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Por que não conhecer o GA4 pode ser prejudicial para o seu negócio

| 6 Minutos Para Ler
Resumo: Goste ou não, o Google Analytics está mudando. Aqui segue o que você precisa saber para manter o controle dos índices de performance da sua empresa.

Google Analytics é uma das ferramentas de análise de performance mais cruciais disponíveis para os profissionais de marketing digital. Os dados do Google Analytics (GA) permitem analisar e entender o comportamento do cliente para a tomada de decisões de marketing, criar melhores experiências para o cliente e melhorar os resultados das ações de marketing.

No que o Google descreveu como “a próxima geração do analytics” e “o futuro da medição” no ano passado, o Google anunciou o fim iminente do Universal Analytics (GA3) e a ascensão do Google Analytics 4 (GA4).

A partir de 1º de julho de 2023, o GA4 vai se tornar a plataforma padrão na qual vamos acumular e analisar dados digitais de sites e páginas web. A partir dessa data, o Universal Analytics não coletará mais nenhum dado. Você ainda poderá acessar os dados processados até aquela data, por cerca de seis meses. No entanto, se você ainda não começou a migrar do UA para o GA4, recomendamos exportar seus dados/relatórios históricos antes de perder o acesso total à sua conta UA (data ainda a ser determinada pelo Google).

Como você pode imaginar, um anúncio com essa relevância chocou o mundo do marketing digital. Mas com a data do fim do UA próxima, agora é a hora de se mexer e implantar o GA4.

O que vem a ser GA4?

À medida que o mundo digital vai evoluindo, as ferramentas que usamos para medir, entender e melhorar nosso desempenho online também devem evoluir. Os clientes interagem com sites e aplicativos de maneira diferente agora do que há dez anos, e as preocupações e regulamentações de privacidade também avançaram ao longo do tempo. Esse cenário mutante exigiu mudanças na forma como os profissionais de marketing abraçam a análise de dados, daí a decisão do Google de atualizar radicalmente a sua plataforma de relatórios de analytics.

O novo Google Analytics é desenvolvido com tecnologia avançada de machine-learning (aprendizado de máquina), que permite descobrir insights valiosos automaticamente e fornecer uma visão abrangente de seus clientes em todos os dispositivos e plataformas online. Além disso, o novo GA4 foi projetado respeitando a privacidade, portanto, você pode confiar que ele vai disponibilizar dados precisos mesmo quando as limitações de cookies e identificadores de usuário influenciam na sua coleta de dados. Com o novo Google Analytics, o Google garante que você terá as informações necessárias para se preparar para o que está por vir.

Porque Universal Analytics está mudando para Google Analytics 4

A preparação para o futuro é o foco principal do GA4. Como o Google planeja terminar gradualmente com os cookies de terceiros nos navegadores Chrome (com a eliminação total da tecnologia de rastreamento concluída até fins de 2024), o GA4 visa preencher os espaços formados pelo fim dos cookies que veremos no analytics. No final das contas, o GA4 é uma ferramenta completamente diferente do GA3 (ou Universal Analytics) e, para torná-lo mais acessível, mantendo os recursos e funcionalidades essenciais, uma atualização completa da infraestrutura precisou ser feita.

Como o cenário tecnológico continua a evoluir, o novo Analytics foi projetado para se adaptar a um futuro com ou sem cookies ou identificadores. Ele usa uma abordagem flexível para medição e, no futuro, incluirá modelagem para preencher as lacunas onde os dados podem estar incompletos”, explicou Google.

Porque precisa implantar o GA4 agora

O GA4 é um modelo de análise totalmente novo, e é por isso que as empresas precisam começar a fazer backup de seus dados históricos antes que a mudança nas propriedades de analytics seja implementada em 1º de julho de 2023. Se você quer que a transição ocorra da maneira mais tranquila possível para sua empresa, você precisa começar a se familiarizar com o novo modelo de dados e painel analítico imediatamente.

