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RECAP: Tirando proveito do Google Analytics 4 para Melhores Insights do seu Negócio

| 7 Minutos Para Ler
Resumo: Se você é novo no Google Analytics 4 ou não tem certeza do que se trata, não se preocupe, nós vamos ajudá-lo. Este blog, que é uma recapitulação do nosso webinar, oferece uma visão geral bastante prática para você se atualizar.

Você instalou o Google Analytics 4, mas nunca o utilizou, ou ainda não sabe o que é o Google Analytics? Então, este resumo do nosso webinar é exatamente o que você precisa! 

 

Melanie Gard, Consultora Certificada em Marketing Digital pela WSI, faz parte da rede WSI desde 2009. Ela é empresária e empreendedora há mais de 20 anos. É uma palestrante talentosa e é conhecida por sua habilidade em esclarecer  temas mais complexos e técnicos de forma fácil de entender. Recentemente, Mel co-apresentou um webinar intitulado "Tirando proveito do Google Analytics 4 para Melhores Insights de Negócios", com o objetivo de educar a comunidade empresarial sobre a importância dessa transição do Google Universal Analytics (UA) para o Google Analytics 4 (GA4). No webinar, Mel explica por que essa mudança do UA para o GA4 está ocorrendo, as principais diferenças entre o UA e o GA4, as principais métricas de análise que toda empresa precisa conhecer e entender, erros comuns na configuração do GA4 que precisa evitar e muito mais.

 

Se você perdeu nossa sessão ao vivo no dia 13 de junho, você pode assistir à gravação do webinar e baixar a apresentação aqui e assim obter todas as informações, ou ler nosso resumo do webinar abaixo.

 

O que é Google Analytics e porquê precisamos adotar Google Analytics 4?

Você quer ter uma visão ampla do comportamento online de seus clientes e do retorno sobre o seu investimento (ROI) digital? Você quer saber quais plataformas e dispositivos seus clientes usam? O Google Analytics, também conhecido como Universal Analytics (UA), é como uma loja única de informações do cliente que visita o seu site e de outras plataformas. Ele disponibiliza dados importantes que ajudam a medir a performance de marketing e melhorar o resultado do seu negócio. E o (GA4)? O GA4 é a versão mais recente do Google Analytics (GA) e é um divisor de águas para empresas que desejam conhecer melhor seus clientes. 

 

Com o GA4, as empresas podem ter uma visão bastante abrangente do comportamento online de seus clientes e acompanhar o ROI online em várias plataformas e dispositivos. 

 

O GA4 deixa de ser uma medição baseada em cookies e passa a ser uma medição baseada em eventos, atendendo às leis de privacidade, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (General Data Protection Regulation (GDPR)) da União Europeia, a Lei de Proteção de Informações Pessoais ( Protection of Personal Information Act (POPIA) ) da África do Sul, a Lei de Proteção de Informações Pessoais e Documentos Eletrônicos (Personal Information Protection and Electronic Documents Act (PIPEDA)) do Canadá, a Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia (California's Consumer Privacy Act (CCPA))  e muitas outras.

 

Você está usando o Google Analytics, mas ainda não migrou para o GA4? Então você precisa saber que o tempo está se esgotando! O Google Analytics deixará de acumular dados em 1º de julho de 2023, portanto, os dados de tráfego do seu site e do seu aplicativo não serão mais registrados, e seus anúncios de remarketing deixarão de ser exibidos.



Principais diferenças entre GA e GA4

Você pode estar se perguntando por que o Google Analytics 4 é realmente necessário. Muitas leis de privacidade de dados ao redor do mundo impedem que os navegadores usem cookies de terceiros para coletar informações pessoais. E como o GA4 migra da medição baseada em cookies para a medição baseada em eventos, o rastreamento avançado do GA4 garante que as empresas cumpram com as leis de privacidade em seus países. 

Dica: Você pode aprender mais sobre o impacto do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) , da Lei de Privacidade do Consumidor da Califórnia (CCPA) e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), do Brasil, lendo os nossos blogs sobre esses temas.

No nosso webinar, Mel destaca oito diferenças importantes entre UA e GA4, mas uma das mais práticas (e animadoras!) é que a interface e os relatórios do GA4 são totalmente personalizáveis. Usando o GA4, as empresas podem adaptar seus relatórios e painéis de controle às suas necessidades específicas e acompanhar apenas o que é importante para suas empresas.

 

Além disso, o GA4 é gratuito, tornando-o acessível a empresas de todos os portes.

 

E quem não gosta de algo grátis, não é mesmo? Além disso, o GA4 é a resposta do Google para tornar a análise de dados à prova do futuro da inteligência artificial (IA), tornando-se uma ferramenta essencial para empresas que desejam se manter à frente do mercado. Nos próximos anos, as empresas poderão fazer perguntas para a interface do GA4, e a IA fornecerá as respostas (uma funcionalidade que já está disponível para ajudar na criação de campanhas do Google Ads, por exemplo)!

