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SEO

Vamos Simplificar alguns Conceitos de SEO

| 7 Minutos Para Ler

Nota da editora: este post foi publicado originalmente em 25 de outubro de 2017 e atualizado em novembro de 2022.

Confuso com os conceitos de SEO? Quer saber como vasculhar todo o jargão para encontrar algumas respostas simples? Entendemos sua frustração. Para muitos donos de empresas e profissionais de marketing, já é difícil tentar manter seu site melhor posicionado online que os de seus concorrentes sem ser confundido com termos diferentes de otimização de buscas.

Agora, de volta aos princípios básicos de SEO! Vamos comentar as táticas e estratégias de SEO que realmente ajudarão você a obter mais tráfego nos mecanismos de busca.

Para ajudá-lo a ter uma ideia melhor de alguns dos conceitos de SEO que confundem bastante, reunimos um mini-glossário daquele jargão mais usado. Continue lendo para saber mais sobre classificação, algoritmos, SERPs e outros conceitos.

Confuso com os conceitos de SEO? Saiba como filtrar o jargão.

Sem respeitar nenhuma ordem específica, alguns dos termos de SEO que são mais confundidos incluem os seguintes:

  • SERPs. SERPs é a abreviação de Search Engine Results Pages ou resultado de páginas de busca. Isso representa a página que é apresentada quando você pesquisa nos mecanismos de buscas, como o Google. A página um é a primeira página dos resultados da busca (e é onde você quer estar), enquanto que as páginas dois e três significam que os usuários da web precisam clicar nessas páginas para poderem ver o seu posicionamento. Quanto mais difícil for aparecer na primeira página, menos provável será que o seu site seja encontrado. No entanto, sempre há exceções a essa regra. Se você ainda não está na primeira página, não se preocupe... isso vem com o tempo, se efetuar trabalhos recorrentes de SEO e muito esforço para melhorar o posicionamento.

  • Ranking ou Posicionamento. O ranking é essencialmente o desempenho do seu site online. Um bom posicionamento significa que seu site é encontrado na primeira página das SERPs. Embora muitas empresas pensem que precisam estar no topo da primeira página, você ainda pode estar bem posicionado, mesmo que esteja em alguma posição um pouco mais abaixo. Contanto que não seja muito abaixo! De acordo com o Advanced Web Ranking, a taxa de cliques para a quinta posição na página 1 dos resultados de busca do Google já cai para apenas 3%, e menos ainda para cada posição depois dessa. Isso significa que no topo da página 1 é onde estão os bons resultados. Vários fatores impactam o seu posicionamento, que vão desde o SEO aplicado dentro e fora do site, conteúdo, segmentação e até mesmo as palavras-chave que você está usando.

  • Algoritmos. Algoritmos são como seu site chega a essa primeira página que é tão importante. De vez em quando, o Google atualiza seus algoritmos para garantir uma experiência de melhor qualidade para os consumidores. O Google está sempre tentando tornar o resultado das buscas cada vez mais relevante para a pesquisa de um usuário, com base no seu idioma, sua localização e histórico de buscas online. Os fatores considerados incluem a qualidade do conteúdo, a relevância do conteúdo e outros.

  • Penalidades. Se você está tentando pegar atalhos comprando links duvidosos, ou se seu site contém muito conteúdo de baixa qualidade e outros elementos que o Google acha que podem ter um impacto negativo na experiência do usuário, você pode ser penalizado. De um modo geral, as penalidades acontecem através de piora no posicionamento. Um site que pode estar no topo das SERPs pode de repente cair para página três, por exemplo, se for penalizado pelo Google.

  • Palavras-chave. Uma definição mais exata seria "termo de busca". Muitas pessoas assumem que uma palavra-chave consiste de uma única palavra. Na realidade, os termos de busca precisam ser o mais específicos possível ou “cauda longa”. Um exemplo de palavra-chave incorreta seria algo como "comprar", porque essa palavra aparece em muitos contextos e não ajudaria ninguém a encontrar sua loja de roupas infantis online se a procurassem, por exemplo. Um termo melhor seria 'loja de Durban', mas mesmo assim, como tem inúmeras lojas em Durban, esse termo também não ajudaria muito. Agora, um termo “cauda longa” como 'loja de roupas infantis em Durban', isso sim, tornaria muito mais fácil encontrar sua loja no Google.

