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Tendências do Ecommerce que você precisa saber

| 9 Minutos Para Ler
tendências do marketing de comércio eletrônico
Resumo: Compre agora, pague depois (Buy now pay later - BNPL), comércio conversacional e realidade aumentada (AR) são algumas das novas tendências do marketing de comércio eletrônico. Você pode saber mais lendo o nosso blog!

Hoje, existem vários canais onde você pode interagir com seus clientes e transformar esse relacionamento em uma venda. E o marketing de comércio eletrônico pode gerar grandes oportunidades para empresas ao redor do mundo. Se combinar tudo isso com o conhecimento das tendências atuais do comércio eletrônico, você estará pronto para o próximo capítulo desse tema “comércio eletrônico”. Isso incluirá:

  1. Criar uma experiência perfeita para os clientes em todas as plataformas digitais

  2. Encontrar seus clientes onde eles navegam

Então, quais são as tendências do comércio eletrônico que você precisa conhecer?

Compre Agora, Pague Depois

Compre agora e pague depois (ou em inglês, Buy now, Pay later - BNPL) não é novidade no mundo do varejo e mercado financeiro, mas com a ascensão do comércio eletrônico surgiu a versão digital do BNPL no mercado internacional, que serve como alternativa aos cartões de crédito, PayPal e outros tipos de pagamento. O BNPL permite que os compradores comprem um produto e paguem por ele em um número predeterminado de parcelas durante um período de tempo. A maioria dos compradores, no mercado internacional, que escolhem essa alternativa de pagamento são da Geração Z e Millenials, e os atuais fornecedores de BNPL nesse mercado incluem Klarna e Affirm.

As empresas de varejo se beneficiam do aumento nas vendas com esses clientes que não teriam comprado deles de outra forma. E os consumidores recebem os produtos que desejam imediatamente. Outros benefícios que o BNPL oferece aos varejistas são:

  • Atrai novos clientes

  • Oferece uma melhor experiência ao cliente

  • Acarreta em um maior Life Time Value dos clientes (LTV)

Arquitetura sem Servidor próprio

Primeiro lançado pela Amazon, uma das maiores plataformas de comércio eletrônico, a arquitetura sem servidor próprio para as empresas é uma maneira de criar e usar aplicativos e serviços sem ter que gerir a infraestrutura. Suas informações estão na "nuvem" e um provedor de serviços é responsável por garantir que os servidores funcionem de maneira ideal. Exemplos de sistemas de arquitetura sem servidor incluem AWS Lambda, Microsoft Azure Functions e Google Cloud Functions.

O principal benefício de aproveitar a arquitetura sem servidor é a relação custo-benefício, pois você não está pagando pelo custo de execução dos servidores. A manutenção é responsabilidade do provedor de serviços, e sua equipe de marketing e design pode se concentrar em melhorar a experiência do cliente em seu site, em vez de realizar manutenção na arquitetura do servidor. Infelizmente, porém, nem tudo é positivo - limitações de carga de trabalho e riscos de segurança são alguns dos pontos negativos que acompanham o uso dessas plataformas em nuvem para o comércio eletrônico.

 

Otimização de buscas

Para toda empresa de comércio eletrônico, sabemos que não se trata apenas de obter mais tráfego, mas sim de converter o tráfego que você recebe em vendas. A otimização de buscas online (Conversion Rate Optimization ou CRO) visa melhorar a experiência de compra do usuário, seja em landing pages, category pages ou qualquer outro ponto de contato com seu cliente. Como você pode melhorar a sua taxa de CRO na sua plataforma de comércio eletrônico? Considere os seguintes aspectos:

  • Ofereça entrega grátis

  • Use vídeos de boa qualidade e imagens nas páginas de produtos

  • Monte o site de forma que os clientes encontrem com facilidade o que buscam

  • Ofereça descrição dos produtos bem detalhada

  • Faça com que o processo de check-out seja simples e fácil de entender

  • Teste e melhore seu processo de check-out com frequência

  • Avise seus clientes que suas informações estão seguras e mantidas em confidencialidade 

  • Estimule comentários e avaliações dos seus clientes 

Comércio Conversacional 

Outra tendência é o comércio conversacional. Ele está crescendo no marketing de Ecommerce e pode ser usado para recomendar produtos, responder a perguntas comuns, direcionar leads ou fazer propaganda. O comércio conversacional busca atrair os clientes de maneira personalizada e prática, levando-os mais rapidamente pelo funil de vendas. Essa comunicação pode ser direcionada a um cliente em potencial por qualquer um dos seguintes canais:

