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Tendências de eCommerce para 2024

| 8 Minutos Para Ler
Resumo: Compre agora pague depois (Buy now pay later - BNPL), comércio conversacional e realidade aumentada (AR) são todas tendências atuais no marketing de comércio eletrônico. Você pode saber mais sobre isso lendo nosso último blog!

Hoje, existem vários canais nos quais você pode interagir com os clientes e converter essa relação em vendas. E o marketing de comércio eletrônico pode oferecer excelentes oportunidades para empresas em todo o mundo. Quando você combina isso com o conhecimento das tendências atuais do comércio eletrônico, estará pronto para o próximo capítulo do comércio eletrônico, que inclui:

  1. Criar uma experiência de cliente perfeita em todas as plataformas 
  2. Encontrar seus clientes onde eles estão

Neste artigo, abordaremos as maiores tendências do comércio eletrônico em 2024 que melhorarão seus esforços de marketing digital. Vamos dar uma olhada no futuro do comércio eletrônico para que você possa transformar sua plataforma em uma potência de conversão.

Tendências de Compras "Compre Agora, Pague Depois"

A compra agora, pague depois (BNPL) não é nova no mundo do varejo e do financiamento, mas com o surgimento do comércio eletrônico veio a versão digital do BNPL que serve como uma alternativa aos cartões de crédito, PayPal e outros tipos de pagamento. O BNPL permite que os compradores comprem um produto e paguem o custo em um número predeterminado de parcelas ao longo do tempo. Consumidores da Geração Z e Millennials têm mais probabilidade de escolher essa forma de pagamento com os atuais fornecedores de BNPL, como Klarna e Affirm.

Os varejistas online se beneficiam do aumento das vendas de clientes que de outra forma não teriam comprado com eles, e os consumidores obtêm os produtos que desejam imediatamente. Outros benefícios que o Compre Agora, Pague Depois oferece aos varejistas online e offline incluem: 

Atrai novos clientes

Oferece uma melhor experiência de comércio eletrônico

Leva a um maior valor vitalício do cliente (LTV)

Arquitetura Serverless

Originalmente lançada pela Amazon, uma das maiores plataformas de comércio eletrônico, a arquitetura serverless é uma forma de construir e executar aplicativos e serviços sem gerenciar a infraestrutura. Suas informações estão na "nuvem", e um provedor de serviços gerenciados é responsável por garantir que os servidores funcionem de forma ideal. Exemplos de sistemas de arquitetura serverless incluem AWS Lambda, Microsoft Azure Functions e Google Cloud Functions.

O principal benefício de aproveitar a arquitetura serverless é a economia de custos, pois você não está pagando pelo custo de execução dos servidores. A manutenção é responsabilidade do provedor de serviços, e sua equipe de marketing e design pode se concentrar em melhorar a experiência do cliente em seu site, em vez de realizar manutenção na arquitetura do servidor. Infelizmente, nem tudo é positivo - limitações de carga de trabalho e riscos de segurança são alguns dos aspectos negativos que vêm com o uso de plataformas em nuvem para um site de comércio eletrônico.

Otimização da Taxa de Conversão

Na indústria de comércio eletrônico, não se trata apenas de obter mais tráfego, mas de converter o tráfego que você tem em vendas. A otimização da taxa de conversão (CRO) tem como objetivo melhorar a experiência de compra online, seja em páginas de destino, páginas de categoria ou qualquer outro ponto de contato com o cliente. Como você pode aumentar a CRO em sua plataforma de comércio eletrônico? Experimente o seguinte:

Ofereça frete grátis

Use vídeos e imagens de alta qualidade em suas páginas de produto

Estruture seu site para que os clientes possam encontrar facilmente o que desejam

Forneça descrições detalhadas do produto

Facilite o entendimento do seu processo de checkout

Teste e adapte regularmente seu processo de checkout de comércio eletrônico

Deixe os clientes saberem que suas informações estão seguras em sua loja de comércio eletrônico

Incentive avaliações e depoimentos dos consumidores

Comércio Conversacional e Social

Outra tendência é o comércio conversacional. Ele está crescendo no marketing de comércio eletrônico e pode ser usado para sugerir produtos relacionados, responder a perguntas comuns, direcionar leads ou fazer anúncios. O comércio conversacional tem como objetivo envolver os clientes em uma experiência de compra personalizada com maneiras úteis de movê-los mais rapidamente pelo funil de vendas. Pode ser entregue a um cliente em potencial por meio de qualquer um dos seguintes canais:

Chatbots

Aplicativo de bate-papo

Assistente de voz

Plataforma de mensagens

Marcas de comércio eletrônico bem-sucedidas vão onde estão seus clientes. O WhatsApp, com seus quase 3 bilhões de usuários ativos, é uma das maneiras pelas quais o comércio social pode ser levado diretamente ao comprador. O conteúdo otimizado para mecanismos de busca (SEO) pode ser impessoal quando feito incorretamente, mas o poder do comércio conversacional é que ele fecha a lacuna entre o SEO e a correspondência de conteúdo às preferências do usuário.

Comércio sem Cabeça

Os sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS) são uma ferramenta padrão no marketing digital. Tradicionalmente, os CMS organizavam o conteúdo em estruturas orientadas para páginas da web, o que tornava difícil usar o mesmo conteúdo para outras plataformas digitais ou software. Canais e dispositivos digitais em evolução exigem um sistema de gerenciamento de conteúdo mais flexível, resultando no CMS sem cabeça.

