HISTÓRIA DE CLIENTES
sunsweet-making-a-difference-featured

Sendo um diferencial na vida dos nossos clientes

Influenciamos, de forma positiva, a vida de nossos clientes, muito além da simples emissão de relatórios dos resultados.

SAIBA COMO

Email Marketing

Respostas às perguntas mais frequentes sobre e-mail marketing

| 10 Minutos Para Ler
Respostas às perguntas mais frequentes sobre e-mail marketing
Resumo: O e-mail marketing continua sendo uma maneira bastante eficaz de se comunicar bem com seu público-alvo em todas as etapas da sua jornada digital. Conheça as principais dúvidas sobre e-mail marketing e descubra se tem algo faltando na sua estratégia digital.

Sendo a maior e mais experiente rede de agências de marketing digital do mundo, a WSI sabe uma ou duas coisas sobre e-mail marketing. Neste blog, respondemos a algumas perguntas mais frequentes de profissionais sobre esse tema. Vamos começar!

Como asseguro que minha lista de contatos para e-mail marketing está em conformidade com as regulamentações legais?

Antes de entrar fundo na execução de uma campanha de e-mail marketing, assegure que está cumprindo com as leis de proteção de dados e anti-spam, mais relevantes:

Prepare sua política de privacidade ou proteção de dados, explicando como os dados do cliente são coletados, usados, protegidos e divulgados. Inclua uma opção de decisão onde os assinantes devem clicar fisicamente para concordar com o uso dos seus dados.

O que significam as opções opt-in e opt-out?

Opt-in é uma ação positiva onde o usuário dá o seu consentimento.

A opção de exclusão, ou opt-out, permite que o usuário recuse ou retire o consentimento.

A forma mais correta de uso e mais recomendada é para as pessoas terem que aceitar; você não pode ativá-los automaticamente, como aprovados, e só depois pedir que eles solicitem a exclusão.

É necessário dar uma opção de cancelamento de assinatura?

Um link para uma página de opção para cancelamento de sua inscrição que confirma se o usuário realmente quer cancelar sua inclusão na lista de distribuição também pode ser usado, caso queira tentar convencer o assinante para que ele aceite permanecer na sua lista de distribuição.

As opiniões se dividem quanto à obrigatoriedade ou não desta página. Mas, sendo feita corretamente, uma mensagem de cancelamento permite saber melhor o porque do cancelamento da assinatura, e ao mesmo tempo permite tentar encorajá-lo a se engajar novamente.

Se alguém me der seu cartão de visita, isso é suficiente para adicioná-lo a uma lista de e-mail?

Há uma opção de "soft opt-in" em determinadas leis se:

  • Você obteve o endereço de e-mail "no decorrer da venda ou negociações para uma venda de um produto ou serviço",
  • Você comercializa apenas "produtos e serviços semelhantes", e
  • O indivíduo tem a chance de recusar ou cancelar a ação de marketing, quando você pede os detalhes uma primeira vez e em todas as mensagens subsequentes.

Para manter a integridade da sua lista de contatos, inclua sempre uma opção de opt-in ou link para cancelamento. Se você não tiver certeza se pode usar o soft opt-in, entre em contato com seu Consultor WSI para obter mais conselhos sobre as regulamentações na sua região ou país.

Posso comprar uma lista de e-mails de uma fonte confiável?

Geradores de listas de e-mails usam robôs para obterem listas de endereços de e-mail que são depois usadas para disparos de e-mails em massa ou spam. Embora possa parecer ser a maneira mais rápida de criar sua lista de contatos, não é a mais recomendada.

Essa forma não apenas é ilegal em alguns países, mas também é uma prática arriscada que pode comprometer a reputação da sua empresa.

Como revendedor, posso tratar leads de fornecedores como opt-in? Posso obter contatos do ZoomInfo? Você recomendaria criar uma lista de e-mail a partir de um grupo já existente de clientes ativos?

Como os requerimentos quanto à aceitação ou não da disponibilização dos dados variam de acordo com o país e a região, para responder a essas perguntas é melhor entrar em contato com seu Consultor WSI para ajudá-lo.

Como faço para combinar as mídias sociais com as campanhas de e-mail marketing?

