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Lead Generation

Usando o Marketing Digital para aumentar sua Geração de Leads e Vendas

| 9 Minutos Para Ler
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Resumo: Quer aumentar seus leads de marketing digital? A WSI tem algumas dicas para ajudar a impulsionar seus leads e vendas.

Nota da Editora: Esse post foi publicado originalmente em fevereiro de 2018 e foi atualizado com conteúdo adicional em maio de 2023.

No cenário digital atual, que é altamente competitivo, as empresas estão constantemente buscando soluções de marketing digital mais eficazes para aumentar suas vendas e gerar leads de melhor qualidade. O marketing digital, como forma de geração de leads e vendas, surgiu como uma estratégia crucial para atingir esses objetivos. Agora, com toda a confusão e distração que o mundo digital causa, atrair a atenção do seu público-alvo é uma tarefa cada vez mais difícil. O marketing digital como opção de geração de leads se torna essencial. Conteúdos, vídeos e marketing nas mídias sociais são táticas online essenciais - mas todas essas táticas têm uma coisa em comum: eles levam tempo para conseguir entregar valor ao seu cliente e, por isso, não geram vendas imediatamente.  

A importância do Marketing para vendas online

Vendas de marketing online desempenham um papel fundamental no sucesso de qualquer negócio que esteja atuando no mundo digital. Usando de forma eficaz as soluções de marketing online, as empresas conseguem atingir um público-alvo mais abrangente, estabelecer uma forte presença online e promover o engajamento dos clientes. Isso, por sua vez, gera um aumento nas vendas, mais receita e um crescimento sustentável dos seus negócios. 

Geração de leads é um aspecto fundamental no marketing digital, pois permite que as empresas apontem e atraem potenciais clientes. Geração de leads aplicada de forma eficaz possibilita ações de marketing bem focadas e direcionados, melhora as taxas de conversão e gera um bom retorno do seu investimento (ROI), como um todo. Isso ajuda as empresas a gerarem um pipeline robusto com leads qualificados, e assim pode contribuir fortemente para o crescimento do negócio a longo prazo. Campanhas de mídia digital e campanhas de vendas de marketing online bem gerenciadas, no entanto, são formas rápidas e eficientes de impulsionar novos leads e gerar mais vendas para o seu negócio. Para saber quais soluções de marketing digital usar - e quando usá-las - criamos um vídeo sobre como aumentar leads e vendas com marketing digital

Passo 1: Identificar o melhor critério de Search

O grande diferencial que os profissionais de marketing têm é o acesso a uma quantidade sem precedentes de dados sobre os clientes (ou pelo menos dos grupos aos quais os clientes pertencem). O segredo é usar esses dados para identificar os critérios de busca corretos nas suas campanhas de marketing online.

Detalhes tais como a localização, idade, interesses e atividades online fornecem informações valiosas que as empresas podem usar não apenas para direcionar melhor seus anúncios, mas também para torná-los menos intrusivos. Muitos consumidores e usuários na Internet desconfiam de anúncios, portanto, aumentar os leads não será, mas muitas vezes isso é porque a maioria dos anúncios é mal direcionada e invasiva. Como profissionais de marketing, podemos evitar isso!

Passo 2: Anuncie nas redes de anúncios apropriadas 

É impossível sugerir uma plataforma de publicidade online que é ideal para todo mundo, pois sabemos que as melhores soluções são diferentes para cada negócio. Se você tem um excelente perfil no Facebook e recebe muita interação com seus posts, então os anúncios no Facebook e as estratégias de vendas de mídia digital no Facebook podem dar resultado para você. Mas se você não atrae muito público no Facebook, é pouco provável que você vai conseguir atrair mais simplesmente acrescentando alguns anúncios. 

Assim como acontece com muitos outros fatores do marketing digital, no marketing de geração de leads, conhecer seu público-alvo é mais do que a metade da batalha para atingir o sucesso.

Passo 3: Faça rastreamento da campanha de marketing  

Quando você inclui rastreamento das oportunidades nas suas campanhas de geração de leads, como parte integrante da sua estratégia de publicidade online, você logo saberá quando determinadas palavras-chave, horários ou grupos-alvo não estão funcionando e identificará métodos para aumentar a geração de leads. E com uma estratégia baseada em pagar por cliques, é extremamente importante interromper as campanhas em momentos em que estejam atingindo os resultados esperados. Se não, você pode eventualmente estar simplesmente desperdiçando dinheiro. Coloque a técnica de rastreamento de campanhas em prática - esse esforço extra vale a pena!

