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Marketing Pós-Pandemia: 5 Previsões para 2021

| 7 Minutos Para Ler
Crystal ball resting on stand, with water in the background.
Resumo: Para quem é novo no WSI Blog, todo ano publicamos uma série de previsões das tendências digitais para o ano seguinte. Com isso selecionamos diversas ações ou soluções digitais para analisarmos e prevermos as tendências de marketing e – se tivermos razão – temos tudo para superar a concorrência.

Esse blog vai ser um pouquinho diferente dos que escrevemos nos anos anteriores, não é mesmo? Tem sido assim para quase tudo em 2020, então isso não é nenhuma surpresa.

Normalmente, quando estamos em dezembro falamos de forma poética sobre a alegria do Thanksgiving, que passamos, e do final do ano quando teremos um momento de alegria e comemorações nas Festas de Final de Ano, culminando com o Réveillon na noite do último dia do ano. Nesse período interino escrevemos nossas previsões das tendências de marketing para o ano novo e tudo está bem no mundo.

Continuamos passando por tudo isso. E desejamos nossos sinceros votos de alegria e que todos aspirem muita felicidade, como nos anos anteriores, nesse período de Festas de 2020, com segurança e muita saúde.

Para quem é novo no WSI Blog, todo ano publicamos uma série de previsões das tendências digitais para o ano seguinte. Isso começou em 2014 (vejam as previsões passadas de 20152016, 2017 2018, 2019 e 2020), quando selecionamos diversas ações ou soluções digitais para analisarmos e prevermos as tendências de marketing e – se tivermos razão – temos tudo para superar a concorrência.

Aqui vai a pontuação que criamos para o blog original em 2014:

  • Oráculo (+2) - quando estamos tão certos, que é como se tivéssemos canalizado aquela senhora simpática do The Matrix.
  • Oráculo em treinamento (+1) - não vimos exatamente o quadro todo, mas pelo menos conseguimos prever o futuro.
  • Nada muito certo (0) - não estávamos certos, mas também não estávamos totalmente errados
  • Erramos por pouco (-1) – erramos com uma bola fora, mas passou rente à trave.
  • Erramos feio (-2) – erramos muito, com uma bola totalmente fora.

Como de praxe, antes de avançarmos nas previsões para 2021, vamos dar uma olhada em como nos saímos nas previsões de 2020. Já adianto que podemos ter ficado bem longe da realidade, pois as previsões foram relatadas em dezembro de 2019, antes de sabermos o que 2020 havia reservado para nós:

# 1: As buscas com “zero clique” continuarão a dominar

Nota: +1

Apesar de ser difícil coletarmos dados para comprovar, não há dúvida de que o número de buscas com “zero clique” continuou crescendo em 2020. Curiosamente, três sites , com muitas páginas, com que trabalho receberam cerca de 20% menos tráfego orgânico nos últimos 11 meses de 2020, se compararmos com o mesmo período de 2019. Entendo que isso é bastante para uma conclusão.

Embora ter os dados para comprovar é extremamente importante para validarmos nossa pontuação, está bem claro que o Google está fazendo muitas coisas para manter os usuários em suas páginas online. Confira nosso blog para ler sobre algumas mudanças de snippet que destacamos no início de 2020 e este blog onde ensinamos por que você deve se preocupar com o SEO on-SERP.

No blog do Moz, eles realmente excluíram o conteúdo do blog dos snippets em destaque, apenas para testar se uma classificação em primeira posição no Google era realmente melhor do que uma caixa de resposta ou outro snippet em destaque. Não foi, mas só o fato deles terem considerado isso e agido de acordo com isso mostra o que eles acreditam que o Google está tentando fazer.

#2: É hora de considerar outros canais de comunicação (além de e-mail) como meios de conversão

Nota: +2

Embora não ficamos muito felizes com isso, foi uma grande conquista, que foi em parte ajudada pela pandemia. Não é nenhum segredo que o COVID-19 levou o varejo ao seu limite, fazendo com que mais e mais marcas se movessem para vendas online. É verdade que o atendimento ao cliente, via pontos de contato h2h, e por e-mail e linhas telefônicas, contribuíram fortemente para isso, mas o chatbot também serviu muito nesse sentido.

Aqui temos alguns dados estatísticos para reforçar essa nossa tendência com Nota +2:

  • 85% das interações com os clientes ocorrerão sem contato humano até 2021
  • Os especialistas estimam que 90% das interações com os clientes, nos bancos, será totalmente automatizada até 2022
  • 55% das pessoas que usam chatbots esperam que eles forneçam respostas instantâneas e respostas a perguntas simples

#3: Os fornecedores de software se concentrarão em soluções focadas no cumprimento com a boa gestão dos dados de cliente

Nota: +1

Veja # 2 para entender as razões pelas quais isso teve força. Embora não estejamos maravilhados quanto ao porquê, as razões por trás são fortes.

A pandemia não apenas levou mais pessoas a comprar online, mas também mandou para casa a grande maioria dos que trabalhavam em uma indústria digital. Blogs como este mostram que melhoras na forma de gestão dos dados de clientes está acontecendo agora, em todo o mundo, em tempo real.

#4: O marketing de influenciadores continuará a disparar

Nota: +1

Ao pesquisar dados sobre esse tema, encontrei o seguinte: "... uso de influenciadores no marketing é o método de aquisição de clientes online de crescimento mais rápido."

Há muitas outras informações nesse artigo que sugerem que o marketing de influenciador continua sendo uma tática forte em 2020 e continuará crescendo. Quase 70% das grandes marcas estão indicando que gastarão mais no marketing de influenciador daqui para frente.

