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Como Criar a Estratégia de Marketing Digital Perfeita

Escrito por Cheryl Baldwin | 05/07/2022 12:33:19

Nota da editora: Originalmente publicado em 2021, esse artigo foi atualizado e recebeu conteúdo adicional em Junho 2022.

Independentemente de ter um negócio online ou ter uma loja física, você precisa de uma estratégia de marketing digital. Sem ela, você está deixando de converter qualquer pessoa que compra ou procura produtos ou serviços online.

Continue lendo para saber mais sobre como você pode criar uma estratégia de marketing digital e ter bons resultados para o seu negócio.

O que é Estratégia de Marketing Digital?

Uma estratégia de marketing digital é um plano de marketing digital que ajuda as empresas a obter sucesso no seu negócio. Ela se concentra principalmente no mundo digital e nas táticas necessárias para alavancar a receita de uma empresa. O foco no mundo digital é essencial, especialmente nesse mundo de inovações tecnológicas, em constante mudança. A criação de uma estratégia ajuda sua empresa a direcionar melhor seus recursos para o marketing digital e com isso alcançar clientes em todos os canais digitais.

Uma estratégia de marketing digital vai além do marketing básico. Você precisa olhar para todos os canais digitais apropriados e para os meios de publicidade que são atingidos através desses canais. Os mercados podem incluir redes de mídias sociais, anúncios online através dos canais do Youtube, SEO, etc. O objetivo é usar o marketing digital para atingir seu mercado-alvo e assim realizar seus objetivos comerciais.

Por que uma estratégia de marketing digital é importante?

A criação de uma estratégia digital é essencial para os profissionais de marketing. Campanhas e estratégias de marketing digital te ajudarão a aproveitar as oportunidades digitais disponíveis para fazer seu negócio crescer e te ajudar a manter seus clientes ou a sua base de clientes existentes.

Uma estratégia de marketing digital ajudará sua empresa a:

  • Pesquisar e definir seus buyer personas. Você será capaz de entender o que seus clientes estão procurando, o que eles estão comprando e assim atrair mais leads.
  • Identificar seus objetivos comerciais e de marketing e assim assegurar que você vai utilizar as ferramentas de marketing digital necessárias para atingir seus objetivos.
  • Avaliar seus canais digitais e assim ver se você está direcionando seus ativos para os canais de marketing adequados.
  • Criar uma auditoria para otimização dos mecanismos de busca (SEO) e identificar as ferramentas que você precisa para ter sucesso no SEO.
  • Assegurar que sua empresa monitora e elabora relatórios sobre as atividades das suas campanhas de marketing digital.


Existe um principal aspecto para uma estratégia de marketing digital?

Uma estratégia de marketing digital parecerá diferente para cada negócio. A estratégia para um negócio dependerá de seus objetivos específicos. Por exemplo, você é um canal business-to-business (B2B) ou um canal business-to-consumer (B2C)? Você terá que avaliar quais canais online você precisará e o que será melhor para o seu negócio. Seus objetivos comerciais podem ser alcançados através de seus canais online?

Por exemplo, é provável que uma empresa B2B não precise de um canal no TikTok, que tem como alvo uma população mais jovem, mas sim empresas via LinkedIn ou Facebook Business. Nesse caso, suas metas de negócios serão, provavelmente, melhor atingidas usando estes canais online alternativos.

A maioria das estratégias de marketing digital terá três aspectos importantes: canais de mídia próprios, canais de mídia pagos e canais de mídia conquistados. A mídia própria será qualquer mídia que sua empresa controla, como seu site ou sites, blogs ou até mesmo seus podcasts. É tudo de sua propriedade, controlado e operado por você. Mídia paga é o marketing de conteúdo que você terá através de terceiros, com investimentos específicos, como anúncios pagos nas mídias sociais ou marketing de influenciadores. Finalmente, mídia conquistada é quando obtem conteúdo de clientes ou terceiros expondo favoravelmente sobre o seu negócio. Estes incluem depoimentos e avaliações enviadas pelos contatos e clientes.

Uma estratégia de marketing digital geralmente utilizará uma combinação destes três elementos para criar um plano que tenha múltiplos canais e, portanto, múltiplas chances de exposição da marca e sucesso para seu negócio.

