HISTÓRIA DE CLIENTES
sunsweet-making-a-difference-featured

Sendo um diferencial na vida dos nossos clientes

Influenciamos, de forma positiva, a vida de nossos clientes, muito além da simples emissão de relatórios dos resultados.

SAIBA COMO

Email Marketing

Vamos direto ao Ponto: E-mail Marketing para as Empresas

| 12 Minutos Para Ler
Man staring at a laptop screen, with drawings floating out of the screen.
Resumo: O e-mail marketing é uma solução poderosa de marketing digital, que inclui o envio de e-mails para uma lista de clientes e clientes em potencial. Usando um provedor de serviços de e-mail, sua empresa pode alcançar uma lista completa de clientes e clientes em potencial com o simples clique de um botão.

Se você está apenas começando ou se já for uma empresa que tem mais que trinta anos de mercado, sempre terá possibilidade de aumentar sua base de clientes. Mas como você faz seus negócios crescerem quando você tem que dedicar a maior parte do seu tempo focado no dia-a-dia do seu negócio?

Com certeza, seria vantajoso ter algo rápido e fácil que não prejudicasse as operações do seu dia-a-dia. O e-mail marketing sempre foi a solução de marketing mais eficaz, disponível no mercado. Mas, é claro, só funciona se tudo for feito corretamente.

O que vem a ser E-mail Marketing?

O e-mail marketing é uma solução de marketing digital bastante poderosa que inclui o envio de e-mails para uma lista de clientes e clientes em potencial. Usando um provedor de serviços de e-mail, sua empresa pode alcançar uma lista completa de clientes e clientes em potencial com um mero clique de um botão.

Como os clientes precisam optar para poderem participar de sua lista de e-mail marketing, isso significa que, ao aceitarem, eles já gostaram do que você ofereceu. O e-mail marketing é uma oportunidade de transformar essa sua atração, ou esse “gostar,” em fidelidade, o que faz com que os clientes queiram voltar sempre!

Quais são os Benefícios em usar E-mail Marketing

O e-mail marketing pode ser uma das ferramentas de marketing digital mais poderosas, disponíveis no mercado hoje. Mais de quatro bilhões de pessoas, ao redor do mundo, usam e-mail para se comunicar. Uma vez que e-mail continua sendo o meio para usar muitas das plataformas digitais disponíveis no mercado, incluindo as mídias sociais, ele não vai deixar de existir por muito tempo.

Custo-Benefício

Quando estamos falando de ROI (retorno sobre o investimento), é quase impossível superar o e-mail marketing. Um provedor de serviços de e-mail tem um ROI de $ 42 para cada dólar gasto com e-mail marketing. Outras fontes analisadas afirmam que é um pouco maior ou menor, mas ainda é um retorno notável para qualquer negócio.

Faça seu Negócio Crescer

Pode parecer estranho que uma simples lista de e-mails possa alavancar seus negócios, mas é um método bastante eficaz para atrair mais leads e assim aumentar suas vendas.

Assuma que você criou um tema para atrair leads, e que esse tema exige que eventual cliente em potencial disponibilize o seu e-mail. Depois acompanhe esse lead com uma série de e-mails até que ele finalmente faça uma compra. Você acabou de transformar um cliente potencial em cliente!

Construa Relacionamentos

Em média, as pessoas checam seus e-mails 15 vezes por dia. São 15 oportunidades de fazer uma conexão direta com um cliente, em vez de ter que esperar que ele visualize seu anúncio nas redes sociais. Lembre-se que as pessoas em sua lista de e-mail aceitaram, o que significa que querem ouvir você!

O e-mail marketing também serve como meio para um contato direto da sua empresa com seus clientes. Não importa se você é uma empresa B2C ou B2B; firmar lealdade é essencial. O e-mail marketing é uma forma rápida e eficaz de atrair seus clientes e iniciar uma conversa.

E-mails personalizados na caixa de entrada do cliente também reforçam sua presença e os lembram de como você pode atender às necessidades deles. Também é uma opção eficaz para comunicar lançamentos de vendas ou eventos especiais.

Promova Conhecimento da sua Marca

Claro que você pode personalizar seus e-mails para que o design seja das mesmas cores da sua marca e que incluam também seu logotipo e slogans, mas isso não é tudo. Os e-mails podem reforçar o tom e a mensagem da sua marca. Se você for informal e amigável, uma versão mais à vontade pode reforçar esse seu espírito mais divertido. O e-mail marketing também é uma maneira eficiente de compartilhar seus objetivos, sua missão e eventuais planos para novos negócios.

Direcione o tráfego para outras plataformas

Os e-mails também podem ajudar a apoiar suas outras ações de marketing. Comunicar novos conteúdos de blog, direcionar clientes para se engajarem em campanhas nas mídias sociais ou incluir links para conteúdos alternativos sempre que puder. O e-mail é apenas um componente dentro de uma estratégia digital abrangente que inclui várias plataformas.

Testa o Mercado

O feedback é parte crucial para qualquer empresa e você pode coletar muito feedback por e-mail. Sua empresa pode ficar em contato com as necessidades de seus clientes por meio de pesquisas feitas através de uma campanha de e-mail programada.