A combinação das mídias sociais com o e-mail marketing gera uma ótima integração no marketing digital. Como cada um foca em diferentes etapas da navegação digital do seu público-alvo, eles se complementam um aos outros e fornecem uma jornada do comprador bem personalizada para seus clientes:

  • Inclua links para mídias sociais em cada um de seus boletins informativos, incentivando seus assinantes a seguir suas páginas nas mídias sociais; incentive seus seguidores nas mídias sociais a se inscreverem para receber seus e-mails.
  • Promova ofertas, competições e outros eventos nas redes sociais enviando e-mails para seus assinantes.
  • Determine que a inscrição para o sorteio de mídias sociais, competição ou outros eventos requerem a inscrição de e-mail.
  • Gere confiança divulgando as suas mídias sociais do Facebook, Twitter e Instagram, em seus e-mails.

Como faço para aproveitar as mídias sociais para aumentar minha lista de assinantes?

Atrair uma lista de fãs nas mídias sociais é relativamente fácil. No entanto, elas são um pouco complicadas pois, quando as tendências mudam e você chega a ser penalizado pelo Facebook, corre o risco de perder seus seguidores, que atraiu ao longo do tempo com muito esforço. Então sugerimos usar as mídias sociais para aumentar sua lista de e-mails, da seguinte maneira:

  • Direcione os seguidores das redes sociais para uma página de adesão (opt-in):
  • Use as mídias sociais para promover seu conteúdo premium, como e-books, planilhas, workshops online e tutoriais em vídeo. Direciona para uma landing-page que oferece uma oferta de conteúdo - essa oferta só seria disponibilizada após inserir um endereço de e-mail. 
  • Mantenha um chat no Twitter que reúne pessoas com interesses semelhantes para discutir tópicos específicos.
  • Organize competições nas mídias sociais ou ofereça brindes. Atrai os seguidores com imagens dos prêmios, de alta qualidade, e inclua uma hashtag atraente e um link para uma landing-page onde os participantes enviam seus endereços de e-mail para participar.
  • Convide seus seguidores nas mídias sociais para seus vídeos de streaming ao vivo e webinars, sempre em troca de seus endereços de e-mail.
  • Invista em mídias sociais pagas para gerar leads de e-mail rapidamente. Promova campanhas pagas no Facebook Ads, Twitter, Instagram, LinkedIn, onde você oferece conteúdo de valor gratuito em troca de um endereço de e-mail.
  • Atraia leads usando ferramentas automatizadas para geração de leads, como as embutidas no SlideShare.

Como gerar engajamento com uma lista de e-mails mais antiga?

Fato: a qualidade de sua lista de e-mails sempre vai superar a quantidade. Mas se um assinante se desligar não significa que sua lista é ruim. Muito diferente disso, 63% dos profissionais de marketing disseram que envio de e-mails para reengajamento dos contatos foram "muito eficazes":

  • Faça uma segmentação dos seus assinantes inativos.
  • Determine o motivo pelo qual os usuários pararam de participar:
    • Não tem interesse suficiente para eles?
    • O conteúdo é pouco rico ou repetitivo demais?
    • E-mails demais?
  • Estimule os contatos não engajados a retornar com algo de valor:
    • Faça pesquisas ou enquetes para que se sintam ouvidos.
    • Ofereça códigos promocionais ou brindes.
    • Ofereça concursos ou eventos online.
    • Recomende produtos personalizados com base em compras anteriores.

 Existe uma maneira automatizada de eliminar contatos que optaram por opt-out?

Se você estiver usando um provedor de EMS (como HubSpot, Sharp Spring, RD Station), essas plataformas rastreiam automaticamente os contatos que optaram por exclusão (opt-out) e os removem da sua lista.

Entre em contato com um Consultor Digital WSI se quiser saber mais sobre a melhor opção para sua empresa.

Como faço para limpar e revisar sempre minha lista de e-mails?

Para manter sua reputação, melhorar a qualidade dos envios de e-mails e melhorar a quantidade de conversões, você precisa de uma lista de e-mails bem seletiva e direcionada apenas às pessoas que desejam receber seus e-mails.

A limpeza dos seus contatos de e-mails deve ser feita a cada seis meses:

  • Segmente sua lista para identificar contatos inativos.
  • Determine por que eles pediram para se desligar.
  • Entre em contato para re-engajar esses contatos inativos.
  • Exclua todos os contatos solicitados.

Como obtenho o máximo de engajamento do meu e-mail marketing, por exemplo, pessoal técnico de alto nível, clientes premium, B2B?

