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Lançamos uma Estratégia de Marketing com e-books - Veja como

| 17 Minutos Para Ler
Lançamos uma Estratégia de Marketing com e-books - Veja como
Resumo: Uma estratégia de marketing com e-books, bem planejada, vai gerar leads qualificados. Então, como fazer isso? Continue lendo para entender melhor.

Nota do editor: este post foi publicado originalmente em agosto de 2017 e está agora atualizado com novos conteúdos e informações para 2021.

Antes de falarmos sobre a sua estratégia de marketing, vamos entender os grandes benefícios que a criação de e-books pode gerar.

Graças à proliferação de smartphones, tablets e outros eReaders, os e-books movimentam atualmente uma indústria de US $ 8,69 bilhões - e continua crescendo.

Os e-books oferecem um ótimo retorno para marcas e empresas, pois reforçam:

Confiança. Quando um e-book é bem elaborado, ajuda seu público-alvo, desde o início, respondendo a uma dúvida ou resolvendo um problema. Esta é uma forma prática para abordar um tópico mais complexo e profundo. Ao comunicar algo complicado de uma forma divertida e fácil de entender, ajuda a sua empresa a desenvolver uma reputação como sendo uma fonte confiável.

Experiência e autoridade. Usar exemplos relacionados e fornecer explicações em forma de histórias aumenta a interação entre seus leitores e a sua marca. Oferecendo algo de valor para seus clientes em potencial, eles ficarão impressionados com seu conhecimento, e assim reconhecerão sua experiência e autoridade nesse nicho de mercado.

Propaganda. Divulgar de forma educada como sua empresa supera os desafios do setor, incluindo seus próprios casos de sucesso, e fornecer feedback positivo do cliente é uma forma não agressiva de demonstrar ao seu público o que você oferece.

Visitas ao site. A promoção do seu e-book por meio de plataformas sociais atrairá  visitas ao seu site. Ao disponibilizar um call-to-action claro sobre o seu e-book, você direciona o tráfego para suas ofertas, aplicativos e mais.

Leads qualificados. Você pode usar seu e-book para gerar leads de qualidade, solicitando detalhes de contato em troca do valor do seu conhecimento que está disponibilizando com o seu livro.

Concorrência. Se diferencie na multidão, com relação à sua área de atuação, mostrando a reputação, confiabilidade, autoridade e experiência de sua marca através do seu e-book.

Receita recorrente. No longo prazo, um e-book pode vir a ser uma fonte de receita recorrente para sua empresa.

Embora você possa reaproveitar muitos dos posts ou artigos existentes no seu blog, incluindo-os em seu eBook, você vai ver que criar e divulgar um e-Book é bastante trabalhoso e demorado. Mantenha o ímpeto com seus olhos nos ganhos.

Ebook estratégia de marketing

Como comercializar um e-book

Em vez de uma estratégia com muitas táticas, buscamos uma maneira de limitar nossas ideias e reduzir de uma maneira geral a abrangência. Depois de muita conversa, lançamos uma estratégia de marketing através de um e-book - e aqui está como o fizemos.

O objetivo da nossa estratégia de marketing com um e-book

Para a nossa estratégia de marketing digital com um e-book, o principal objetivo foi gerar leads qualificados. Nesse caso, um lead é "qualificado" quando preenche um formulário de contato, essencialmente nos avisando: "Ei, precisamos de sua ajuda!"

Simples, certo? Todo negócio precisa de leads qualificados. Mas ficamos sempre surpresos com a quantidade de empresas que adotam abordagens sempre iguais para preencher seu funil de marketing.

É importante ter consciência de que leva tempo e muita pesquisa para montar uma ótima estratégia de marketing. E vale a pena o esforço. Ao delinear nossa estratégia de marketing com um e-book, esperamos contribuir para empresas que estão em dúvida por onde precisam começar.