Um sistema sem cabeça é qualquer tipo de sistema de gerenciamento de conteúdo de back-end onde o repositório de conteúdo (corpo) é separado da camada de apresentação (cabeça). Dessa forma, o conteúdo permanece em um só lugar, mas pode ser usado em qualquer front-end. O CMS sem cabeça é fundamental para estratégias omnicanal e permite que as empresas melhorem rapidamente o desempenho de sua plataforma, adaptando-se às demandas dos consumidores, picos de tráfego ou aumento do volume de vendas.

Compras por Transmissão ao Vivo

As últimas tendências de compras no comércio eletrônico envolvem o comércio social e as compras por transmissão ao vivo. Lembra quando costumávamos passar horas assistindo ao Canal de Compras em Casa? Assim como o Compre Agora, Pague Depois, as compras ao vivo são a versão digital de uma antiga e familiar experiência de compra - mas agora, o vídeo está substituindo a televisão! Os apoiadores das transmissões ao vivo com produtos disponíveis para compra dizem que preferem se envolver com os produtos por meio de vídeo em vez de imagens. E com a pandemia, tornou-se uma forma mais segura de fazer compras que também é muito conveniente, porque você pode comprar no conforto de sua casa.

Como funciona? Basicamente, os compradores interagem com um apresentador (muitas vezes um influenciador de mídia social) em tempo real por meio de um evento de transmissão ao vivo em vídeo. Os compradores fazem perguntas e podem ver como o apresentador interage com o produto que está sendo vendido.

Por que você deve usar transmissões ao vivo com produtos disponíveis para compra? As compras por transmissão ao vivo mostram seus produtos onde seus clientes interagem online. E eles se conectam diretamente à plataforma de comércio eletrônico de uma marca, impulsionando assim as vendas.

Realidade Aumentada (AR & VR)

Uma tendência que está liderando no metaverso é a realidade aumentada. Antes de discutirmos como a realidade aumentada é usada no comércio eletrônico, vamos esclarecer a diferença entre realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR):

  • Realidade virtual (VR) usa tecnologia de computador para criar um ambiente simulado;
  • Realidade aumentada (AR) simula objetos artificiais em um ambiente real.

Como a realidade aumentada apoia um site de comércio eletrônico? Isso permite que os clientes visualizem produtos e experimentem serviços em seu próprio ambiente antes de fazer uma compra online. Ela preenche a lacuna entre as compras na loja física e as compras em uma loja online.

Como o comércio eletrônico está usando a realidade aumentada?

Prova virtual de roupas. Os clientes usam um aplicativo para ver se as roupas vão servir.

Visualização de colocação. Um aplicativo é usado para colocar um móvel em uma foto da sala de estar do cliente.

Manuais de usuário interativos.

Filtros de mídia social. Como vistos no Instagram Stories e Snapchat.

Experiência de Compra Omnicanal

A experiência omnicanal trata-se de estar onde estão seus clientes. Quer você use publicidade paga, como pay-per-click (PPC), para envolvê-los no Google ou em qualquer uma das plataformas de mídia social, os clientes esperam interagir com sua marca favorita em todos os lugares. Eles querem navegar facilmente pela experiência de compra omnicanal.

O percurso do cliente costumava ser simples: você ia a uma loja física e comprava o que desejava. Agora, as pessoas podem estar fisicamente na loja, mas ao mesmo tempo também podem estar na página de mídia social da marca para fazer uma compra que é entregue em sua casa. Elas podem tomar uma decisão após ler as avaliações do produto em um site e conversar com seus amigos sobre isso. No final das contas, os clientes querem se mover facilmente entre plataformas e dispositivos ao fazer compras, e os negócios de comércio eletrônico devem acompanhar.

Tendências do Comércio Eletrônico B2B

O comércio B2B permite que os compradores façam pesquisas de compra online em vez de depender de um vendedor. Isso significa que tarefas como gerenciamento de dinheiro (pagamento e recebimento), pedido de mais estoque e entrega de produtos estão se tornando automáticas. Se você vende para outras empresas, é importante acompanhar as últimas tendências da indústria de comércio eletrônico.

Tecnologias de comércio eletrônico vinculadas à computação em nuvem e armazenamento, otimização de mecanismos de busca e análise preditiva estão deixando de ser opcionais para se tornarem essenciais. Além disso, avanços permitiram ofertas personalizadas, como produtos, promoções, experiências de checkout, mensagens de marketing e ajustes de preço. Isso facilita para as empresas B2B adaptar os preços aos clientes e circunstâncias individuais, melhorando as operações de vendas no processo.

Tendências de Crescimento do Comércio Eletrônico 2024

O crescimento do comércio eletrônico deverá atingir novos patamares em 2024, com projeções estimando um aumento significativo de quase 9% em relação a 2023. Isso se deve ao aumento das compras móveis, à crescente adoção de experiências de comércio social e a uma ênfase cada vez maior na personalização e na experiência do cliente.

A WSI é uma agência de marketing digital em que você pode confiar. Temos uma extensa rede de líderes de pensamento da indústria que mantêm as soluções de nossos clientes frescas e relevantes. A WSI também foi nomeada duas vezes a Principal Agência pela Web Marketing Association (WMA). Temos orgulho de nosso conhecimento e experiência. Você quer trabalhar conosco ou precisa de mais informações sobre as tendências do comércio eletrônico? Então, entre em contato com a WSI hoje.

 

Tradução do Original em Inglês: wsiworld.com.br

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