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Relatórios GA4: o que você precisa analisar para medir o ROI

| 4 Minutos Para Ler
Resumo: Você está usando o Google Analytics 4 para sua empresa? Nesse Blog orientamos como acessar os relatórios GA4 e relacionamos o que você precisa analisar para medir o ROI.

Agora que superou o choque do risco de perder uma versão da sua ferramenta de análise digital mais importante e decidiu abraçar o GA4, você já começou a configurar seus relatórios do Google Analytics 4 (GA4)? 

O novo painel de relatórios que foi criado faz você se sentir como um alienígena em um mundo que antes era muito familiar para você? Não se preocupe: você não está sozinho. 

E também - parabéns por estar um passo à frente de muitos ao adotar o GA4 antes de 1o de Julho de 2023, que é quando o Universal Analytics (UA) deixará de processar dados. 

Para ajudar a tornar a transição do UA para o GA4 mais fácil, estamos compartilhando dicas sobre como acessar relatórios no GA4 e o que você precisa garantir que esteja analisando corretamente para medir o retorno sobre seu investimento (ROI) e outras métricas importantes do Google Analytics 4.

Verifica se sua conta Google Ads foi impactada

Apesar da importância desse comunicado não ser tão significativa quanto um anúncio de serviço público, ainda é bastante importante - você verificou se a mudança da sua conta o GA4 afetou sua(s) conta(s) do Google Ads? Se sua versão UA do Google Analytics e as contas do Google Ads estavam anteriormente vinculadas, você precisa migrar seu(s) Google Ads para vinculá-lo com o Google Analytics 4. 

Em seguida, você vai querer importar suas conversões do Google Analytics 4 para lances e/ou adicionar públicos do Google Analytics às suas campanhas ou grupos de anúncios para fins de remarketing.

Relatórios GA4 

O painel de relatórios e os relatórios do Google Analytics 4 passaram por mudanças fundamentais. O GA4 oferece menos relatórios predefinidos, mas dá aos usuários mais oportunidades de criar seus próprios relatórios com base em suas necessidades individuais. 

Não é mais necessário tentar inserir seus dados próprios em um relatório pré-definido - agora você pode elaborar relatórios que destacam exatamente o que você precisa. No GA4, os relatórios são categorizados como Relatórios de Life Cycle (Ciclo de Vida) e Relatórios de Usuários, e você navega pelos relatórios através da seção overview section  e, em seguida, clica em um widget de relatório específico que deseja acessar.

O que precisa analisar para medir o ROI

Agora o Google Analytics 4 utiliza análise e modelagem de dados e machine learning para coletar informações que antes eram fornecidas por cookies de navegadores. Com isso você continua entendendo o desempenho das suas campanhas e seus sites, respeitando a privacidade dos consumidores. O GA4 unifica os dados do site e do aplicativo móvel em uma única visualização de relatórios que mede as jornadas e interações dos usuários nos aplicativos, dispositivos e sites durante toda a conversão. Métricas internas para avaliar conteúdo não-Google, como compartilhamentos e comentários, ainda precisam ser rastreadas em suas plataformas específicas. Mas o GA4 pode rastrear visitas desses canais, mapeando as jornadas do cliente em aplicativos e  em sites.

Medir o retorno do investimento (ROI) é fundamental para comprovar o valor e a performance das campanhas de marketing. Existem várias maneiras de calcular o ROI, mas a forma mais fácil de fazê-lo no Google Analytics 4 (GA4) é configurar conversões e atribuir um valor a elas. O que é um valor de conversão? É um número monetário atribuído à conclusão de um evento no GA4, permitindo quantificar o impacto monetário de cada conversão e estimar o ROI.

Anteriormente, as conversões eram medidas configurando metas e transações de comércio eletrônico, mas com o GA4, todas as conversões são agora medidas por meio de eventos.

O que você precisa fazer para rastrear o ROI usando valores de conversão?

  1. Configurar o rastreamento de conversões: Para rastrear uma venda ou lead, você precisa criar um evento personalizado e transformá-lo em uma conversão. Você pode fazer isso no GA4 criando um novo evento com base em uma opção existente ou configurando uma nova tag no Google Tag Manager.
  2. Enviar dados de custo: Adicionar dados de custo permite que você analise o desempenho de suas campanhas de anúncios online juntamente com seus dados de conversão, para obter uma compreensão melhor do seu retorno sobre investimento (ROI) e retorno sobre o gasto com anunciantes (ROAS). Você precisa configurar a importação de dados no GA4 para buscar dados de outras plataformas de publicidade.
  3. Adicionar valores às conversões: Você criou uma conversão usando um evento predefinido do GA4? Ajuste a configuração para incluir um valor. Se você rastrear conversões para um site de serviços, atribua um número estimado aos eventos de conversão.

Desafio dos Relatórios GA4 em termos de análise do ROI 

Embora o Google Analytics 4 seja uma ferramenta poderosa para medir a performance do seu marketing, existem alguns desafios na medição do ROI. O tempo médio de conversão de leads até o fechamento para empresas B2B é de 102 dias. Ao mesmo tempo, no GA4, a janela máxima de atribuição para eventos de conversão de compras é de 30 dias. Além disso, atualmente ele não rastreia transações offline e os valores de conversão não são dinâmicos. 

Nossa expertise pode ajudá-lo a medir seu ROI e criar relatórios personalizados do GA4 com base em suas verdadeiras necessidades Entre em contato com a WSI hoje mesmo.

Tradução do texto original no blog: https://www.wsiworld.com/blog

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