Estratégia de pré-lançamento de um e-book e suas respectivas táticas

Além da edição do livro, do título (essencial para vender seu livro e SEO) e da capa do livro, há várias etapas de pré-marketing que você precisa realizar.

1. Criar um blog

Garanta que seu site tem um blog. Um blog dá a você a chance de mostrar seu conteúdo, interagir com futuros leitores e direcionar o tráfego para a landing page (página de destino) de seu e-book. Lembre-se de habilitar comentários e incluir botões de compartilhamento social em todos os posts do seu blog, estimulando assim a participação do leitor.

2. Comece o marketing com landing pages de pré-lançamento

Receber e-mails é a maneira mais eficaz de manter contato com seus futuros clientes. Mas fazer promoções de pré-lançamento é também uma ótima maneira de chamar atenção e obter interesse no seu livro. A melhor maneira de fazer isso é por meio de landing pagas condicionadas a disponibilização de e-mails. As promoções de pré-lançamento podem ajudá-lo a gerar toda aquela agitação importante antes mesmo de publicar. Quanto mais interesse você puder gerar antes do lançamento, melhores serão as chances de sucesso do seu produto.

3. Hiper-direcione seu alcance com Ads do Facebook

Os anúncios pelo Facebook podem ser um método extremamente eficaz para promover suas campanhas de pré-lançamento do e-book. Aumentar a conscientização sobre seu e-book e obter mais curtidas para sua página ajudam. Poder hiper-direcionar sua publicidade para atingir o grupo demográfico desejado torna os anúncios do Facebook um investimento publicitário bastante razoável. Use os anúncios do Facebook para direcionar curtidas para sua página e tráfego para as landing pages do seu site de pré-lançamento condicionado ao e-mail.

4. Crie campanhas de automação de marketing por e-mail

Quando você obtém informações sobre leads de pessoas interessadas em seu próximo e-book, é a oportunidade perfeita para manter contato. Envie e-mails regulares para manter essas pessoas informadas sobre o avanço do seu livro, sobre mais campanhas de pré-lançamento que você está realizando, novas postagens no blog e convide-as a se conectar com você em suas mídias sociais também. Você pode até enviar e-mails automáticos para serem acionados e enviados em intervalos de tempo com campanhas de automação de marketing. Quanto mais pessoas conhecerem você e seu trabalho, maior será a probabilidade de quererem comprar seu e-book. As campanhas de automação de marketing por e-mail continuarão a gerar agitação sobre o lançamento do seu e-book.

Promoção de um e-book quando você não tem dinheiro para anunciar

Veja como aproveitar as oportunidades no mundo digital e usar diferentes plataformas e técnicas digitais para tornar seu e-book conhecido.

1. Crie um landing page matadora

O objetivo principal da sua campanha promocional é levar as pessoas à landing page do seu e-book para que possam baixá-lo. Não tenha pressa, faça uma avaliação, pesquise as dores de seus clientes em potencial e escreva um texto atraente que chame atenção sobre isso. Se o seu e-book for pré-pago, vincule a landing page a um gateway de pagamento. Lembre-se de adicionar à sua landing page os botões de compartilhamento nas mídias sociais, que é muito importante.

2.  Promova-o no seu site

Antes de começar a promover seu e-book em diferentes plataformas, primeiro precisa otimizar sua plataforma atual para incentivar os visitantes a baixarem seu e-book.

  • Adicione um banner de pop-up do e-book ao seu blog.
  • Coloque CTAs 'Baixe o e-book' em seus posts com melhor índice de abertura, sempre que for relevante.
  • Se você tiver uma chamada na sua homepage, inclua um slide do seu e-Book nessa página.