Passo 4: Faça testes A/B

Da mesma maneira que rastrear campanhas é importante, realizar testes A/B com palavras-chave, imagens e textos semelhantes é uma ótima maneira de maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) das suas campanhas de publicidade online. Se você tiver duas palavras-chave que acha importantes, não precisa adivinhar qual é melhor - faça um teste A/B e reforce aquela que tiver um desempenho melhor!

Passo 5: Desenvolva um App

Criar um aplicativo é uma maneira eficaz (e fácil) de aumentar o tráfego para o seu site ou serviços de marketing digital. Trabalhe com um desenvolver de aplicativos para ajudá-lo a projetar um que sirva para o seu negócio. Depois de configurar o aplicativo, você precisa fazer com que os clientes queiram baixa-lo e com isso contratem os seus serviços. Você pode fazer isso oferecendo serviços exclusivos, descontos e outros recursos de aplicativo que seus concorrentes não oferecem. Lembre-se de que o seu aplicativo precisa ser fácil de usar para seus atuais clientes ou usuários, ao mesmo tempo que oferece valor para clientes ou usuários em potencial. 

Dicas para atrair usuários para o seu aplicativo: 

  • Assegure que o seu aplicativo tenha uma boa Interface de Usuário (UI), pois as primeiras impressões são importantes, principalmente no mundo digital. 
  •  O seu aplicativo deve carregar rapidamente e não ser lento ou ter falhas. 
  •  Assegure que o seu aplicativo seja compatível com uma variedade de dispositivos móveis. 
  • Garanta que o usuário tenha acesso ao suporte ou opções de ajuda caso surja algum problema com o aplicativo ou com o seu site. 
  • Assegure atualizações regulares para manter o aplicativo atualizado e seguro. 
  • Lance uma campanha de vendas online para o seu aplicativo.

Passo 6: Crie vídeos para YouTube e Vímeo

Vimeo e YouTube são plataformas de vídeo online com milhões de usuários e espectadores visitando-os diariamente. Você deve usar essas plataformas líderes, pois elas podem ajudar o seu negócio a crescer apenas por meio das visualizações em vídeos. Crie vídeos que alcancem o seu público-alvo específico. Os vídeos podem ser feitos por você, sua equipe ou (para vídeos mais profissionais) um videomaker ou fotógrafo. Assegure que o conteúdo seja relevante para o seu público-alvo, ou crie vídeos relacionados, especificamente, ao seu negócio. 

Exemplos de conteúdo de vídeo que você pode incluir: 

  •  Vídeos com instruções ("como fazer")
  •  Tours virtuais da sua empresa ou negócio
  •  Vídeos instrucionais 
  • Vídeos de depoimentos ou avaliações do seu negócio
  • Eventos de integração da equipe na sua empresa

Não deixe de linkar o seu vídeo ao seu site, adicionando a URL do vídeo ou do canal na descrição, para atrair mais leads.

Passo 7: Criar um blog

Criar um blog ou fazer guest blogging pode ajudá-lo na publicação de conteúdo mais detalhado e pessoal para o seu público-alvo. Blogs relacionados com vendas, marketing digital ou mídias sociais podem disponibilizar informações úteis para pessoas que procuram seus serviços de marketing. Além das informações que eles disponibilizam, os blogs também podem ajudá-lo a vender seus serviços, mostrando aos leitores por que eles precisam entrar em contato com você e como você pode ajudá-los com o marketing digital para seus negócios. Ao criar blogs no seu site, não se esqueça de usar palavras-chave relevantes para atrair clientes e vinculá-los de volta ao seu site ou landing pages importantes.

Escreva um Guest Post

Guest blogging é uma estratégia popular de marketing que você pode usar para impulsionar o seu negócio e aumentar as visitas ao seu site. Você precisa assegurar que o conteúdo que você cria ofereça valor ao site no qual você está escrevendo e também seja relevante para o seu negócio. Se você for criar um guest post, selecione um negócio ou blog respeitável - isso ajudará você a promover a sua marca como um negócio de confiança e bem-sucedido, o que, por sua vez, ajudará você a gerar mais leads.