 

Qual é a diferença entre uma estratégia de marketing e uma campanha de marketing?

Uma estratégia de marketing se concentra especialmente em seus objetivos comerciais relativos a marketing e às etapas necessárias para atingir esses objetivos. Estas incluem táticas específicas de marketing e cronogramas que precisam ser criados para atingir os objetivos de marketing.

Campanhas de marketing digital envolvem a execução destas metas de marketing. Sem uma estratégia de marketing digital adequada, seus esforços de marketing digital sobre as campanhas de marketing digital fracassarão. As campanhas precisam de uma diretriz e uma estratégia específicas para funciona. Por exemplo, uma estratégia de marketing direcionará campanhas para os canais digitais certos, público-alvo e outros fatores necessários para uma ação de marketing eficaz.

 

Passos para criar um plano de marketing digital

Como mencionado, a criação de uma estratégia de marketing digital pode te ajudar a fazer fortalecer a sua marca. Toda estratégia, entretanto, começa com um plano. Você precisa explorar diferentes aspectos da sua marca antes de mapear uma estratégia de marketing digital que funcione para você. Não sabe por onde começar? Aqui estão algumas dicas para criar uma boa estratégia de marketing digital para o seu negócio:

 

Conheça seu Cliente Ideal

Antes de criar uma estratégia de marketing digital perfeita para o seu negócio, você precisa conhecer melhor o seu cliente ideal. Saber quem são seus clientes pode ajudá-lo a direcionar suas ofertas de marketing para os grupos específicos. Os elementos a serem considerados incluem:

  • Idade

  • Gênero

  • Localização

  • Tamanho da família

  • Ocupação

  • Renda

  • Interesses

Quanto melhor você entender quem é seu cliente ideal, mais fácil será criar conteúdo de valor para ele. Por exemplo, provavelmente, uma empresa de cosméticos para mulheres jovens não gostaria de usar a mesma proposta de campanhas que uma empresa desenvolvedora de tecnologia de software voltada para executivos.

Ao redefinir seu plano de marketing, você precisa ter certeza que esse novo plano funciona para atrair os clientes certos. Sendo bem feito, certamente, as suas ações de marketing vão gerar mais conversões e vendas.

 

Identifique o que o diferencia

Depois de identificar o seu cliente ideal, você deve analisar os seus concorrentes. Avalie o que eles oferecem e como comercializam seus produtos e serviços online. Pense nas imagens ou ofertas que eles usam e disponibilizam em seus sites ou perfis nas mídias sociais. Use as informações que encontrar que diferenciam a sua empresa.

Talvez você tenha uma experiência única que falta aos seus concorrentes. Ou talvez seus produtos sejam de melhor qualidade ou mais baratos do que os da concorrência. 

Os clientes vão querer saber o que torna sua empresa diferente antes de comprarem de você. Se você puder incluir essas informações em seus materiais de marketing online, poderá convencer as pessoas a se tornarem clientes.

 

Defina Metas Mensuráveis

Em seguida, você precisa definir algumas metas para sua campanha de marketing digital. Sem metas, você não será capaz de avaliar o sucesso ou não da sua estratégia. Sua meta precisa ser específica e mensurável para que você possa dizer se está no caminho certo para alcançá-la.

Embora saber o objetivo de aumentar as conversões pode ajudar, não é o mais valioso e eficaz. Em vez de apenas definir um objetivo, associe alguns números a esse objetivo. Sua meta pode ser aumentar as conversões em 20% até o final do ano, por exemplo.

Definir metas é ótimo para ações como comercializar um e-book ou outro produto específico. No entanto, você também pode definir metas para medir os resultados do seu negócio como um todo. Se você não está pronto para vender ou lançar algo, suas metas de marketing provavelmente serão diferentes.

Como exemplo, você pode definir metas para aumentar o tráfego de seguidores ou de visitas ao site em 20% no próximo ano. Assim, você terá um público-alvo para o qual vender quando lançar algo novo.

 

Avalie sua Estratégia Atual

Se você já faz ações de marketing digital, analise seus esforços atuais. Observe as ferramentas e plataformas que você usa, sua programação de posts e os resultados que está obtendo.

