento e monitoramento dos dados de seus contatos e clientes para que você possa entender melhor o seu público-alvo e atende-lo satisfatoriamente com conteúdo e mensagens certas. Intercom resolveu uma de suas maiores dores de cabeça ao construir suas integrações com as tecnologias de marketing. Mesmo que uma plataforma prometa ótimos resultados, ela pode vir a fazer mais mal do que bem se não puder ser integrada com o resto de suas ferramentas. A Intercom tem mais de 100 integrações com Google Analytics, Salesforce, HubSpot e muitos mais, para que você possa ter certeza de que tudo funcionará bem e de forma integrada.

Clearbit – data enrichment

Clearbit Reveal pode ser usado para ajudar a identificar o tráfego ao seu site. Quando um cliente em potencial visita o site, a Clearbit usa seu endereço IP para detectar sua empresa, setor, localização e a tecnologia digital que a empresa já usa. Você pode, portanto, personalizar sua comunicação com cada indivíduo e evitar aquelas antigas táticas de pulverização e oração, para que tenha resultado.

Cinco considerações para a sua estratégia tecnológica de marketing

Conforme a tecnologia avança, as ferramentas de marketing se tornam cada vez mais específicas. No passado, uma ferramenta podia resolver três problemas diferentes. Mas os profissionais de marketing hoje precisam de uma solução avançada para cada canal, tarefa e função. Você logo descobrirá que, com mais ferramentas, processos simples podem se tornar complicados e ineficientes. Agora, em vez de selecionar ferramentas com base no preço ou conjunto de soluções, os profissionais de marketing precisam considerar vários outros fatores antes de tomar suas decisões. Como é mais fácil falar do que fazer, aqui estão cinco perguntas importantes a serem feitas antes de comprar um novo software:

1. Você só quer algo novo ou algo que trará resultados?

Em um momento ou outro, fomos contaminados com a síndrome do objeto brilhante, que acabou levando o melhor da gente. Certifique-se de que não está comprando uma ferramenta apenas porque é nova e interessante. Em vez disso, avalie as ferramentas atuais que você já possui. Existe uma maneira de atingir seus objetivos ou metas sem adotar essa tecnologia? Não compre um produto só porque você pode. Adicionar outra ferramenta à sua estratégia tecnológica de marketing só vai desperdiçar recursos e aumentar estresse desnecessário na sua equipe. Lembre-se de que mais ferramentas nem sempre significam melhores resultados.

2. Isso integra com as ferramentas que estou usando?

A consideração mais importante a fazer ao planejar sua estratégia tecnológica de marketing é a capacidade de integração. Mesmo que uma plataforma prometa resultados impressionantes, ela pode fazer mais mal do que bem se não puder ser integrada às demais ferramentas. Uma nova ferramenta de gerenciamento de site pode prometer duplicar o número de leads gerados. No entanto, se não for integrada ao seu CRM, pode ser necessário que quatro pessoas diferentes movam os leads de um sistema para o outro. Isso não apenas afetará a produtividade, mas a entrada manual de dados também vai prejudicar a qualidade do seu banco de dados de marketing e exigirá uma ferramenta adicional para manutenção desse banco de dados.

3. Pesquisei todas as opções?

Mesmo que uma ferramenta aparenta atender a todos os requisitos, ainda é importante considerar outras opções. Você deve fazer mais pesquisas e verificar alguns comentários online. Existem muitas ferramentas de boa qualidade no mercado. Mas mesmo que uma pareça adequada, isso não significa necessariamente que outra não seja melhor.

4. Tenho as habilidades e os recursos para operar este sistema?

É importante comprar ferramentas que sejam fáceis de usar com os recursos já disponíveis. Algumas das melhores e mais avançadas tecnologias podem se transformar em novos empregos de tempo integral. Se você for uma equipe pequena, talvez escolher uma opção menos sofisticada fará mais sentido. Escolha uma solução que o ajudará a alcançar seus objetivos sem muito esforço.

5. Outros departamentos devem contribuir para essa decisão de investimento?

Sempre foi boa prática compartilhar recursos e informações com outros departamentos da empresa, especialmente quando falamos de investimento em uma tecnologia digital. Sem a participação de todas as áreas interessadas, você não poderá fazer uma compra bem informada. Consulte todas as áreas envolvidas antes de aprovar a compra.

Conclusão

Elaborar uma estratégia tecnológica de marketing ideal, para qualquer empresa, não é fácil. Pode ser uma tarefa gigantesca. Mas tudo se resume a integrar as tecnologias certas para que funcionem de forma comum, em vez de independente. Você não só terá uma visão mais completa e abrangente de toda a jornada dos seus futuros clientes e dos esforços de marketing, mas estará também otimizando seus investimentos, que sabemos foram conquistados arduamente por marketing.