Sua equipe de marketing já teve dúvidas com duas ideias para uma campanha? O e-mail pode ajudá-lo a tirar essa dúvida pois você pode criar testes A / B para quase tudo, desde o título até o call-to-action e muito mais.

Em vez de discutir sobre o texto de uma campanha específica, tente aplicar as duas opções, enviando uma para metade da lista de contatos e a outra para as demais oportunidades. Veja qual teve melhor desempenho e adote essa!

Tipos de E-mail que sua Empresa pode usar em Marketing

Um grande valor em alavancar o e-mail marketing é a sua versatilidade. Você pode mudar o seu direcionamento a qualquer momento para atender às verdadeiras necessidades dos seus clientes e, com isso, saber quais tipos de e-mail dão melhores resultados para a sua empresa.

Forneça Informações

E-mails informativos fornecem aos seus clientes informações valiosas sobre a sua empresa. Não é recomendável exagerar nas informações. Recomenda-se manter os e-mails concisos e diretos e inclua um call-to-action.

  • Apresente um novo produto, serviço ou conteúdo que sua empresa quer oferecer. Inclua um link para uma landing page específica.
  • Apresente um evento especial que esteja promovendo e convide seu cliente para participar. Não se esqueça de criar um link para uma página de inscrição ou para se registrar no evento!
  • Comunique conteúdo de valor que tenha no seu blog ou artigos publicados.

Leve a Transação até o fim

Embora e-mails transacionais podem parecer como e-mails de vendas, não é só isso. Um e-mail transacional é acionado por uma ação, como um cliente potencial se inscrevendo para receber seu boletim informativo. Existem dois tipos de e-mails transacionais: o de confirmação e o de agradecimento.

Os e-mails de confirmação notificam o seu cliente ou cliente potencial que você recebeu a resposta. Por exemplo, um cliente preenche uma pesquisa, e a resposta acionada indicaria que suas respostas foram registradas.

Os e-mails de agradecimento são semelhantes, mas principalmente agradecem ao cliente ou cliente potencial por terem concluído uma ação. Também conhecido como e-mails de retorno ou e-mails de agradecimento, e nessa resposta é que geralmente se cumpre a promessa feita para o indivíduo. Por exemplo, alguém solicita sua oferta. O e-mail de retorno agradece e inclui um link para essa oferta.

Como preparar uma estratégia de e-mail marketing?

Para alcançar resultados positivos com uma campanha de e-mail, você não pode simplesmente compor um e-mail e enviá-lo. Como qualquer outra forma de marketing digital, existe um processo que o ajuda a focar na abordagem correta e aproveitar ao máximo cada e-mail.

Defina Metas

É fácil começar a enviar e-mails para seus clientes, mas para quê? Se você não definir metas, como saberá se seu e-mail marketing dá resultado? Não há limite para essas metas, mas é uma boa ideia se concentrar em uma ideia de objetivo para começar.

  • Os sites que ganham dinheiro por meio de anúncios podem se concentrar em direcionar mais tráfego para o seu site.
  • Se você pretende educar as pessoas sobre um assunto para obter o apoio delas.
  • As lojas de comércio eletrônico podem gerar mais vendas por meio de campanhas de e-mail.

Crie metas para impulsionar sua ação e, em última análise, a ação principal que você deseja que seu público execute. Uma vez definida essa meta, cada etapa de sua estratégia de e-mail marketing deve visar essa meta.

Escolha o Melhor Provedor de E-mail

Você pode enviar e-mails individuais para uma pequena lista de assinantes, digamos cinco ou dez pessoas. Mas é pouco provável que você consiga enviar quinze, trinta ou mais e-mails assim. É por isso que você precisa de um provedor de serviços de e-mail.

Com tantas opções disponíveis, pode ser difícil encontrar a plataforma de e-mail marketing certa para sua empresa. Agora, podemos ajudar a restringir essa lista se considerarmos alguns parâmetros que variam ligeiramente entre os serviços.

  • O preço é importante, mas não olhe apenas para os custos iniciais. Alguns serviços cobram uma taxa fixa com base no tamanho da sua lista, outros oferecem avaliações gratuitas e muitas assinaturas com desconto se você pagar por um ano ou mais adiantado.
  • Observe a interface e veja se é fácil navegar. Recursos de arrastar e soltar, modelos e outras ferramentas podem simplificar esse processo.
  • Análise se as métricas de dados ajudam a determinar o sucesso ou não de uma campanha. Algumas plataformas oferecem mais do que outras, portanto, assegure que esteja contratando uma ferramenta de qualidade.

Ao contratar provedores de serviços de e-mail, lembra sempre dos seus objetivos. Você pode adorar a beleza de uma plataforma de e-mail marketing, mas se ela não se adequar aos seus objetivos principais, e mesmo sendo uma opção menos chamativa, pode não valer a pena.

Crie sua Lista de E-mail

Sua estratégia de e-mail marketing precisa ter uma lista de assinantes. Comece com o que você já tem. Extraia contatos de listas existentes, sua conta de e-mail, CRM da sua empresa ou sua loja online. Não importa o quão pequena seja sua lista no início, é uma base para começar seus trabalhos.