Também achei que foi uma grande conquista (e certamente algo pelo qual estava ansiosa que ocorresse) que SparkToro finalmente lançou suas principais ofertas de produtos em 2020. Eles oferecem um serviço pago para ajudar os clientes a "descobrir as publicações e as pessoas que influenciam qualquer grupo de público online" é certamente uma prova de que o marketing de influenciadores chegou e veio para ficar.

#5: Mecanismos de pesquisa alternativos (NÃO Bing ou Yahoo) sairão da toca

Nota: -1

Por mais que eu ache que isso deveria se tornar realidade, especialmente com o Google tirando tanto proveito, não acho que este gráfico indica que estávamos certos:
GoogleMarketShare

Então vamos seguir em frente!

Nota Final: +4

Bom, mais uma vez ficamos com mais ou menos um a dois pontos abaixo do ano passado, e três pontos pior do que nosso recorde que tivemos em 2018. Mas considerando a volatilidade que tivemos em 2020, podemos aceitar e olharmos para um 2021 melhor e com mais novidades. Muito obrigado!


Agora, vamos deixar 2020 para trás! Aqui vai uma lista das principais coisas que acontecerão em 2021:

#1:As vendas continuarão a se direcionar ainda mais para o comércio eletrônico

Ficamos um pouco envergonhados em fazer essa previsão pois ficou visível que isso aconteceu ao longo de 2020 e certamente continuará. Mas como nem todo mundo pensa que isso é tão óbvio, incluindo algumas empresas que preferem lamentar a "interrupção" dos negócios e as "restrições" impostas, ao invés de adaptar seus negócios aos novos tempos e condições de mercado.

Pode ser difícil acreditar, mas é a verdade. Pois ao mesmo tempo que a pandemia obrigou as empresas a direcionarem seus negócios para o comércio eletrônico e ampliarem sua presença digital, os consumidores perceberam rapidamente como as compras online são fáceis e muito convenientes. Logo, isso é muito perigoso para empresas que não gostam de mudanças.

#2:A força de trabalho continuará tão remota e digital quanto puder

Esta é uma previsão de bom senso. Grande parte da força de trabalho que poderia trabalhar perfeitamente em casa, trabalhou em casa em 2020. Em um mundo pós-pandemia, os escritórios ainda estarão presentes, mas para a força de trabalho que soube se mudar rapidamente para longe sem nenhum problema, os negócios serão muito menos focados no escritório físico do que antes.

Precisa ir ao escritório uma vez por semana para uma reunião de equipe? Tudo bem. Mas os dias de ir e vir ao escritório, passar horas do dia simplesmente indo do ponto A ao ponto B, quando você pode realizar tudo o que faz no ponto B do ponto A, acabaram. E isso é uma coisa extremamente positiva em muitos sentidos.

#3: Comunicação - interna e externa - será mais importante do que nunca e vai melhorar

O que queremos dizer com isso é que, como resultado da previsão nº 2, colegas de trabalho e equipes de trabalho vão se comunicar melhor uns com os outros. Essa tendência já aconteceu em 2020, mas vai continuar. Trabalhar remotamente tem sido uma coisa positiva para manter as reuniões curtas e as comunicações breves e mais objetivas, o que permite que todos sejam mais eficientes com seu tempo.

Na mesma linha, as empresas precisarão, se ainda não o fizeram, renovar sua comunicação com clientes e potenciais cliente. Reter clientes é muito importante nestes tempos difíceis, pois todos sabemos que é mais fácil manter um cliente do que encontrar um cliente novo. Então deixe isso determinar como e quando você se comunicará com seus clientes ativos.

#4:Eventos virtuais aumentarão e evoluirão

Por necessidade, muitos eventos em 2020 que já estavam planejados foram transferidos para eventos online. Alguns foram difíceis, para dizer o mínimo, mas todos nós superamos porque não havia outra escolha.

Em 2021, os eventos serão programados como eventos virtuais desde o início e serão muito melhores assim. Até escrevemos algumas dicas para você.

Além disso, os eventos online serão aprimorados porque haverá mais ferramentas e novos serviços serão lançados para tornar mais fácil hospedar grandes conferências e encontros online. Isso nos leva à nossa quinta previsão mais geral.

#5:Novas ferramentas e serviços digitais surgirão

Tempos difíceis são oportunidades para inovação. A pandemia de 2020 é a prova viva disso, onde já vemos o mundo à beira do desenvolvimento e distribuição de vacinas mais rápidas da história.

Da mesma forma, realmente acreditamos que vamos experimentar muita inovação tecnológica em quase todos as principais industrias e segmentos, nos próximos anos, começando em 2021. Haverá ferramentas, software e dispositivos - alguns que ainda nem foram inventados - que mudarão nossas vidas.

Esta é uma previsão bem ampla, sim. O importante é usar essas ideias para se manter aberto às tendências e prontos para adaptar rapidamente às inovações. Quando algo novo surge, os primeiros usuários costumam ser os maiores vencedores. Tenha isso em mente e dê um pouco mais de consideração a novas soluções ou ideias quando elas surgirem - você nunca sabe até onde elas o levarão ou que sucesso elas trarão.


Bom, isso é o nosso conjunto de prognósticos para 2021! Todos nós da WSI, estamos ansiosos com o que o Ano Novo trará, mas queremos que seja mais brilhante e otimista do que 2020. Desejamos a todos um feliz Natal e, mais importante ainda, com muita saúde e segurança!

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