Revise periodicamente os resultados que você está obtendo e veja o quão próximos eles estão dos resultados que você deseja. Se você não está atraindo o tráfego ou as vendas que precisa, então é hora de mudar alguma coisa.

Por outro lado, se você está obtendo bons resultados, você pode analisar em mais detalhe esses resultados. Então, você pode descobrir o que exatamente está impactando favoravelmente as vendas ou conversões para que possa replicá-los com sua nova estratégia de marketing digital.

 

Considere Outsourcing

Você pode fazer a gestão do seu marketing digital internamente, mas em alguns casos a terceirização pode ser uma ótima opção. Trabalhar com uma agência digital no seu planejamento de marketing pode ser bastante útil se você deseja escalonar suas ações de marketing, mas não pode se dar ao luxo de contratar mais funcionários em tempo integral, por exemplo.

Outro benefício da terceirização é que você pode contratar especialistas em soluções específicas. Você pode procurar uma agência com experiência em marketing nas mídias sociais, e-mail marketing e conteúdo para o seu site, por exemplo. Dessa forma, você não terá que se preocupar se sua equipe está atualizada e seguindo as práticas recomendadas para uma solução digital específica.

Se sua estratégia de marketing digital incluir seu site, e-mail marketing e as mídias sociais, você pode implantá-la internamente ou contratar uma agência com especialistas nessas soluções para economizar muito tempo e assim evitar o risco de frustrações no final.

 

Descreva a sua Estratégia

Depois de decidir quem vai ajudá-lo na definição de sua estratégia de marketing digital, você precisa detalhar o que essa estratégia incluirá. Sua estratégia pode ser tão simples ou tão complexa quanto você desejar, e as coisas que você vai fazer podem variar de acordo com as necessidades atuais da sua empresa e/ou o investimento que desejar alocar ao projeto.

Uma estratégia de marketing digital deve incluir:

  • Soluções de marketing

  • Metas e medições

  • Cronograma

  • Qualquer outra informação pertinente

Descrever sua estratégia pode ajudar você e a sua equipe de marketing a entenderem melhor o que fazer e quando. Dessa forma, você não terá nenhuma dificuldade em definir as melhores ações nem identificar o que for prejudicial ao longo da campanha. Apresentar um esboço do seu plano é essencial também pois vai também servir para  ajudar uma agência de marketing a entender melhor seu plano quando os trabalhos forem terceirizados.

 

Atribua Funções

Em seguida, você deve começar a atribuir as funções e tarefas de todos da sua equipe ou aos que trabalham para a agência terceirizada. Se você tem uma equipe de marketing digital, já sabe quem trabalhará em que atividades específicas.

Por exemplo, você pode ter um especialista em mídias sociais para lidar com o marketing do seu negócio no Facebook e no Instagram. Sua empresa também pode ter um especialista em e-mail marketing ou em criação de conteúdo para lidar com cada um desses elementos.

Se sua equipe de marketing não for especialista nessas atividades, você pode alocar as pessoas que são melhores qualificadas para cada uma dessas soluções. Pelo menos, seus funcionários saberão claramente no que trabalhar, o que essa equipe deve evitar ou atividades importantes que não podem ser esquecidas.

 

Pesquise e selecione ferramentas tecnológicas

Outra etapa muito importante na criação de uma estratégia de marketing digital são as ferramentas tecnológicas de marketing (martech). Essas ferramentas e programas são o que você usará para criar conteúdo e publicar suas campanhas de marketing. Exemplos de ferramentas incluem:

  • Plataforma do site

  • Redes de mídias sociais

  • Ferramenta de agendamento das mídias sociais

  • Software de e-mail marketing

  • Ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente (CRM)

  • Software de gerenciamento de projetos e colaboração

Avalie como você pode integrar essas várias ferramentas para ajudar no seu plano de  marketing digital. Por exemplo, você pode querer usar uma ferramenta de agendamento de mídias sociais que funcione e integre todas as suas plataformas sociais. Ou você pode selecionar um software de e-mail marketing que esteja integrado com o seu site.

 

Crie seu Funil de Marketing

Se ainda não fez, crie seu funil de marketing. Sem um funil, você terá muito mais dificuldade para converter seguidores e leads em clientes.