  • Ofereça conteúdo de valor, rico em histórias relevantes, dicas e histórias de sucesso de seus clientes. Mais importante ainda, associe seu conteúdo ao seu público-alvo.
  • Crie temas de assuntos relevantes – temas curtos, bem descritos, bem intrigantes.
  • Segmente suas listas de e-mails para personalizar cada contato direcionando-a aos respectivos assinantes.
  • Programe o envio dos e-mails para aumentar a sua taxa de abertura.

 Você recomenda o envio de anexos?

Como anexos são usados muitas vezes para transferir vírus e malware, muitos filtros de spam bloqueiam esses envios. Um arquivo pesado pode ser rejeitado e / ou retardar o envio dos e-mails automatizados.

E se adicionar um vídeo ao seu e-mail? 

O uso de Vídeos é uma forma bem atraente e divertida de comunicação com o seu público-alvo. E-mails que incluem vídeos podem:

  • Aumentar a taxa de cliques nos e-mails em até 300%
  • Reduzir a taxa de cancelamentos em 75%
  • Ter uma taxa de cliques 96% mais alta do que os que não tem.

O que é uma boa prática para testes A / B?

O teste A / B compara diferentes versões de um único e-mail para medir o impacto de pequenas mudanças. Com isso você pode:

  • Evitar resultados distorcidos por fatores baseados no tempo, testando-o simultaneamente
  • Quanto maior a amostra, mais precisos são os resultados.
  • Evitar emoções e responder de acordo com os resultados.
  • Testar o quanto antes e com frequência para obter os melhores resultados.
  • Os resultados mais precisos vêm do teste de apenas uma variável de cada vez.

Como a exibição de um e-mail visto antes no painel de visualização afeta os resultados analíticos?

Um e-mail visto no painel de visualização pode distorcer a sua análise - mas não necessariamente sempre da mesma maneira. Depende do EMS, das configurações de visualização e da plataforma de e-mail.

Evite esse problema maximizando o impacto do conteúdo no painel de visualização:

  • Organize estrategicamente o texto e os elementos de design na parte superior de seus e-mails.
  • Cative os leitores dando dicas sobre o resto do conteúdo.
  • Mantenha seu e-mail dentro de uma largura de 600 pixels.
  • Insira uma lista de conteúdo.

O que preciso saber sobre drip campaigns?

Uma Drip Campaign é parte da automação de marketing. Ao enviar e-mails automaticamente que atraem e estimulam os clientes a responder ao seu envio ou de acordo com uma programação prévia, as mensagens são mais pessoais e relevantes para o público.

Para criar uma drip campaign, estabeleça:

  • Gatilhos são os critérios que um usuário precisa atender para entrar no drip campaign.
  • Condições que iniciam o envio do seguinte e-mail, por exemplo, um número de dias depois, ou depois de uma ação específica. Isso é determinado pelo contexto de seu drip campaign, que pode ser por exemplo, oferecendo webinar, conteúdo seletivo.
  • Ações referem-se aos e-mails, por exemplo, parabéns pelo aniversário, abandono do carrinho.

Existem muitas plataformas de automação de marketing para escolher. Seu Consultor WSI pode orientá-lo de acordo com os recursos e estruturas de preços que forem melhores para você.

Você recomenda um software de automação de e-mails?

Trabalhamos com alguns provedores de EMS diferentes (HubSpot, Sharp Spring, RD Station), mas seu consultor WSI pode sugerir uma recomendação mais personalizada para o seu negócio.

Posso usar meu próprio domínio na solução automatizada de e-mail?

Se você possui seu próprio domínio de e-mail, você vai poder vinculá-lo a plataformas como HubSpot, Sharp Spring ou RD Station, e enviar e-mails usando seu próprio domínio.

Qual CRM é recomendado para pequenas e médias empresas?

Os sistemas de CRM mais comuns que utilizamos com nossos clientes são Sharp Spring, HubSpot e RD Station.

Você tem uma visão para o seu negócio. Nós podemos ajudar a fazer isso acontecer. Entre em contato com seu consultor WSI para obter as melhores recomendações sobre e-mail marketing ou outras estratégias de marketing digital.

As melhores idéias e conselhos de marketing digital

O Blog de Marketing Digital da WSI é o seu local ideal para obter dicas, truques e práticas recomendadas em todos os aspectos relacionados ao marketing digital. Confira nossos posts mais recentes.