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Como encontrar o Influenciador de Marketing certo para Mídias Sociais

| 7 Minutos Para Ler
Influenciador de Marketing Digital
Resumo: Você quer um influenciador para a sua marca que tenha um público-alvo engajado nas mídias sociais? Para saber como encontrar o influenciador certo para a sua empresa, leia nosso blog.

Talvez você já conheça celebridades que são influenciadores nas mídias sociais, como as Kardashians, Selena Gomez e The Rock, mas você sabia que Jamie Oliver é um dos principais influenciadores no Instagram, quando o tema é comida, com mais de 9 milhões de seguidores? Você já ouviu falar também de Benjamin Lowly, Jannid Olsson Delér e Huda Kattan? Eles são influenciadores no Instagram quando o tema é fotografia, estilo de vida e beleza. E tem também o Cristiano Ronaldo, a estrela do futebol e influenciador de esportes, com mais de meio bilhão de seguidores. Citamos influenciadores internacionais pois a WSI opera internacionalmente mas no Brazil também você deve conhecer influenciadores. 

Como você está procurando os influenciadores de mídias sociais certos, para ajudar na comercialização da sua marca ou produto, você já deve ter definido seus objetivos e sabe por que está interessado no marketing de influenciadores. E você conhece seu público-alvo? Agora, o que você precisa considerar quando se fala de procurar o influenciador certo para o seu negócio?

Relevância para o seu negócio

Existem muitos tipos de influenciadores, mas você precisa de alguém que seja relevante para o seu negócio. Eles devem ser capazes de influenciar seu público-alvo e ter conteúdo alinhado com sua mensagem. Quais são os valores da sua marca e os influenciadores que você procura têm valores semelhantes? Uma busca no Google mostrará rapidamente em quais plataformas de mídias sociais eles navegam, que tipo de reputação online eles têm e qual a qualidade de seus trabalhos. Esse é um conhecimento essencial quando chega a hora de tomar sua decisão — afinal, você vai dar a eles a liberdade de criar conteúdo para a sua marca. Isso significa que o influenciador precisa falar com seu público-alvo com uma voz que esteja alinhada com os seus valores.

Influenciadores mais genéricos normalmente são aqueles focados em temas tipo comida, viagens, moda e estilo, estilo de vida, design, beleza, esporte e fitness, e fotografia. Se, por exemplo, você está procurando um influenciador de alimentos para ajudar a divulgar a sua marca que prioriza produtos de mercearia orgânica e o potencial influenciador que encontrou não está habituado a promover o tema produtos orgânicos, é melhor você continuar procurando um representante de mídias sociais melhor para o seu negócio.

Use as mídias sociais para sair na frente

As mídias sociais são o melhor lugar para encontrar influenciadores relevantes para suas campanhas de marketing. Seus objetivos são o que define como a atuação do marketing de influenciadores deve ser medida, e esse deve ser seu guia ao analisar candidatos nas plataformas sociais. As principais métricas incluem alcance do público, impressões, engajamento (comentários, curtidas, compartilhamentos), sentimento, conteúdo de alta qualidade e conversões.

Nesse mundo de influenciadores, o maior número de seguidores não necessariamente representa a maior taxa de engajamento. Influenciadores com menos seguidores, mas que seja um público fiel, geralmente têm mais facilidade para atingir um alto índice de engajamento. Um público engajado tem maior probabilidade de converter em compras efetivas de um produto ou serviço, quando há visualização do seu site ou uma menção da marca ao compartilhar uma experiência. Certifique-se de que está focado nos canais de mídias sociais corretos durante sua busca, mesmo que não pretenda usar todas as plataformas durante sua campanha. Você precisa ver como o influenciador navega e se comunica nas diferentes plataformas.

Use uma ferramenta para definir e gerenciar as opções de marketing de influenciadores

Felizmente, você não precisa gastar muito tempo nas mídias sociais para identificar os melhores influenciadores para o seu negócio. Você também pode usar ferramentas de marketing de influenciadores disponíveis para conhecer, interagir e fazer negócios com influenciadores no seu ramo de negócios. O software não apenas ajuda você a encontrar o influenciador correto, mas também pode ajudá-lo na condução de sua campanha de marketing de influenciadores bem-sucedida. As vantagens de usar ferramentas de marketing de influenciadores são:

  • Encontrar os influenciadores de mídias sociais certos para sua marca usando filtros, pesquisa de inteligência artificial (IA) e análise de engajamento.