Passo 8: Ofereça auditoria Grátis

Oferecer auditoria Grátis a clientes ou potenciais clientes pode mostrar a eles o quão excepcionais são os seus conhecimentos de marketing digital. Se você escolher realizar uma auditoria com ou sem o uso de ferramentas, fica a seu critério. Auditorias digitais são essenciais para qualquer negócio online, mas a forma como você apresenta os resultados da auditoria aos seus clientes é o mais importante. Quando você tiver todas as informações apuradas, crie um documento em PDF com um relatório dos seus resultados. 

Esses resultados devem incluir recomendações e mudanças-chave que devem ser levadas em consideração, além de como você pode ajudar a empresa a alcançar seus objetivos de marketing digital. Se necessário, você pode agendar uma reunião online ao vivo com potenciais clientes para discutir as áreas-chave que precisam ser trabalhadas. Encontrar-se com os clientes pessoalmente ou por meio de uma conferência online pode ajudar você a apresentar as informações da auditoria, enquanto promove o seu negócio e seus preços, além de responder a quaisquer dúvidas que o cliente possa ter. Isso também ajudará você a estabelecer acompanhamentos periódicos e honorários caso o cliente esteja interessado em mais serviços que você oferece.

Passo 9: Criar Gated Content de valor

Conteúdo bloqueado (Gated Content) é uma estratégia de marketing eficaz para atrair os visitantes do seu site a agir. Para obter leads através de conteúdo bloqueado, você precisa criar conteúdo de alta qualidade e envolvente que incentive seus visitantes a fornecerem seus nomes e endereços de e-mail em troca de seu conteúdo. Você também pode criar conteúdo bloqueado pedindo especificamente aos usuários que sigam seus canais de mídias sociais ou compartilhem seu conteúdo.

 Exemplos de conteúdo bloqueado ou Gated Content

  • Links para download de uma lista de verificação gratuita
  • Links para download de eBooks ou White Papers 
  • Links para webinars
  • Links para cursos e tutoriais

Passo 10: Ofereça ferramentas que seu cliente precisa

Trabalhar com marketing digital pode ser difícil sem as ferramentas certas. As empresas estão sempre procurando ferramentas de marketing digital para ajudá-las a otimizar as campanhas de marketing de seus clientes. Para obter leads potenciais, você pode oferecer às visitas ao seu site ou potenciais clientes ferramentas para ajudar a aumentar as suas vendas. As ferramentas que você deve criar devem ser algo que seus potenciais clientes e público-alvo precisam. Um exemplo disso inclui uma ferramenta de otimização de buscas (SEO) que os clientes podem usar para acompanhar a evolução de suas campanhas de mídias sociais. Blogs também são úteis aqui, pois você pode criar conteúdo relacionado a essas ferramentas de marketing e direcioná-lo de volta à página do seu site.

Passo 11: Promova eventos online

Marketing de eventos pode ajudar a aumentar as perspectivas de leads, atraindo a atenção para o seu negócio. Os eventos não precisam ser grandes e, como a pandemia nos ensinou, o marketing de eventos pode ocorrer com sucesso em um ambiente virtual. A ideia por trás do marketing de eventos é alcançar o público-alvo certo e criar conscientização sobre a sua marca. Um exemplo de evento que o seu negócio poderia utilizar é um webinar online gratuito apresentando ferramentas eficazes de marketing digital. Nesse evento, você não apenas disponibiliza informações úteis que uma empresa pode utilizar, mas também mostra como o seu negócio pode ajudá-la.

Passo 12: Medir, Melhorar e Repetir

Existem muitas formas diferentes para promover publicidade online. Só há uma maneira de saber se anúncios de mídia paga, mídias sociais ou em display são os melhores para você: experimente uma variedade deles e meça seus resultados. Que vença a melhor solução. 

Se você deseja mais informações sobre vendas, marketing online, publicidade digital ou ajuda profissional na implementação de campanhas de publicidade online, entre em contato hoje mesmo com um Consultor de Marketing Digital da WSI.

Tradução do blog original em inglês: https://www.wsiworld.com/blog

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