3. Use formatos de conteúdo que se aplicam

Assim que terminar de escrever seu e-book, faça alguns posts no seu blog que tem a ver ou que se relacionem com seu e-book. Você pode redirecionar parte do conteúdo do seu e-book para isso. Esses posts ajudarão a estabelecer você como um conhecedor do assunto, ganhar a confiança de seus leitores e ainda guiá-los a baixar o e-book. Você também pode tentar otimizar palavras-chave o conteúdo dos posts para converter mais tráfego do site. Nem todo mundo pode querer ir diretamente para a landing page para baixar a oferta principal. No entanto, ao promover outros posts junto com seu e-book, você dará aos visitantes um motivo diferente para que eles naveguem no seu site. Depois de escrever seus posts de blog, não deixe de colocar os CTAs do e-book no final de cada artigo ou conteúdo.

4. Faça tudo nas redes sociais

Teasers nas mídias sociais é crucial para a sua campanha promocional de e-books. Esses teasers podem incluir dicas, instruções rápidas, fatos interessantes ou citações importantes do seu e-book, apresentados em formatos de conteúdo atraentes e relevantes, como vídeos e imagens. Promova seu e-book em várias plataformas sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Instagram, YouTube, Slideshare, Quora e Reddit.

5. Analise outras plataformas de compartilhamento de conteúdo

As mídias sociais não são o único lugar para chamar a atenção do seu público. Existem várias plataformas digitais onde você pode compartilhar ou enviar seu conteúdo e, subsequentemente, direcionar uma quantidade considerável de tráfego de volta para a landing page do seu e-book. Considere o uso de plataformas como Medium, Scoop.it e StumbleUpon. A melhor coisa sobre esses sites é que eles são gratuitos.

6. Use ferramentas gratuitas para tornar seu e-book viral

O Viral Content Bee é uma excelente ferramenta gratuita de promoção de mídias sociais onde você ganha créditos quando compartilha os posts de outras pessoas, assim como eles quando promovem a sua oferta. O que é realmente notável sobre essa ferramenta é que ela permite que você escolha em quais plataformas sociais deseja que seus recursos sejam compartilhados. Pay With a Tweet é outra ferramenta útil para tornar seu e-book viral nas redes sociais. Esta ferramenta permite que as pessoas acessem o conteúdo do seu e-book gratuitamente em troca de um post de mídia social no Facebook, Twitter, Linked In, Xing ou VK.

7. Experimente o guest blogging em sites de autoridade

O guest blogging é um dos métodos mais populares usados por autores de todas as esferas, para promover e-Books. Isso não apenas aumenta sua autoridade e alcance, mas também promove seus recursos para aqueles que estão interessados e apaixonados pelo assunto. Faça uma lista de todos os sites com autoridade online e, em seguida, ofereça alguns posts.

8. Dedique tempo na divulgação tradicional por e-mail

O e-mail marketing ainda está vivo e funcionando. Se a geração de leads é seu objetivo principal, promover seu e-book em vez de seu produto principal faz você parecer menos vendedor e mais útil com suas campanhas de e-mail.

Levando seu e-book para o topo da lista na  Amazon

A melhor maneira de vencer na Amazon é classificar pelas palavras-chave em categorias específicas do Kindle. Uma boa classificação no Kindle Store permite que seu conteúdo seja identificado muito depois de ter sido colocado a ação inicial de marketing. É por isso que otimizar a classificação de palavras-chave e respectivas categorias é o melhor caminho. Dê uma olhada nessas táticas para comercializar seu e-book.

1. Disponibilize nos acumuladores de brindes frenéticos em sites de brindes

Existem muitos sites onde as pessoas passam o dia navegando e colecionam ofertas grátis para ocupar espaço em seu disco rígido, tornando isso uma maneira bacana de gerar downloads, o que é também um fator crítico para um bom posicionamento no digital. Você tem que descobrir a seção mais popular em cada site, onde possa avaliar o que as pessoas acham interessante e, em seguida, calibrar seu conteúdo e posicionamento para maximizar a participação.

2. Promova em sites com sistemas de mensagens

Muitas pessoas não têm um blog nem lista de e-mails, mas têm acesso a um sistema de mensagens no site, que tem o mesmo propósito, já que todos os usuários do site recebem notificações push. Às vezes, as plataformas de mensagens no site podem ser listas de e-mail 2.0.