Um funil geralmente começa com conteúdo de valor grátis, como em seu site ou nas mídias sociais. O conteúdo que você publica gratuitamente deve direcionar seus contatos ao seu produto ou serviço que ele tem intensão de comprar. Use esse conteúdo gratuito para criar consciência e agregar valor.

Por exemplo, você pode usar sua lista de e-mail para fornecer o download de uma oferta grátis. O download pode falar um pouco sobre seus produtos. Em seguida, você pode usar seu e-mail marketing para incentivar os contatos a se converterem em clientes efetivos.

 

Crie um Calendário de Conteúdo

Para ajudar as pessoas a entrar e navegar pelo seu funil de marketing, você deve criar e seguir um calendário de conteúdo. Seu calendário de conteúdo deve incluir dados como quando você irá postar em suas várias mídias sociais, blog e boletins informativos, por exemplo. O calendário também pode incluir o que você vai postar e quando.

Ao criar um calendário de conteúdo, dê atenção também para os próximos lançamentos e novas vendas. Pense em qual conteúdo você pode criar que vai direcionar o leitor a essa venda ou lançamento.

Seu calendário de conteúdo é o lugar perfeito para planejar como criar empolgação com o seu novo produto. Ao postar conteúdo relevante antes do lançamento, você pode preparar o seu público-alvo. Então, será mais fácil vender esse produto e aumentar as conversões.

 

Escreva e Publique Conteúdo

Use o calendário de conteúdo para escrever o seu conteúdo e publicá-lo. Seu conteúdo é uma parte essencial de sua estratégia de marketing digital, e isso inclui conteúdo no seu site, nas mídias sociais e nos e-mails.

Publique conteúdo onde seu cliente ideal pode ver. Por exemplo, as mulheres constituem a maioria dos usuários do Pinterest, então pode ser uma ótima opção para algumas empresas. Mas se seus clientes ideais são homens, você pode se concentrar no Facebook ou Twitter.

Avalie se há algum horário em especial que seja melhor para postar ou enviar um e-mail. Se o seu cliente ideal trabalha no mundo corporativo, evite postar conteúdo entre 9h e 17h. No entanto, uma empresa voltada para estudantes universitários pode querer postar durante o dia.

 

Torne o Conteúdo Agradável
Antes de postar conteúdo, certifique-se que vai ser agradável e de fácil leitura. Seu conteúdo pode:

  • Informar

  • Educar

  • Divertir

Considere o propósito de cada conteúdo à medida que você o crie e publica. Se você quiser que um post de conteúdo atraia vendas, inclua um atrativo como um call-to-action (CTA). Um bom CTA dirá aos visitantes e seguidores o que fazer.

Assegure que o CTA que você usa é relevante para o conteúdo divulgado. Se você postar sobre por que precisa usar o Instagram, considere criar um link para um guia do Instagram ou a gestão do conteúdo do Instagram. Dessa forma, as pessoas entenderão a relação e vão querer comprar a solução oferecida.

 

Foco no SEO

Ao criar conteúdo para o seu site, não deixe de incluir a otimização de buscas (SEO) como parte da sua estratégia de marketing digital. SEO inclui o uso estratégico de palavras-chave para ajudar a impulsionar seus resultados de buscas.

Se você conseguir um bom posicionamento para as palavras-chave relacionadas ao seu negócio, estará apto a atrair clientes ideais de forma orgânica. Você pode usar uma ferramenta de buscas de palavras-chave para encontrar palavras-chave em seu nicho de negócios e o que as pessoas estão procurando.

Em seguida, você pode escrever posts para o seu blog ou páginas da web usando essas palavras-chave. Quando alguém pesquisa uma palavra-chave que você usou, seu site pode ser um dos primeiros resultados na busca. SEO é uma ótima maneira de atrair visitas e transformar seu negócio. Se alguém gostar do seu conteúdo, pode comprar algo ou voltar mais tarde para comprar.

 

Implemente Automação

Executar uma estratégia de marketing digital manualmente pode ser bom por um tempo. No entanto, a automação pode economizar tempo e energia. A automação de marketing inclui uso de softwares digitais para ajudá-lo a executar sua estratégia de marketing digital de forma frequente.

Uma das melhores maneiras de começar a usar a automação é com o e-mail marketing. Quando alguém se inscreve em sua lista de e-mail, você pode enviar automaticamente uma oferta com download grátis. Em seguida, pode inserir uma sequência de e-mails para apresentá-lo à sua marca e empresa.

