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Obtenha Bons Resultados com Retargeting aproveitando o potencial de  Segmentação

| 6 Minutos Para Ler
Obtenha Bons Resultados com Retargeting aproveitando o potencial de  Segmentação
Resumo: Com segmentação do público-alvo você consegue entender melhor suas necessidades e motivações. Leia mais sobre como você pode ampliar suas vendas com segmentação.

Retargeting é uma técnica de SEO (Otimização de Buscas) que usa anúncios em mídia paga para segmentar públicos que visitam o site de uma empresa ou seus perfis nas mídias sociais, mas não convertem em compra de um produto ou serviço. Esse contato é considerado um lead quente, pois já sabe algo sobre sua marca, produtos ou serviços.

Com o retargeting, o objetivo é trazer o público de volta ao seu site e convertê-los em clientes. O retargeting melhora os resultados dessas buscas (SEO) aumentando o tráfego ao site e, consequentemente, melhorando os resultados do mecanismo de buscas. É uma estratégia de marketing bastante efetiva para compras de comércio eletrônico.

Para atrair leads com sucesso, a segmentação do seu público com remarketing é crucial. Pesquise e use todas as informações disponíveis sobre o contato e como ele interagiu com a sua marca. O retargeting cria visibilidade da marca aparecendo para o público-alvo em plataformas diferentes que não sejam do seu site.

Serve para lembrar os contatos sobre a sua marca, seus produtos e serviços.

Porque precisa segmentar seu público-alvo para fazer Retargeting?

Quando você faz uma segmentação do seu público-alvo para fins de retargeting, as informações disponíveis ajudam a te aproximar mais desse público. Como resultado, você consegue criar melhores experiências com sua marca e mais oportunidades de conversão bem-sucedidas, tirando proveito de um call-to-action.

Com a segmentação do seu público-alvo você pode usar os dados coletados para fazer o seguinte:

  •  Identificar a intenção que o contato tinha ao visitar o seu site

  • Entender quais produtos ou serviços o atraíu para seu site em primeiro lugar

  • Identificar dados demográficos desse público-alvo

  • Saber qual o canal de marketing (por exemplo, marketing de link patrocinado - PPC, mídias sociais ou live-chat) que atraiu o lead.

  • Saber se a interação foi no site ou veio de fora do site

Há muito mais dados que podem ser acessados, e esse conhecimento vai permitir personalizar o público-alvo em categorias ou listas específicas. Essa segmentação também é usada para escolher a melhor forma de comunicação, o local e o horário mais apropriados para voltar a engajar com esse público, personalizando cada vez mais essa experiência com  retargeting.

Em última análise, as marcas precisam entender as necessidades e motivações de seu público-alvo, e essa segmentação torna isso possível.

Evite as armadilhas mais  comuns

Pensar que uma única estratégia de retargeting vai funcionar para todos os contatos é uma armadilha bem comum e que deve ser evitada. Há tanta informação disponível sobre seu público-alvo – suas intenções, necessidades e motivações – que não tirar proveito delas para personalizar sua experiência vai piorar as suas taxas de conversão e, consequentemente, gerar menos vendas.

Segmentar o público-alvo com base em onde e como eles estão interagindo com a sua empresa ou sua marca é importante. Se estiverem visitando o seu site, crie uma categoria ou lista com base nas páginas do site que eles visitaram e até onde eles chegaram no caminho de conversão. Analise cada uma das barreiras que levaram seu público-alvo a desistir da estratégia de retargeting. Depois, pense na mensagem ou incentivo mais apropriado que quer oferecer para converter esse contato.

Ferramentas como o Google Analytics segmentam automaticamente os contatos em listas com base em onde que eles se encontravam no caminho de conversão.

Pense nos Usuários e não nos Canais

O retargeting é voltado para o usuário individual e não para os canais usados para atrai-los. Uma estratégia fica muito compartimentada quando tempo demais é dedicado aos canais em vez de estar focado no público-alvo. Isso pode resultar em oportunidades perdidas.

Faça campanhas de retargeting em vários canais de marketing e crie listas de contatos que visitaram seu site tomando por base de onde originou esse tráfego. De novo, uma ferramenta de análise das oportunidades torna isso mais fácil.

Por exemplo, se você criar uma lista de contatos que visitaram seu site após clicar em um anúncio do Facebook Ads, você já terá muita informação sobre esse contato. Você pode fazer retargeting com eles no Facebook e em outras mídias sociais da rede Meta, como o Instagram. Se os usuários foram direcionados por um site afiliado ou clicaram em um e-mail, eles podem ser redirecionados novamente.

Pense no público-alvo do seu concorrente

Você já pensou em fazer uma segmentação dos contatos do seu concorrente, usando do retargeting como parte de sua campanha de marketing digital? Uma das maneiras de fazer isso é usando as listas de remarketing para anúncios da Rede de Buscas (RLSA) do Google.

Ela permite que você faça uma segmentação do público que não só estiver visitando o seu site, mas que também esteja analisando os sites de seus concorrentes. Por exemplo, o uso de listas de remarketing com anúncios da Rede de Buscas do Google pode ajudar a traze-los de volta ao seu website e, quem sabe, gerar uma conversão de vendas. Que tal?

Com toda essa informação que você tiver coletada depois de fazer uma segmentação do seu público-alvo, é mais fácil concluir onde você pode querer oferecer lances mais altos, exibir palavras-chave mais amplas ou apresentar anúncios diferentes para esses clientes em potencial, e assim obter melhores resultados.

Use Storytelling e Marketing Sequencial

Considere o uso de storytelling e marketing sequencial em suas campanhas de retargeting. A maioria das pessoas adora uma boa história. Então, se você não puder segmentar seu público imediatamente com um call-to-action, por que não criar uma história em torno da marca e atraí-los para o seu site ou seu perfil nas mídias sociais?

Crie uma segmentação onde um contato informa o próximo, usando da mesma técnica de abordagem sequencial do Facebook. Assim, por exemplo, quando um cliente em potencial clica, vê ou interage com um anúncio, a próxima parte da história aparece.

Storytelling tornará sua marca mais representativa para seus clientes em potencial. Vai atraí-los, especialmente se eles estiverem cansados de ser bombardeados com anúncios de propaganda. Construir esse reconhecimento de marca por meio de storytelling pode resultar em mais interesse e uma maior possibilidade de clientes clicarem em seu site e converterem em uma compra.

A WSI, empresa internacional e bem-sucedida na oferta de soluções ideais de marketing digital para empresas de todos os portes, está pronta para ajudá-lo. Entre em contato conosco se quiser se aprofundar nas soluções digitais ideias e/ou usar a segmentação dos contatos na geração efetiva de resultados para a sua empresa.

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