3. Crie sua lista de insiders e pergunte a eles diretamente

Mantenha uma planilha recorrente de parentes, amigos e leitores de longa data e, em seguida, envie uma mensagem pessoal com a promoção do seu livro. Sempre que você precisar do apoio de outras pessoas para um projeto, consulte esta lista para ver quem pode se beneficiar mutuamente ao obter acesso a algo em troca de um favor (como uma avaliação na Amazon).

4. Encontre pessoas com listas de mala direta e solicite comentáios no PS

Se você tiver uma lista de mala direta, envie um e-mail para seus assinantes sobre o seu livro. Se você não quiser se esforçar muito, tente encontrar pessoas com outras listas de mala direta para promover seu livro. O desafio é que muitas pessoas hesitam em enviar suas listas para promoção de produtos de outra pessoa, especialmente quando não estão ganhando muito como afiliados nessa operação. Uma estratégia para contornar isso é perguntar se eles podem promovê-lo na seção "PS" de um e-mail existente que eles já vão enviar.

5. Blitzkrieg grupos relevantes do Facebook e identificadores do Twitter

Com as promoções gratuitas do Kindle, muitos usuários do Twitter e grupos do Facebook se dedicam a apresentar livros gratuitos para seu público. Estes são os locais perfeitos para promover o seu livro.

6. Promova com sua resposta automática de férias

O elemento crítico da sua resposta automática é o título. Você precisa dizer às pessoas que está "lançando um livro" já no título. O lançamento de um livro não acontece todos os dias, e as pessoas que normalmente lhe enviam e-mails vão querer abrir seu e-mail para ver do trata esse livro que você está oferecendo.

7. Gestos de Recompensa chamam mais atenção

Recompensar verbalmente as ações que você deseja que os outros realizem, muitas vezes fazem as pessoas tomarem decisões. Compreender e aproveitar essa dinâmica social pode inspirar as pessoas em sua rede a deixar comentários positivos sobre seu e-book. Agradeça publicamente a todos que baixaram seu livro e destaque, individualmente, aqueles que deixaram uma avaliação para você.

8. Destaque e cite outras pessoas e, em seguida, incentive-as a ajudá-lo a promover e avaliar

Quanto mais pessoas você envolver no processo de criação, maior será a probabilidade de elas ajudarem você a promover o seu livro. Procure oportunidades de apresentar outras pessoas, produtos e serviços em seu e-book e, em seguida, diga a eles que você os incluiu. O objetivo é que isso os inspire a ajudá-lo a promovê-lo.

9. Crie conteúdo para apoiar em torno do e-book durante a semana de promoção

O conteúdo que você cria para direcionar downloads e avaliações do seu livro não deve parar com um blog de "propaganda" ou postagem nas mídias sociais. Existem muitos tópicos complementares em torno do seu livro que você pode lançar após o lançamento inicial para gerar downloads e avaliações. Vídeos no YouTube, apresentações SlideShare e outros posts de blog são um ótimo ponto de partida. Uma ideia de conteúdo "complementar" que parece deixar as pessoas entusiasmadas sempre que você tenta promover algo é quando você compartilha informações completas sobre o processo. Outro conteúdo útil que você pode usar são os relatórios de performance atualizados sobre o sucesso do livro.

Dê vida ao seu e-book com marketing de vídeo

Como você provavelmente já sabe, as pessoas estão assistindo a vídeos mais do que lendo. Por isso você deve adicionar histórias, entrevistas e vídeos de instruções no seu e-book para atrair ainda mais interesse. Não há melhor maneira de impulsionar seus negócios e multiplicar o impacto do vídeo do que com a sua transmissão ao vivo. Como o vídeo está dominando quase todos os canais de comunicação online, é essencial avaliar como você pode capturar a atenção do seu público para levá-lo até o seu e-book sem gastar uma fortuna em anúncios. Você obterá resultados rápidos se transmitir ao vivo o conteúdo do seu e-book no YouTube, Facebook ou Instagram. Escolha uma plataforma onde seu público-alvo dedica seu tempo.