  • Densidade de palavras-chave: refere-se à frequência com que sua palavra-chave aparece em seu marketing de conteúdo. Isso é complicado porque você quer que sua palavra-chave tenha uma boa densidade no texto (cerca de 3%), mas não deseja que o conteúdo pareça excessivamente repetitivo para o público. É preciso ter bom conhecimento das técnicas de redação para escrever um conteúdo denso em palavras-chave e ser de boa leitura. Você pode avaliar a densidade de palavras-chave usando esta ferramenta gratuita de verificação de densidade.

  • Volume de buscas. Isso se refere ao número de buscas feitas para uma palavra-chave ao longo de um mês. Embora um volume maior pode ser uma boa maneira de encontrar frases pesquisadas com mais frequência, números menores para buscas específicas geralmente têm uma taxa de conversão melhor, pois seu site é mais relevante para essa busca do pesquisador.

  • Taxa de cliques (Click-through Rate ou CTR): é quantas vezes seu site é clicado quando aparece para buscas. Digamos que você apareça na primeira página de uma pesquisa 100 vezes e, dessas 100 impressões, seu site receba dez cliques. Isso significa que seu CTR é 10%. O Google quer que seu site seja relevante, então, bons CTRs significam que seu site é relevante para buscas feitas e terá melhor desempenho nas classificações orgânicas.

  • Concorrência. Isso diz respeito a quantos outros sites estão usando a mesma palavra-chave e otimizando ativamente buscas para ela. Desconfie de palavras-chave ou frases de alta competitividade. Mesmo que tenham um grande volume de buscas, provavelmente você não conseguirá um bom posicionamento se muitos outros também estiverem usando esse mesmo termo. Baixa e média concorrência facilitará que seu conteúdo seja encontrado em determinadas buscas. Imagine se houver 2 milhões de páginas apontadas para um resultado de busca específico: para chegar à primeira página dos resultados dessa busca, o Google precisa determinar que você é mais relevante do que 2.999.990 outras páginas na web!

  • Backlinks: o Google estabeleceu que 30% da sua pontuação no ranking (que impacta diretamente o seu posicionamento em SERPs) virá do seu perfil em termos de backlinks. Isso representa os links que estão no seu site vindos de outros sites. Pense em diretórios, mídias sociais e listas de contatos de empresas.

  • SEO On-SERP: Isto representa a otimização de todo e qualquer conteúdo em SERPs, que você pode controlar ou influenciar de alguma forma (por exemplo, meta títulos, meta descrições, snippets em destaque).

  • Snippets em destaque: um snippet em destaque é um resumo de uma resposta à uma consulta de um usuário, que é exibida no topo dos resultados de busca do Google em SERPs. Esse conteúdo é extraído de uma página da Web e inclui o título e o URL daquela página.

  • SERP de clique zero (Zero-Click SERP): Um zero-clique SERP é aquele que tem a resposta exibida diretamente no topo de um resultado de busca no Google. Isso significa que a intenção de busca do usuário é atendida sem precisar clicar em nenhum link para ver o resultado de busca final.

  • Pesquisa por voz ou Voice Search: também chamado de voice-enabled ou habilitado por voz, permite que o usuário use um comando de voz para pesquisar na Internet, em um site ou em um aplicativo.

  • Otimização on-page ou on-page optimization: A otimização on-page é o processo de otimização das páginas do seu site para melhorar seu posicionamento e a experiência de buscas do usuário. Os elementos incluem conteúdo, código HTML, tags de título, meta descrições, otimização de imagens e muito mais.

Na WSI, ajudamos empresas como a sua a serem encontradas online. Nosso objetivo é tornar o seu processo digital o mais simples possível e com os melhores resultados para que não perca o sono (ou tempo) se estressando em atrair tráfego relevante para o seu site. Se você tiver alguma dúvida sobre qualquer um desses conceitos de SEO, quiser que um pouco desse jargão seja desmistificado ou deseje que ajudemos a sua empresa em determinado aspecto do marketing digital, entre em contato com um profissional da WSI hoje mesmo.

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