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O que a atualização de conteúdo útil do Google significa para o seu SEO

| 5 Minutos Para Ler
Resumo: A recente 'atualização de conteúdo útil' do Google tem por objetivo restringir conteúdo de baixa qualidade que não tem valor para os usuários. Nosso blog abaixo detalha o que isso significa em termos de SEO para o seu site.

Em 9 de setembro de 2022, o Google anunciou que uma atualização do seu Conteúdo Útil (“Helpful Content”) foi concluída. Essa mudança de algoritmo do Google tem por fim melhorar a experiência do usuário, destacando sempre conteúdo de melhor qualidade. Este blog explica essa atualização de conteúdo útil, como é medido, qual o seu impacto no SEO e o que fazer se seu site for sinalizado pelo Google.

O que vem a ser Conteúdo Útil?

Conteúdo útil é aquele que cria uma ótima experiência para o usuário. A "atualização de conteúdo útil" do Google é uma mudança bem-vinda para aqueles que produzem conteúdo de qualidade com o intuito de ajudar os usuários. Esta atualização ajudará a melhorar a visibilidade dos artigos, tornando mais fácil para os usuários encontrarem as informações que precisam.

Por sua vez, isso também vai ajudar a melhorar a experiência do usuário no Google. Essa é uma mudança positiva tanto para usuários quanto para os criadores de conteúdo. Certamente, também podemos esperar ver mais desse tipo de conteúdo aparecendo nos resultados de buscas do Google, no futuro.

Como o Google determina Conteúdo Útil?

Essa recente 'Atualização de conteúdo útil' do Google teve por objetivo reprimir conteúdo de baixa qualidade que não oferece verdadeiro valor aos usuários. A atualização faz com que o Google faça um downgrade algorítmico de páginas que considere inúteis e, com isso, melhorar a qualidade dos resultados de busca.

Para determinar o que é considerado 'conteúdo útil', o Google usa IA para medir a qualidade do conteúdo avaliado. Esta atualização tem por fim ajudar a melhorar a qualidade das buscas para os usuários. Esta atualização é também boa para o SEO, pois ajuda a garantir que apenas o conteúdo mais relevante e de valor seja exibido nos resultados de busca feitos no Google.

Qual o efeito no SEO? 

Qual o efeito dessa atualização do Google, de agosto de 2022, sobre o algoritmo de conteúdo útil, no SEO? Infelizmente, o Google forneceu poucas informações sobre o verdadeiro impacto ou escopo dessa atualização algorítmica. Mas se olharmos para os primeiros resultados, o que podemos esperar?

Acreditamos que esta atualização é um dos desenvolvimentos mais positivos para SEO dos últimos anos. Isso representa um impulso significativo para os esforços de SEO e uma grande vitória para os editores da web que produzem regularmente conteúdo útil e de alta qualidade.

Editores que escrevem com a intenção de priorizar seu público serão recompensados ​​por seus esforços. Aqui estão algumas dicas:

  • Se você tiver um público-alvo (adquirido ou pretendido) para sua empresa ou site, torne o conteúdo que você escreve de valia e acessível para eles.
  • Seu conteúdo deve demonstrar claramente sua experiência no tema e conhecimento profundo da matéria. Mostrar que você tem essa experiência tornará seu conteúdo mais crível e confiável.
  • Seu site deve ter um objetivo ou direcionamento claro. Sem um objetivo claro, seu site provavelmente ficará confuso com pouca clareza para os visitantes, prejudicando suas chances de atrair e reter o público-alvo ideal. Primeiro descubra o que você quer que seu site/conteúdo transmita e certifique-se de que todo o resto esteja em linha com esse objetivo.
  • Depois de ler seu conteúdo, o público terá adquirido conhecimento suficiente sobre o tópico para ajudá-lo a alcançar seu objetivo desejado? Essa é a pergunta mais importante que você precisa responder ao criar conteúdo, pois você quer assegurar que seus leitores estejam informados e preparados para uma tomada de decisão.
  • Mantenha seu público-alvo sempre em mente e considere o que eles querem obter com seu produto ou serviço. Ao disponibilizar informações relevantes e de valia, você pode garantir que seus leitores tenham uma experiência positiva com seu conteúdo.

Ao escrever conteúdo, é importante evitar algumas coisas se você quer que seu conteúdo seja de valor. Uma lista completa consta do Guia de SEO do Google, mas aqui seguem alguns itens que precisa saber:

  • É importante não escrever apenas para os motores de busca. Embora seja importante pensar sempre no SEO, seu conteúdo deve ser, antes de tudo, direcionado ao seu público-alvo. Escreva conteúdo que atraia e seja emocionante para seus leitores, e o posicionamento nos mecanismos de busca virá naturalmente.
  • Ao criar conteúdo, é importante também evitar total automatização do processo. Isso pode levar a conteúdo de qualidade inferior que não reflita com precisão a mensagem verdadeira da sua marca. Em vez disso, foque na criação de conteúdo de valor que seja direcionado ao seu público-alvo e represente sua marca com clareza e precisão.
  • Se você está em dúvida se seu conteúdo está de acordo com os novos padrões do Google, responda à seguinte pergunta: seu conteúdo está simplesmente repetindo o que outros disseram sobre o mesmo tópico ou seu conteúdo agrega valor? Garanta que seu conteúdo vá além, oferecendo novos insights ou perspectivas do tema. Fazendo assim, certamente terá um bom posicionamento no Google.

 O que você deve fazer se sua conta for sinalizada pelo Google?

Os sistemas do Google são projetados para identificar conteúdo que pode não ter valor ou não ser útil para o público. Como consequência, os algoritmos do Google podem apontar conteúdos de sites com grandes quantidades de conteúdo com essa classificação.

Se você tiver conteúdo de pouco valor em seu site, recomendamos removê-lo. Dedique um tempo para revisitar seu site e remover qualquer conteúdo que não seja útil ou relevante para seus visitantes. Isso ajudará a melhorar o seu SEO e te ajudará ter um posicionamento melhor nos resultados de busca. Aqui vão algumas dicas:

  • Aproveite o Google Analytics para analisar o tráfego do seu site. A revisão das páginas com alto índice de rejeição pode apontar oportunidade para possíveis melhorias em seu conteúdo.
  • Uma auditoria do seu conteúdo ajudará a manter sua marca mais consistente e, com isso, melhorar seu SEO. Seu conteúdo precisa estar coerente e replicar a mensagem da sua marca para ser avaliado como conteúdo útil pelo Google. Então, revise o seu conteúdo e veja se algum tema ou página precisam ser melhorados.
  • Use ferramentas para verificar se há erros de gramática e ortográficos para corrigir no seu site.

Por fim, a “Atualização de conteúdo útil” do Google é algo que pode ajudar de forma significativa a maneira como os mecanismos de busca avaliam seu site. Se você ainda não está otimizando seu site nesse aspecto de conteúdo útil, cuidado. Pois seu conteúdo pode não ser interpretado pelo Google como "útil" para seu público-alvo e com isso fazer seu site perder visitas (e clientes em potencial!). No entanto, ao garantir que seu conteúdo seja de alta qualidade e relevante, você consegue melhorar seu SEO e assim obter sucesso na internet.

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