Mais maneiras de turbinar o marketing do seu e-book

O marketing do seu e-book, quando bem feito, vai funcionar como um encanto, preenchendo a lacuna entre os desejos não atendidos dos leitores e a capacidade do seu e-book de satisfazer esses desejos. Aqui estão algumas estratégias eficazes de marketing que você pode implementar imediatamente, sem custo algum.

1. Comece com encomendas antecipadas

Uma encomenda é nada mais que uma lista antecipada de pedidos do seu e-book nos principais varejistas. Os autores que disponibilizarem seus e-Books para encomenda venderão mais livros, ponto final. As encomendas permitem resultados de marketing avançados mais eficazes. Quando as encomendas estão ativas, os autores podem começar a comercializar seus e-Books até 12 meses antes do lançamento, mesmo antes de terminarem de escrevê-los, tornando uma frase de chamariz parte de sua mensagem. Se você é como a maioria dos escritores, já pode provocar seus leitores nas redes sociais sobre o seu trabalho em andamento. Ao incluir um link de pré-encomenda, você pode capturar seu pedido no instante em que comandar sua atenção e interesse. 

2. Crie uma lista de e-mail particular

Todos os autores devem manter uma lista de e-mail particular. Sua lista oferece um canal de comunicação direto e não filtrado com seus leitores. Nunca adicione ninguém a esta lista sem primeiro obter sua permissão. Você precisa criar uma lista de qualidade que seja 100% optativa. Uma vez que você tenha assinantes, respeite suas caixas de entrada e trate-os como membros da realeza. Ofereça a eles notificações antecipadas de seus próximos lançamentos para pré-venda ou espreitadelas exclusivas, como trechos. Use uma ferramenta de gerenciamento de e-mails para criar, gerenciar e rastrear inscrições de assinantes e criar e enviar e-mails com aparência profissional.

3. Atualize sua assinatura de e-mail

Provavelmente, você cria dezenas de e-mails pessoais todas as semanas, conversando com familiares, amigos e leitores. Cada um desses e-mails representa uma oportunidade para lembrar aos destinatários que você é um autor e tem livros que eles podem querer ler ou recomendar de seus amigos, bem como canais de mídia social que eles podem querer seguir, que é onde entra a assinatura do e-mail. A assinatura de e-mail é um pequeno bloco de texto que você pode definir para anexar automaticamente ao final de cada mensagem que você redigir. É simples, educado e discreto.

4. Acrescente conteúdo adicional 

Coloque-se no lugar de seus leitores. Eles terminaram de ler seu blog pela primeira vez e agora você é o novo autor favorito deles. Eles querem mais de você. Eles querem se conectar. Facilite isso para eles.

5. Considere oferecer grátis

Promoções rápidas para ofertas temporariamente gratuitos - ou promoções contínuas para novelas, e-books curtos ou iniciais de uma série - podem ajudá-lo a aumentar seu número de leitores com mais rapidez e vender mais livros. Oferecer algo de graça elimina o risco financeiro para os leitores que pensam em apostar em um novo autor. Assim que o seu conteúdo conquistar a confiança e a admiração dos leitores, eles vão querer comprar seus outros e-books.

Com qualquer estratégia, há um objetivo principal - no nosso caso, gerar leads qualificados! - mas também há metas alternativas que levam os clientes em potencial à linha de chegada.

A primeira e maior desses desafios é fazer com que os usuários baixem nosso e-book 30 Melhores Dicas, Truques e Ideias para Geração de Leads. Esta é uma oferta gratuita - às vezes chamada de atrativo - que fornece recomendações sobre geração de leads, sem custo, e disponível para empresas e profissionais de marketing. É a nossa maneira de mostrar ao nosso público, em vez de simplesmente dizer que realmente sabemos do que estamos falando.