 

Como o GA4 pode ajudar sua empresa?

A pergunta mais importante que todo executivo faz é: como o Google Analytics 4 (GA4) pode ajudar minha empresa? E ele ajuda de diversas formas: 

 

  1. Permite que você otimize seu investimento de marketing oferecendo insights sobre quais estratégias estão dando os melhores resultados. Ao entender o comportamento do seu cliente, você pode direcionar seus esforços de marketing para o público certo, aumentando suas chances de conversão. 
  2. O GA4 fornece informações valiosas sobre seu cliente, ajudando você a entender quem são esses clientes, como eles o encontram e como interagem com seu conteúdo. Essas informações podem ser usadas para melhorar seu site e suas ações de marketing, tornando-os mais eficazes e eficientes. 
  3. O GA4 garante que seu negócio esteja em conformidade com leis de privacidade, como o GDPR, CCPA, POPIA e LGPD. Ao migrar da medição baseada em cookies para a medição baseada em eventos, o GA4 oferece uma maneira mais segura e consciente da importância quanto à privacidade no rastreamento de comportamentos de um cliente. 
  4. O GA4 permite que você personalize relatórios e painéis de controle relevantes para as necessidades da sua empresa, facilitando o acompanhamento das métricas mais importantes para você. Isso pode ajudar numa tomada de decisões baseadas em dados e otimizar as operações da sua empresa.  

 

Em geral, o GA4 é uma ferramenta poderosa que pode ajudar empresas de todos os portes a tomar decisões melhores e alcançar seus objetivos. Ao aproveitar os insights disponibilizados pelo GA4, as empresas podem obter uma vantagem competitiva e impulsionar o seu crescimento e o sucesso do seu negócio a longo prazo.

 

As 7 principais métricas que precisa saber

Você realmente precisa assistir ao vídeo do nosso webinar, na página de ofertas do nosso site, para conhecer as principais métricas e por que elas são tão importantes, a nosso ver. Mel dá uma ótima explicação das métricas em bastante detalhes e revisando os pontos-chave no painel do seu Google Analytics 4 (mostrando as guias: Início, Insights e Recomendações e Relatórios). Na parte de Relatórios, Mel destaca as seções de Aquisição, Engajamento e Monetização. Mel também discute a guia Aquisição, em mais detalhes, pois é lá que toda empresa deve dedicar tempo para analisar e obter informações sobre como as pessoas encontram sua empresa e quais conversões elas realizam. 

 

Quais são as principais métricas que você precisa entender?

  • Usuários
  • Novos Usuários
  • Sessões
  • Evento
  • Engajamento
  • Conversão
  • Receita (e-commerce)

 

Seis erros que não devem ser cometidos

Ao aprender a usar uma nova plataforma, é comum cometer erros. A boa notícia é que já cometemos muitos desses erros, então você pode se beneficiar com o nosso aprendizado e evitá-los no seu negócio! 

 

Se você está curioso sobre o que evitar, o webinar destaca os seis erros mais comuns que os usuários cometem ao configurar sua instância do GA4. Alguns exemplos são: 

 

  1. Não aproveitar dos relatórios e métricas personalizados; 
  2. Não ter conhecimento de quanto tempo o Google retém os dados de rastreamento; e
  3. Não excluir tráfego indesejado. 

 

Se, ao ler todas essas informações, você ainda estiver confuso com a ideia de configurar o Google Analytics 4 para a sua empresa, temos boas notícias! A WSI oferece um recurso para download, o Guia de Configuração do Google Analytics 4: Um Checklist Prático para Empresas, para ajudar a tornar seu processo mais fácil. Aproveite: Google Analytics 4 Setup Guide: A Practical Checklist for Businesses,

 

 

Este guia de configuração do GA4 foi projetado para ajudar todos os iniciantes no Google Analytics a aprender a configurar o GA4 corretamente. Ele fornece um checklist prático para empresas que desejam tornar seu processo mais fácil e oferece recomendações sobre alguns recursos de configuração mais avançados, para que todos possam aproveitar ao máximo o GA4. 

 

Se você está se sentindo perdido, sobrecarregado ou apenas precisa de alguma orientação, este guia de configuração do GA4 ajudará você; além disso, você sempre pode revisitar a gravação do nosso webinar ,e os slides da apresentação, para obter mais esclarecimentos. 

 

Não deixe as incertezas do desconhecido impedi-lo de aproveitar o potencial do Google Analytics 4. Nossa equipe de Consultores de Marketing Digital  WSI está aqui para ajudá-lo em cada etapa do processo. Desde a configuração da sua instância do GA4 até a definição das métricas importantes e o oferecimento de recomendações para melhorias online. Estamos aqui para apoiá-lo na expansão do seu negócio. Basta entrar em contato conosco hoje mesmo e vamos trabalhar juntos para alavancar o seu negócio para outro nível, adotando o Google Analytics 4.



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