HISTÓRIA DE CLIENTES
sunsweet-making-a-difference-featured

Sendo um diferencial na vida dos nossos clientes

Influenciamos, de forma positiva, a vida de nossos clientes, muito além da simples emissão de relatórios dos resultados.

SAIBA COMO

Marketing Strategy

Natal - Quando escolher o online e o presencial para as compras

| 3 Minutos Para Ler
Resumo: Com o Natal chegando e com o novo cenário da pandemia, o que vale mais a pena: fazer compras online ou presencial?

Chegamos a época mais comercial do ano. Esta é a data sazonal mais esperada pelo varejo.
Com quase 60% de pessoas imunizadas, existe uma tendência de que os consumidores busquem as lojas físicas para as compras de Natal. Mas o online ainda estará em alta, já que muitos “perderam” o medo de comprar virtualmente devido a pandemia.


Mas quando escolher as lojas físicas e online?


Para o consumidor é importante analisar estilo de vida, rotina e prazos.
Há quem goste de passear em shoppings, lojas de ruas e sentir o produto em suas mãos antes da compra. E é aí que começam as diferenças do mundo virtual e físico.
Além disso, não podemos negar que existe uma diferença entre as gerações e isso também pode determinar o estilo de compra.


Conheça o Perfil das gerações


Você já deve ter ouvido falar das gerações e que elas possuem perfis diferentes.

  • Geração Baby Boomers – nascidas de 1940 a 1959, são pessoas que gostam mais da estabilidade e das tradições.
  • Geração X – nascidas de 1960 a 1979, possuem um perfil mais consumista e gostam de marcas consagradas.
  • Geração Y ou Millennials - nascidas de 1980 a 1994, estão sempre conectados, vivem nas redes sociais, buscam sempre novas tecnologias.
  • Geração Z - nascidas de 1995 a 2010, são conhecidas como as nativas digitais.
  • Geração Alpha - nascidas a partir do ano de 2010, vieram para ditar nova tendência.



Quais as vantagens de uma loja física ou uma loja online?


Depois de conhecer o perfil do seu consumidor, é bom entender e fortalecer a vantagem de cada tipo de loja.

Vantagens de ir à loja física:

Comprar e sair com o produto. Na loja física você escolhe e já leva o produto;
Provar, antes de levar. Tem a opção de experimentar, o que ajuda a ser mais assertivo na escolha;
Opções. As opções estão a sua disposição, sem precisar ficar buscando;
Ajuda do vendedor. O vendedor está ali para ajudá-lo com dúvidas, opções e sugestões;
Não tem custo de frete. O frete de alguns produtos pode tornar a compra inviável;
Segurança em poder voltar e fazer a troca. Seja um presente seu para alguém, ou vice-versa, você tem a opção de ir até o espaço físico caso precise efetuar a troca.

Vantagens em comprar online:

Praticidade na compra. Você acessa e com pouco cliques efetua a compra;
Acessibilidade, você pode comprar de qualquer lugar e entregar para qualquer pessoa;
Baixo custo. Como as lojas virtuais possuem poucos funcionários, não tem custos fixos como uma loja física, isso pode refletir no valor do produto;
Disponibilidade. Uma loja virtual fica aberta 7 dias por semana e 14 horas por dia.

Dicas de segurança

Antes de efetuar uma compra online, certifique-se que a loja existe. Consulte o CNPJ, verifique se há alguma relação no site Reclame Aqui, faça um teste de contato no whatsapp ou telefone de contato.
Se o valor do produto for baixo demais, desconfie.

Agora se você é o lojista se prepare para a concorrência virtual.

Mesmo que você não venda online aqui vão algumas dicas para usar o ambiente digital a favor da sua loja física.

  • Mantenha as redes sociais da sua loja atualizadas, com informações sobre produtos, promoções e com valores;
  • Lembre-se que uma imagem vale mais do que mil palavras, por isso capriche nas fotos;
  • Use o WhatsApp Business. Preencha todas as informações sobre sua empresa e crie o catálogo de produtos;
  • Crie sua loja no Instagram;
  • Atualize o Google Meu Negócios, assim as pessoas poderão te encontrar mais facilmente quando fizerem uma pesquisa no Google e traçar a rota até sua loja;
  • Se possível tenha um local “Instagramavel”, ou seja, um espaço na sua loja que as pessoas queiram se fotografar. Isso vai estimular que marquem sua empresa;
  • Ofereça uma boa experiência para os clientes;
  • Sempre que possível, tenha um site.

As dicas valem para quem também tem loja online, mais acrescentaria algumas:

  • Faça anúncios direcionados nas redes sociais, gerando tráfego para seu site;
  • Anuncie no Google, se possível no Google Shopping;
  • Link sua loja do Instagram ao seu site.

No mais o bom atendimento, preço justo e qualidade, continuam sendo excelentes estratégias, tanto no mundo físico quanto no online.

Conclusão

No mais, o bom atendimento, preço justo e qualidade, continuam sendo excelentes estratégias, tanto no mundo físico quanto no online.

Espero que você tenha gostado dessas dicas e sugestões.

Se quiser falar com um consultor WSI, sobre essa ou outras estratégias de marketing digital que podem ajudar a sua empresa, entre em contato!

As melhores idéias e conselhos de marketing digital

O Blog de Marketing Digital da WSI é o seu local ideal para obter dicas, truques e práticas recomendadas em todos os aspectos relacionados ao marketing digital. Confira nossos posts mais recentes.