Agora, aumentar essa lista dá trabalho, mas não é impossível! Sua empresa já deve ter muitas ferramentas que ajudam atrair mais público, então coloque-as em uso.

  • Faça um blog sobre tópicos relevantes para um setor interessante e ofereça valor que atraia esse público. Quando as pessoas gostam do que você tem a dizer, tendem a querer mais, como seus e-mails!
  • Ofereça um atrativo (conteúdo personalizado adicional) aos assinantes em troca da inscrição em sua lista de e-mail.
  • Use as mídias sociais. Adicione um call-to-action em sua página do Facebook e tweet sobre os benefícios de seu boletim informativo.

Não se esqueça de assegurar aos inscritos que você não enviará spam nem venderá seus dados para spammers. Também ajudará se você tornar a inscrição mais fácil com uma frase de chamariz clara e uma landing page personalizada.

Crie uma Campanha

Com a plataforma certa de e-mail marketing, essa etapa é muito fácil! Geralmente, a plataforma o orientará durante todo o processo de criação e automação, do início ao fim. Você precisa fornecer o conteúdo e o serviço de e-mail cuidará do resto.

Dicas para Elaborar uma Estratégia de E-mail Marketing de Sucesso

As melhores práticas de marketing recomendam campanhas de e-mail. Embora algumas ações de marketing mudem com o tempo, muitas práticas de e-mail marketing se mantem as mesmas.

A Força da Personalização

Quão importante é para você quando alguém que você não vê com frequência se lembra do seu nome? Personalizar e-mails é o equivalente a saudar as pessoas pelo nome e, para o seu cliente, é uma comunicação poderosa.

Se dirija ao Cliente pelo Nome

Torne “nome” um campo obrigatório quando alguém se inscrever em sua lista de e-mail marketing. Assim você pode se dirigir a eles pelo nome em cada e-mail que for enviar dali para frente. É um toque simples, mas importante.

Segmente a sua Lista

Alcance as pessoas certas criando segmentos específicos na sua lista para que recebam mensagens específicas. As pessoas abrem e-mails se for relevante para elas, então tenha isso em mente ao fazer essa segmentação. Por exemplo, você não quer enviar informações sobre um evento inesquecível na quarta-feira à tarde para clientes que moram a oito horas de distância.

Consulte os dados disponíveis para ajudar a segmentar sua lista. Alguns pontos mais comuns a serem considerados incluem:

  • Localização geográfica
  • Dados demográficos básicos como idade, sexo e idioma
  • Histórico de compras, incluindo o valor gasto, última compra e tipos de compras

Envie Conteúdo de Valor

Você perde tempo lendo conteúdo inútil ou sem valor? Nem seus clientes. Se você deseja se destacar contra esse tipo de ruído, precisa dar às pessoas um motivo para abrirem seus e-mails todas as vezes que o receber. Fornecer conteúdo valioso prende a atenção dos seus leitores e constrói sua reputação como uma empresa confiável.

Automatize suas Campanhas

Nada torna uma campanha de e-mail mais fácil do que habilitar respostas automáticas. Isso permite que você selecione determinados e-mails a serem enviados tão logo os clientes iniciam uma ação específica. Por exemplo, alguém se inscreve para receber seu boletim informativo (que bom!). Você pode criar um e-mail automático de boas-vindas para cumprimentar o seu novo contato e informá-lo sobre o que esperar desse boletim informativo.

Os e-mails de boas-vindas são apenas um tipo de resposta automática que você pode introduzir e assim aumentar a sua lista de contatos, converte-los e reter esses clientes. Agradecimento, confirmações, vendas adicionais e até mesmo e-mails de abandono de carrinho de compras podem ser partes importantes de uma campanha de e-mail marketing.

Não Esqueça de Habilitar o Rastreamento

Os dados são seus amigos e dizem o que funciona e o que não funciona. Habilite os recursos de rastreamento do seu provedor de serviços de e-mail e configure o Google Analytics para obter os melhores resultados.

O rastreamento pode contribuir para melhorar e-mails existentes e otimizar campanhas futuras. Estatísticas populares para rastrear incluem:

  • Taxa de abertura e taxas de abertura diferenciadas
  • Taxa de cliques
  • Taxa de rejeição
  • Taxa de cancelamento de assinatura

Saiba quando pedir Ajuda

Há muitas informações e recomendações sobre a criação e execução de campanhas de e-mail marketing, e nem tudo contribui. O mundo do marketing digital é altamente competitivo e está em constante mudança, por isso, pode ser interessante buscar ajuda.

Se você está lutando para ter sucesso e deseja contratar uma equipe especializada em e-mail marketing para atingir seus objetivos, entre em contato conosco o mais rápido possível. Vamos ajuda-lo!

As melhores idéias e conselhos de marketing digital

O Blog de Marketing Digital da WSI é o seu local ideal para obter dicas, truques e práticas recomendadas em todos os aspectos relacionados ao marketing digital. Confira nossos posts mais recentes.