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Como impulsionar sua estratégia de SEO com palavras-chave de baixa concorrência

| 6 Minutos Para Ler
Resumo: É difícil posicionar bem com palavras-chave muito concorridas quando tem um novo site. A recomendação é usar palavras-chave de baixa concorrência na sua estratégia de otimização de buscas (SEO).

Quando um site é novo ou pouco conhecido, pode ser difícil posicionar bem as palavras-chave mais concorridas. E escrever conteúdo e desenvolver uma forte reputação online pode levar um tempo, que você não tem. Então, por que não considerar o uso de palavras-chave de baixa concorrência na sua estratégia de SEO? Neste blog, apresentamos o que você precisa levar em consideração para criar uma relação de palavras-chave de baixa concorrência e como pesquisar possíveis palavras-chave com volume de buscas alto e de baixa concorrência.

O que são Palavras-chave de baixa concorrência

Palavras-chave de baixa concorrência são palavras-chave para as quais você pode posicionar fazendo menor esforço, por não estarem sendo usadas pela concorrência. Com essas palavras-chave, você não precisa criar muitos links nem seu site precisa ter muita representatividade para conseguir obter tráfego orgânico para o site. Esse é um bom ponto de partida para uma nova estratégia de SEO.

Prepare sua lista de Palavras-chave

Um dos passos mais importantes para uma estratégia de SEO bem-sucedida é criar uma relação de palavras-chave. Isso pode ser feito relacionando as palavras-chave dos concorrentes e, em seguida, analisando e selecionando aquelas que possuem uma classificação como palavras-chave de baixa dificuldade (low KD). Você precisa pesquisar palavras-chave em pelo menos cinco domínios para encontrar palavras-chave de cauda longa e que sejam classificadas como de baixa dificuldade.

Use esta lista de palavras-chave para buscar palavras-chave longas que correspondem e palavras-chave relacionadas e, mais uma vez, obter as palavras-chave relacionadas que possuem uma classificação de baixa dificuldade. E nós sabemos - isso parece trabalhoso, mas no final do dia, conseguirá ter uma lista ampla de palavras-chave de baixa concorrência que você pode usar.

Encontre um Volume alto de Palavras-chave de pouca concorrência

Um empresário vai ficar impaciente se seu investimento em marketing digital não mostrar resultados rápidos. Uma maneira de atacar isso é encontrar um volume grande de palavras-chave que tem baixa concorrência e usá-las em seu site. Também servirá como base para buscar palavras-chave mais difíceis e volumosas no futuro. Mas como encontramos um volume grande de palavras-chave de baixa concorrência para usar em uma estratégia de SEO?

Use Google SERPS para obter resultados com engenharia-reversa

Quando você quiser usar SERPs (páginas de resultados de buscas) do Google para fazer engenharia reversa com os resultados, comece com as frases-chave que você, como usuário em potencial, digitaria. Encontre palavras-chave que levam em consideração a intenção de compra e as palavras-chave que incluem aspectos complementares dos seus produtos. Em seguida, analise a tag do título, a URL e a meta descrição que aparecem nas SERPs.

Use ferramentas de Palavras-chave para analisar determinados tópicos

Existem várias ferramentas de palavras-chave no mercado que fornecerão dados sobre as palavras-chave, como volume, dificuldade, custo por clique (CPC) e outras informações detalhadas sobre cada uma das palavras-chave pesquisadas.

Analise os Concorrentes

A sua concorrência é uma boa fonte para busca de palavras-chave em potencial. Analise empresas que tem um público-alvo e ofertas semelhantes e identifique as palavras-chave que essas empresas usam para se posicionarem nos respectivos SERPs. Tendo essas palavras-chave, você pode pesquisar mais palavras-chave em potencial que tenham volume e baixa concorrência.

Estimar as dificuldades das Palavras-chave

A dificuldade das palavras-chave (Keyword difficulty - KD) mede o quão desafiador seria ocupar as posições da sua concorrência no Google Top 100 com uma palavra-chave específica. Existem várias ferramentas de otimização de buscas (SEO), e cada uma usa uma fórmula específica para sua pontuação, quanto a dificuldade de palavras-chave. Como o Google adota centenas de métricas para medir a classificação, é um desafio para uma ferramenta de SEO de terceiros calcular uma métrica quanto a dificuldade da palavra-chave mais exata.