  • Acompanhamento de tópicos de tendências, hashtags, desafios e muito mais para criar conteúdo viral com os influenciadores certos.

  • Usando análises detalhadas para analisar o sucesso do influenciador, acompanhar o progresso e melhorar futuras campanhas.

  • Comparar seu progresso com o de seus concorrentes para projetar melhores estratégias de marketing de influenciadores.

Começar com objetivos de negócios bem definidos facilitará a seleção da melhor ferramenta de marketing de influenciadores para o seu propósito, pois existem ferramentas para escuta social, identificação, divulgação, gestão, marketplaces e agências.

Analise a qualidade de seu conteúdo

Depois de ter definido quais são os influenciadores com quem deseja trabalhar, o próximo passo é revisar a qualidade de seu conteúdo nas mídias sociais para determinar se ele reflete os padrões de qualidade que sua empresa prega. Como eles serão (potencialmente!) o reflexo da sua marca, você precisa saber se o seu público valoriza as opiniões do influenciador e as admiram. Bons influenciadores são discretos e demonstram como um produto ou serviço se encaixa facilmente em suas vidas. O que define um bom conteúdo de um influenciador?

  • Uma estratégia diferente é usada para cada plataforma de mídias sociais e o influenciador se envolve com o público de maneira apropriada para essa plataforma?
  • As análises de produtos são genéricas e iguais em todas as plataformas, ou é criado conteúdo diversificado que se adapta ao produto, marca e plataforma?
  • Eles se envolvem com autoridades do setor e especialistas no assunto quando relevante?
  • O conteúdo é direcionado à demografia do seu público-alvo?

Eles têm públicos-alvo engajados?

Como mencionado anteriormente, o número de seguidores do influenciador não deve ser o fator determinante para trabalhar com ele. Em vez disso, você precisa ver como eles estão engajados com seu público-alvo. Em cada uma das três principais plataformas de mídias sociais, o engajamento é medido de maneiras diferentes:

  • Twitter: Re-tweets e seguidores
  • Facebook: compartilhamentos, curtidas e seguidores
  • Instagram: curtidas e seguidores

O que os seguidores engajados fariam?

  • Visite com frequência as plataformas de mídias sociais onde o influenciador navega
  • Clique, curta, comente e compartilhe os posts do influenciador
  • Retuite os posts do influenciador
  • Responda ou deslize na história do Instagram
  • Assista e compartilhe o vídeo do influenciador em uma das plataformas

Como você sabe que um influenciador tem um público bem engajado? Os seguidores clicam, curtem, comentam, deslizam e compartilham o conteúdo. Esses são os seguidores que estão mais interessados no conteúdo do influenciador, então é mais provável que eles cliquem em um link e façam uma compra.

Veja se eles promovem outras marcas

É conveniente quando um influenciador de mídias sociais trabalha com outras marcas, pois eles entendem como funciona o relacionamento comercial e o que uma marca pode esperar deles. Se as marcas com as quais eles trabalham não são familiares, descubra qual setor elas representam e se é uma empresa com a qual você se sente confortável em se associar. A experiência limitada da marca não deve te impedir de escolher um influenciador que seja apaixonado por sua marca – se ele tiver um público engajado.

Influenciadores dedicados investem tempo promovendo a sua marca e cultivando seu público-alvo. Eles respeitam sua reputação e as pessoas que confiam neles, pois é preciso muita paciência, foco e persistência para se tornar um influenciador de mídias sociais com um público bem engajado. Se você está satisfeito com os influenciadores que selecionou e com as marcas com as quais eles já trabalham, pode começar a se conectar com eles para ver se estão interessados em promover a sua. O marketing de influenciadores não oferece necessariamente resultados rápidos, mas o público de influenciadores pode ser muito apaixonante, resultando em exposição forte da sua marca, serviço ou produto.

Na WSI, ajudamos empresas a fortalecer sua reputação online, ser envolvente e confiável. Você quer fortalecer a sua marca online com a ajuda de influenciadores nas mídias sociais? Podemos conectá-lo com seu público-alvo. Entre em contato com um profissional da WSI agora!

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