A esperança é que o valor grátis do e-book seja suficiente para que os clientes em potencial o baixem, entrando assim em nosso funil de marketing. Uma vez lá, é a segunda estrela à direita e direto para preencher um formulário de contato e entrar em contato conosco diretamente!

A estratégia de marketing para o e-book

Quando você tem uma meta - uma meta clara, bem definida e alcançável, que não seja um sonho irreal - as táticas entram em ação para atingir essa meta. Não quero dizer que uma meta é uma estratégia, mas saber o que você quer que seu público alcance, em vez de apenas esperar que eles façam algo bom, torna o marketing mais fácil.

Nossa estratégia de marketing para o e-book na Internet é direta. Usamos as táticas e os canais em que nosso público está navegando e atuante para levá-los a baixar nosso e-book. Em seguida, disponibilize para aqueles que baixam o e-book uma maneira fácil de pedir nossa ajuda se e quando eles decidirem que precisam.

É isso.

É verdade que tem milhões de possibilidades para executar essas táticas e permanecer ativo nesses canais, mas chegaremos a isso em um minuto.

Por enquanto, aqui está um breve resumo das táticas que usamos para impulsionar nossa estratégia de marketing de um e-book:

Workflow  ebook estratégia de marketing

Como você pode ver, anúncios nas redes sociais, posts em blogs, remarketing, e-mail, mídias sociais e Links Patrocinados, todos trabalham juntos para ajudar a atrair o maior número possível de pessoas interessadas no nosso funil de marketing. Essas táticas, juntas com nosso objetivo principal, formam a nossa estratégia de marketing de um e-book.

Então, você pensa que essas seis táticas no topo do nosso funil de marketing são demais? Caramba, não!

Já falamos sobre uso excessivo de campanhas antes, mas quando cada tática tem um propósito certo e não coloca a sua equipe com nenhuma sobrecarga (isso é um grande cuidado a tomar), então vai em frente! Na verdade, usamos ainda mais táticas durante o processo de reengajamento, quando um lead não faz o download do e-book (mas não podemos revelar todos os nossos segredos, então essa é uma história para outro dia).

A Execução

A fase mais importante de qualquer estratégia de marketing é a execução. Mais do que as fases de estratégia e tática, é aqui que as coisas podem dar errado, principalmente porque envolve o “fazer”.

Essa imagem da nossa estratégia de marketing de e-books apresentada no papel é fácil de fazer. Tecnicamente, você poderia fazer isso em qualquer ferramenta.

Executar essa estratégia, no entanto, é outra história.

Temos um designer, um coordenador de campanha, um redator e um profissional de marketing de mídias sociais trabalhando na composição inicial da estratégia, que incluía conteúdo de e-mail, layouts de design, posts nas mídias sociais e planilhas com cronogramas e responsabilidades. Cada um desses membros da equipe continua trabalhando na estratégia, escrevendo e agendando posts em blogs e nas redes sociais, veiculando campanhas publicitárias, aprimorando landing pages, solucionando problemas que surgem a qualquer hora e, o mais importante, lidando com leads qualificados à medida que chegam.

Se isso parece muito trabalho, acredite em nós, é. Mas você sabe o que? Vale a pena e acreditamos que os resultados falam por si só.

O que você pode fazer?

Para empresas com pouco tempo ou recursos para implementar uma boa estratégia de marketing digital, não deixe que isso te prejudique. Antes de se afundar, considere o seguinte: o marketing digital é um investimento, não uma despesa. Na verdade, é um aspecto crucial para alavancar seus negócios. Uma estratégia não precisa ser cara para ser eficaz, mas, em qualquer situação, a ideia é que você pelo menos receberá seu investimento de volta.

Em vez de assumir que você não pode pagar ou simplesmente esperar até uma próxima vez, não custa nada descobrir o que podemos oferecer para você agora. Queremos ajudá-lo a criar e entregar uma estratégia digital. É só pedir!

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