A seguinte pontuação, quanto a dificuldade de palavras-chave da ferramenta Semrush SEO, descreve suas métricas para avaliação. Estas são classificadas em percentuais de 1% a 100%. Um percentual mais alto mostra o esforço necessário para superar a concorrência com palavras-chave específicas.

  • Acima 69% - Você terá que dedicar esforços de link-building bastante acentuados, tempo e otimização de buscas (SEO) para chegar na lista dos top 20 do Google. Essas são palavras-chave altamente competitivas e não se qualifica como um alvo sensato para um novo site.
  • De 50% - 69% - - É desafiador chegar no top 20 do Google com essas palavras-chave. Mas com conteúdo de alta qualidade e backlinks relevantes, você pode atingir a atual posição do seu concorrente em tempo.
  • De 30% - 49% - Quando você começa a usar palavras-chave em uma estratégia de SEO, é possível se posicionar para essas palavras-chave.
  • Abaixo de 30% - As palavras-chave mais fáceis de se posicionar. Eles provavelmente têm um volume de busca baixo ou intenção de busca muito específica.

Se você encontrar uma lista de palavras-chave relevantes, de volume alto e baixa concorrência, e usá-las muitas vezes no seu site, tem uma boa probabilidade de obter um bom posicionamento no SERPs.

Estimando o nível de concorrência para Link Patrocinado

Para achar um equilíbrio entre o volume de buscas de uma palavra-chave e o seu nível de concorrência, você precisa analisar a dificuldade da palavra-chave e o nível de concorrência no link patrocinado (PPC ou pay-per-click). O nível de concorrência no PPC mostra o número de anunciantes pagos que usam uma frase de busca específica para seus anúncios. Embora se refira à concorrência em busca paga e não orgânica, é uma boa indicação de palavras-chave favoritas de onde se pode preparar uma lista de palavras-chave de baixa concorrência.

Usando a mesma ferramenta de SEO, como referência, podemos estimar o nível de concorrência no PPC usando a métrica decimal de 0 a 1, com 1 sendo o maior número de anunciantes fazendo lances em uma palavra-chave.

  • Acima 0.80 - Palavras-chave muito competitivas entre os anunciantes e enviarão tráfego para a página do seu site. Com esse nível de densidade, a intenção de busca do usuário é fazer uma compra completa ou tomar uma decisão final.
  • De 0.60 – 0.80 - Palavras-chave com um número padrão de anunciantes competindo por elas. Podemos considerar anunciar nessas palavras-chave se a busca orgânica não funcionar, mas não será uma vitória rápida.
  • Abaixo 0.60 - Muito poucos anunciantes estão fazendo lances para essa palavra-chave, ou porque ela não é lucrativa ou por ser uma palavra não considerada anteriormente.

Considerar a Intenção de Busca e  CPC

Além de considerar a dificuldade de palavras-chave (KD) e o nível de concorrência de PPC, você também precisa analisar a intenção de busca e o custo por clique (CPC) para elaborar sua estratégia de SEO de palavras-chave de baixa concorrência. A intenção de busca é a finalidade da pesquisa que o usuário faz e às vezes é chamada de intenção do público (audience), usuário (user) ou palavra-chave (keyword intent). O custo por clique é o valor que um anunciante paga quando um usuário clica em seu anúncio, e a palavra-chave influencia nesse custo.

Intensão de buscas – Há quatro tipos de intensão de buscas:

Informativo, de navegação, transacional e comercial.
A intenção de busca informativa é o usuário tentando aprender mais sobre algo (“O que é uma boa solução de software?”), e a intenção de busca de navegação é o usuário tentando encontrar algo (“site da Microsoft”). A intenção de busca transacional é o usuário tentando concluir uma ação específica ("Comprar o novo software Microsoft"), e a intenção de busca comercial é o usuário tentando saber mais antes de tomar uma decisão de compra ("Microsoft 10 vs 11").

Custo-por-click (CPC): Quando uma palavra-chave é muito relevante para o seu site e tem um volume de buscas baixo, mas um CPC alto, você pode considerar usar esse termo de  busca, apesar do custo. Especialmente quando você deseja criar interesse em um produto ou serviço de nicho.

 

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