O que ocorre se não migrar o My Business para GA4? 

Se você não criar uma propriedade GA4 para o seu site ou seu aplicativo, no primeiro semestre de 2023, o assistente de configuração do Analytics criará automaticamente uma propriedade para você, disponibilizando os recursos essenciais que correspondam à sua propriedade UA existente. Você verá esta notificação na próxima vez que fizer login em sua conta do Google Analytics. Você pode optar por não prosseguir com essa mudança, simplesmente desativando o assistente de configuração ou por meio do banner de notificação que o Google envia.

Mas, dito isso, você precisa saber que o processo de coleta de dados do GA4 é diferente do UA. Por isso, recomendamos observar que os dados históricos das propriedades do UA não serão importados para a propriedade do GA4 que vai ser criada pelo assistente de configuração.

Isso significa que as empresas podem perder oportunidades cruciais de personalização desde o início. Embora alguns elementos possam ser configurados posteriormente, haverá lacunas nos dados relacionados a esses elementos. Para contornar isso, é crucial criar uma propriedade do GA4 antes do prazo limite em 2023, garantindo assim que todos os dados históricos sejam capturados e que você possa personalizar totalmente a propriedade do GA4 com os recursos necessários.

O prazo para configurar seus relatórios comparativos ano a ano (YoY) já expirou (30 de junho de 2022). Portanto, se você ainda não configurou sua propriedade GA4 ou não fez backup dos seus dados históricos, provavelmente perderá ainda mais Insights YoY - cujos prejuizos podem ser significativos em termos de qualidade dos seus relatórios, especialmente quando tiver negócios altamente sazonais. “Quanto mais cedo você migrar, mais dados históricos e insights você terá no Google Analytics 4.”

É fundamental atentar para algumas datas importantes:

  • 30 de junho de 2022 foi o último dia para configurar o GA4 para permitir relatórios anuais.
  • A partir de 1º de julho de 2023, as propriedades padrão do UA não aceitarão mais novos dados e os dados coletados anteriormente se tornarão disponíveis apenas para leitura.
  • A partir de 1º de julho de 2024, todas as propriedades do Universal Analytics 360 deixarão de acumular novos dados.

Porque deve ficar empolgado com GA4

Depois de tudo que leu, você pode achar que tudo não passa de uma má notícia. Mas não é isso, não!

A introdução do Google Analytics 4 representa para os donos de empresas e profissionais de marketing ter acesso completo dos seus próprios dados primários. Coisas como listas de e-mail, cartões de fidelidade digitais e outros dados se tornarão ativos valiosos, à medida que a competição para obter dados primários de usuários se intensifica. Ao rastrear melhor as ações dos usuários na sua plataforma, entendemos que terá um aumento nas sessões com engajamento, conversões e atingimento de metas para o seu negócio.

Google Analytics 4 também dá às empresas a propriedade dos dados coletados, permitindo mais controle sobre a análise dos mesmos, sua segmentação e relatórios de visitas e dados de compras, ajudando você a entender melhor seus clientes. Você pode usar esses insights de forma mais detalhada, com drill-downs, para otimizar o conteúdo do seu site e aumentar mais ainda suas vendas. Se o Analytics 4 do Google corresponder à sua intensão principal, pode ser o catalisador para um pivô potencialmente revolucionário nos relatórios analíticos de dados de marketing digital.

Se precisar de ajuda para entender e configurar a nova propriedade do GA4, a WSI pode ajudar. Temos mais de 25 anos de experiência global em marketing digital, em todos os ramos de negócios e todos os portes de empresas. Entre em contato conosco hoje para obter nossa ajuda com marketing digital.

Também recomendamos que você acompanhe o nosso blog com dicas e práticas recomendadas para o GA4, que publicaremos em breve, e outros assuntos sobre marketing digital!

Você pode ter acesso ao post original aqui: https://www.wsiworld.com/blog/why-what-you-dont-know-about-ga4-can-hurt-your-business 

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