Embora seja necessário dedicar tempo criando a automação, no início, não é algo recorrente. Depois de configurar a automação, elas vão funcionar automaticamente e serão acionadas sempre que você receber um novo assinante ou cliente de e-mail.

 

Adote Testes A/B

Se você deseja garantir que sua estratégia de marketing digital seja a mais bem-sucedida possível, use o teste A / B no início. O teste A / B inclui a execução de dois anúncios ou e-mails muito semelhantes e a comparação dos resultados obtidos de cada um.

Ao fazer um teste A / B, mantenha tudo igual, exceto por apenas uma coisa. Por exemplo, você pode exibir dois anúncios com imagens diferentes, mas com o mesmo texto do anúncio. Ou você pode exibir dois anúncios com a mesma imagem, mas com textos diferentes.

Deixe os anúncios circularem por alguns dias para ver qual chama mais a atenção. Então, você pode saber qual imagem ou texto impactam mais os seus clientes e adotá-los em suas futuras campanhas de marketing.

 

Revise o Analytics

Olhar para o analytics pode ser cansativo, principalmente se você não for bom com números. Mas, como os números não mentem, são uma ótima maneira de medir o sucesso da sua estratégia de marketing digital.

Agora, você deve dar tempo para que uma nova estratégia comece a gerar resultado. Por isso, não olhe para a análise no primeiro ou segundo dia depois de começar uma campanha. Mas analise seus resultados a cada mês ou mais. Veja se seus posts ou seus e-mails estão convertendo como você deseja.

Caso contrário, você pode fazer mudanças no seu conteúdo, na programação de posts ou qualquer outra coisa. Assim você pode, se tudo for bem feito, obter melhores resultados com sua estratégia de marketing digital.

 

O que a sua Estratégia de Marketing Digital Inclui?

Criar uma estratégia de marketing digital significa muito planejamento, definição de metas e organização. Mas é um componente vital para o sucesso do trabalho digital porque, sem uma estratégia, você não será capaz de acompanhar seus resultados de marketing ou determinar onde e como você pode melhorar os esforços feitos.

Antes de elaborar a sua próxima estratégia de marketing digital, pense melhor em como fazê-lo. Pois só assim você terá certeza de que será capaz de acompanhar sua evolução digital e garantir o sucesso.

 

Devo contratar um especialista em Marketing Digital?

A contratação de um profissional pode parecer necessária em alguns casos, mas nem sempre é viável. Sua estratégia de marketing digital é importante para seu negócio, e é algo que você não deve negligenciar. No entanto, às vezes você pode não ter os recursos ou pessoal adequados à disposição para um plano de marketing digital e ainda enfrentará dificuldades na formulação de uma estratégia que funcione para seu negócio. Se isto acontecer, você pode perder dinheiro e tempo. A contratação de um profissional pode ajudá-lo a retomar o caminho certo e ajudá-lo a visar seu cliente ideal para garantir que seus esforços de marketing digital valham cada real que você gastar.

Em alguns casos, contratar um especialista em marketing digital para atuação recorrente pode parecer caro, mas observe que um especialista irá garantir que você tenha lucro a longo prazo. Eles farão isso assegurando que os canais digitais corretos sejam utilizados e que a imagem e a mensagem de sua marca sejam consistentes em todos os canais de marketing. Os especialistas em marketing também garantem que as últimas tendências e táticas de marketing digital sejam utilizadas em todos os seus canais de marketing para que sua empresa não fique para trás.

É um investimento que vale a pena; então pode ser útil terceirizar seu marketing digital para uma equipe ou empresa de renome. A equipe WSI pode ajudá-lo a traçar um plano direcionado que funcione especificamente para seu negócio e seu orçamento. Temos equipes especializadas em marketing que se mantêm atualizadas sobre as últimas táticas e pesquisas de marketing digital. Assim podemos garantir que seu negócio seja efetivamente promovido através de seus canais de marketing digital.

Se você estiver tendo problemas para criar uma estratégia de marketing e quiser entrar em contato com uma equipe especializada para ajudá-lo (a), fale conosco! Estamos à sua disposição!