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SEO

Tudo o que as empresas precisam saber sobre SEO

| 8 Minutos Para Ler
Keyboard with SEO key.
Resumo: Aprenda tudo sobre SEO, por que SEO é essencial para a presença digital da sua empresa e tenha acesso a todos os nossos recursos de SEO.

A otimização de buscas (SEO) é tão vasta quanto mal compreendida. É um dos conceitos mais essenciais que hoje impulsionam o marketing digital e cujo conhecimento é obrigatório para os profissionais de marketing que desejam ver suas empresas terem sucesso online.

Se você dedicou tanto tempo quanto nós pesquisando os prós e os contras do SEO, provavelmente percebeu que os algoritmos mudam com frequência e as estratégias que funcionam em um determinado momento podem se tornar desatualizados mais adiante. É o suficiente para deixar até o profissional de marketing mais preparado subindo pela parede.

Mesmo assim, quando se trata de SEO, algumas coisas nunca mudam, e essas são as coisas que vamos apresentar. Pois, embora você nunca pode prever para onde o SEO está indo, você vai estar seguro de que é conhecedor das metodologias básicas de SEO. Neste blog, você vai conhecer bastante sobre SEO, desde por que você precisa se preocupar com isso até por que seus esforços de SEO podem não estar dando certo. Vejamos!

O que é SEO?

A otimização de buscas online, ou SEO, é o ato de melhorar o conteúdo na internet para que seja agradável e útil aos olhos dos leitores e dos mecanismos de busca.

Sua estratégia de SEO é a espinha dorsal da sua presença digital - é o que traz tráfego para sua página. Agora, se não for bem feito, pode também ser o que vai afastar o tráfego. Mas, como você provavelmente já sabe, as nuances do sucesso ou do fracasso do SEO são um pouquinho complicadas.

Porque SEO é Importante?

Vejamos:

  • Até 90% de todo o tráfego da Internet vem por meio de mecanismos de busca (HubSpot).
  • Mais de 70% do tráfego de buscas vem de pesquisas orgânicas na Internet. Isso se cmpara com apenas 30% que vem de mídia paga (MarTech).
  • Gerar tráfego e leads é o objetivo nº 1 das empresas, e onde 66% dos profissionais de marketing buscam melhorar o SEO. Logo, aumentar sua presença orgânica é uma das principais prioridades do inbound marketing (HubSpot).

Por que o SEO é importante para você? A resposta mais correta e rápida é porque os clientes em potencial não têm como encontrá-lo no mundo digital sem o SEO. Se você for uma empresa, seus clientes devem saber seu URL e navegar diretamente até o seu site para entrar em contato com você ou fazer uma compra online.

Os mecanismos de busca atuam como guardiões neste amplo mundo digital, ajudando as pessoas a encontrar o que estão buscando ou pesquisando. Mas embora eles sejam inteligentes, eles não são tão inteligentes quanto precisamos que sejam. Como resultado, você precisa otimizar o seu conteúdo na internet para ajudar o Google, o Bing e outros mecanismos de busca a preencher os espaços em branco. Você tem que criar cuidadosamente seu conteúdo para não só atrair seus leitores, mas também atrair os guardiões digitais que trazem esses usuários da Internet até você.

Em outras palavras, você tem que fazer SEO.

Em uma entrevista, Andrey Lipattsev, Estrategista Sênior de Buscas do Google, confirmou que o conteúdo e a criação de links são duas das ações mais importantes que o Google usa para decidir onde posicionar seu site em uma página de resultado de buscas. E quando se trata dessas ações, a qualidade supera em muito a quantidade.

Mas SEO não é apenas otimizar o conteúdo e os links que estão na sua página. SEO é sobre sua presença digital - não apenas o seu site. Veja tudo que deve ser levado em consideração em um trabalho de SEO:

  • SEO no seu site: o conteúdo e os links do seu site.
  • SEO fora do seu site: o conteúdo e os links de outros sites que levam de volta ao seu site.
  • SEO On-SERP: Conteúdo relacionado à página do seu site quando está na própria página de resultado de uma pesquisa de busca.

A maioria das empresas sabe o que é SEO. Muitas delas têm feito SEO - e continuam a fazer – de forma profissional para garantir que não se posicionem em algum lugar abaixo das primeiras cinco posições em buscas de palavras-chaves importantes (ou pior ainda, fora da primeira página!). Os objetivos dessas ações de marketing digital são muitos, mas, em última análise, o SEO ajuda você a atingir um dos objetivos principais de um site: atrair mais tráfego para lá. E se você é uma das centenas de milhares de empresas competindo no mundo digital, você seguramente sabe que isso é crucial.

Como ter Sucesso com SEO

A essa altura, você pode estar já um pouco desanimado. Nós entendemos: o SEO é um pouco complexo e você pode se sentir em desvantagem se não conhecer especialistas no assunto, ou não disponibilizar de recursos ou tempo para adotar uma boa estratégia de SEO.

Mas não se desespere! As etapas que o levarão ao sucesso inevitável adotando o SEO não estão disponíveis apenas para as empresas com melhor desempenho ou às marcas com mais recursos para investir. Mesmo que os algoritmos mudem (estima-se que o Google atualiza seu algoritmo de buscas de 500 a 600 vezes por ano, os pilares que definem o sucesso do SEO permanecem os mesmos.

Existem sete áreas específicas nas quais você precisa prestar atenção ao otimizar seu conteúdo para mecanismos de busca:

Pesquisa de palavras-chave: essa é a base de sua estratégia de SEO. Quais são as palavras-chave e frases que levarão as pessoas ao seu site? Identifique os tópicos principais do seu site e, em seguida, crie conteúdo em torno desses tópicos, usando palavras-chave relacionadas.

Análise competitiva: você não precisa se sair melhor do que todos, mas apenas superar as marcas com as quais está competindo diretamente. O que seus concorrentes, que estão nas primeiras posições dos mecanismos de busca, estão fazendo de maneira correta? O que seus concorrentes estão fazendo de errado? Se você puder oferecer algo um pouco mais útil, interessante ou inspirador, do que seus concorrentes, para o seu público-alvo, será recompensado com uma melhora no seu posicionamento.

Otimização de sites: não é apenas o seu blog que exige a atenção no SEO. Todas as landing pages, microsites, páginas de conteúdo e outros conteúdos digitais também devem ser otimizados. Inclua texto alternativo e legendas das imagens, atualize seus termos e condições (em conformidade com o GDPR ou LGPD, é obrigatório) e inclua as informações de contato de sua empresa. Mantenha seu conteúdo compatível com dispositivos móveis e leve em consideração a saúde de seu site também. Redirecionamentos excessivos, links quebrados, problemas de navegação, rolagem horizontal ou outros erros podem fazer com que os mecanismos de busca o penalizem.

Autoridade de domínio: além do seu conteúdo, pense também em como o seu site está funcionando. Você tem links suficientes de outros sites com boa autoridade de domínio? Como você pode conseguir mais? O inverso também é importante: se sites com spam estão conectados ao seu, o Google provavelmente assumirá que seu site também não é confiável.

Estratégia de conteúdo: esse é o mantra de hoje, pois: o conteúdo é rei. O seu conteúdo é interessante, informativo, bem escrito e bem projetado? Você usa palavras-chave corretamente? Se outras pessoas ou sites compartilharem seu conteúdo e criarem links para ele, é uma boa indicação de que você está no caminho certo.

Estratégia de mídias sociais: os motores de busca estão começando a prestar mais atenção às suas plataformas sociais. Essas plataformas estão sendo usadas para promover seu conteúdo? Você está conseguindo um bom engajamento nas mídias sociais?

Meça, analise os resultados, melhore: SEO não é um tipo de negócio que se faz e pronto. Você tem que fazer auditoria dos resultados de SEO do seu site regularmente, para garantir que está otimizado. Em quais áreas você está indo bem e em que pontos está ficando para trás?

Montar uma estratégia de SEO ampla requer seguir cada uma das etapas acima para identificar seus pontos fortes, fracos, benchmarks e possíveis barreiras. Certifique-se de que tudo isso é feito com um contexto em mente. Por exemplo, os itens obrigatórios de SEO para empresas locais variam ligeiramente se compararmos aos itens obrigatórios que aplicamos a empresas que só atuam online ou ainda às empresas que não tem sites (sim, eles existem, mesmo em 2020).

Outra parte importante desse contexto que merece alguns detalhes adicionais seria: desktop versus celular. Os comportamentos de buscas em dispositivos móveis são diferentes dos comportamentos de buscas em desktops. Otimize o conteúdo de sua marca para os celulares - se não, você está perdendo contatos essenciais pois já existem 2,71 bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo.

Erros de SEO a Evitar

Agora que vimos o que você precisa fazer para tornar suas ações de SEO bem-sucedidas, vamos dar atenção agora ao que você não deve fazer. Aqui segue uma lista dos erros de SEO mais importantes aos quais você precisa dar atenção.

Erro nº 1: Não compreender corretamente os termos importantes de SEO: SERPs, taxas de clique, backlinks. Existem muitos termos no SEO que você provavelmente não conhece. O SEO pode parecer uma linguagem totalmente nova para alguém começando. Certifique-se de que está ciente dos conceitos de SEO que são mais comumente mal interpretados, para que você não cometa o mesmo erro no seu SEO.

Erro nº 2: A pesquisa de palavras-chave ser falha. Nem todas as palavras-chave são criadas igualmente. Mesmo dentro de um tópico, palavras-chave específicas terão uma classificação melhor do que outras. Seu erro pode ser que você não está usando as palavras-chave com melhor classificação para sua localização geográfica específica ou está ignorando palavras-chave fáceis de classificar com baixos volumes de pesquisa. Se suas palavras-chave não estão funcionando para você, pode ser porque você escolheu as erradas.

Erro nº 3: Estar se concentrando apenas no conteúdo ou apenas no link building. Ambos os fatores influenciam fortemente o seu sucesso geral de SEO, mas você está prestando um grande desserviço a si mesmo se colocar toda a sua energia em detrimento um do outro. Aplique-os de forma equilibrada e não deixe nenhum deles ficar no esquecimento.

Erro nº 4: Estar tentando enganar o sistema. Mesmo que não seja essa a intenção, você pode estar usando táticas de SEO de baixa qualidade que prejudicam a reputação do seu site nos mecanismos de pesquisa. Coisas como preenchimento de palavras-chave, criação de links e conteúdo duplicado irão prejudicá-lo muito mais do que ajudá-lo.

Erro # 5: Estar ignorando algo importante. Fazer muitas coisas certas não compensará a falta do essencial. Além de otimizar o conteúdo e os links, você precisa fazer coisas como garantir que seu site seja rastreável e compatível com dispositivos móveis. Procure otimizar seus metadados e se mantenha atualizado sobre as mudanças algorítmicas do Google (algo que chamamos aqui no WSI de AdaptiveSEO).

Quando se trata de SEO, meio-termo não é bom o suficiente. Você tem que estar no topo e, para chegar lá, deve ter uma estratégia que inclua todos os itens obrigatórios e não obrigatórios que definem um bom SEO. Depois de ter um bom plano, ajuste-o sempre que necessário para se adaptar ao cenário de SEO, que muda constantemente. Se você fizer isso, verá mais tráfego, mais conversões e, finalmente, mais sucesso online.

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