  • Chatbots

  • Aplicativo de chat

  • Assistente de voz

  • Plataforma de mensagens

Marcas bem-sucedidas de comércio eletrônico vão onde seus clientes estão. O WhatsApp, com seus quase 2 bilhões de usuários ativos, é uma das maneiras pelas quais o comércio conversacional pode ser levado diretamente ao comprador. Conteúdo adequado para SEO (Search Engine Optimization) pode ser impessoal quando feito incorretamente. De qualquer forma, o poder do comércio conversacional é que fecha o gap entre conteúdo para SEO e o conteúdo direcionado às preferências do usuário.

Headless CMS

Os sistemas de gestão de conteúdo (CMS) são uma ferramenta comum no marketing digital. Tradicionalmente, o CMS organizava o conteúdo em estruturas direcionadas somente a páginas da Web, dificultando o uso do mesmo conteúdo para outras plataformas ou ferramentas digitais. Canais e novos dispositivos digitais exigem um sistema de gerenciamento de conteúdo mais flexível, resultando em CMS headless.

Headless CMS é qualquer tipo de sistema de gerenciamento de conteúdo de back-end onde o repositório de conteúdo (corpo) é separado da camada de apresentação (cabeça). Dessa forma, o conteúdo fica em um só lugar, mas pode ser usado em qualquer front-end. O Headless CMS é fundamental para as estratégias omnichannel e permite que as empresas melhorem o desempenho de sua plataforma rapidamente, adaptando-a às demandas dos consumidores, volumes altos de tráfego ou aumento de vendas.

Compras com Transmissões ao Vivo (Shoppable Livestreams)

A nova tendência do comércio eletrônico são transmissões ao vivo para fazer compras. Lembra quando costumávamos passar horas assistindo ao Home Shopping Channel ou canal de compras online? Assim como no BNPL, as compras ao vivo são a versão digital de uma experiência de compra antiga e familiar, mas agora o vídeo está substituindo a televisão! Os defensores das transmissões ao vivo para compras dizem que preferem conhecer os produtos por meio de vídeo em vez de fotos. E com a pandemia, tornou-se uma forma mais segura de fazer compras, que também é mais conveniente pois você pode comprar no conforto da sua casa.

Como funciona? Basicamente, os compradores interagem com um apresentador (geralmente um influenciador de mídias sociais) em tempo real por meio de um evento com transmissão ao vivo em vídeo. Os compradores fazem perguntas e conseguem ver como o apresentador interage com o produto que está sendo vendido.

Por que você deve participar de transmissões ao vivo para mostrar seus produtos? As transmissões ao vivo mostram seus produtos onde seus clientes interagem online. E eles se conectam diretamente à plataforma de comércio eletrônico da sua marca, impulsionando assim suas vendas.

Realidade Aumentada (Augmented Reality)

Uma tendência que está liderando o metaverso é a realidade aumentada. Antes de comentarmos como a realidade aumentada é usada no comércio eletrônico, vamos saber qual a diferença entre realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR):

  • A realidade virtual (VR) usa tecnologia para criar um ambiente simulado;
  • A realidade aumentada (AR) simula objetos artificiais em um ambiente real.

Como a realidade aumentada atua no comércio eletrônico? Ao permitir que os clientes vejam produtos e experimentem serviços no seu próprio ambiente antes de decidirem fazer uma compra. Ele preenche a lacuna entre as compras em um local físico e as compras on-line.

Como o comércio eletrônico está usando realidade aumentada?

Prova virtual. Os clientes usam um aplicativo para ver se as roupas ficam bem no corpo. Se o tamanho serve.

Preview no local. Um aplicativo é usado para posicionar um móvel dentro de uma foto da sala do cliente.

Manuais de usuário interativos.

Filtros nas mídias sociais. Como visto no Instagram Stories e Snapchat.

 

Experiência Omnichannel

A experiência omnichannel é estar onde seus clientes estão. Se você usa publicidade com mídia paga, como link patrocinado, para atraí-los no Google ou em qualquer uma das plataformas de mídias sociais, os clientes querem interagir com sua marca favorita em todos esses lugares. E eles querem vivenciar com qualidade essa experiência de compra omnichannel.

A jornada do cliente costumava ser simples: você vai a uma loja física e compra o que quer. Agora, as pessoas podem estar fisicamente na loja, mas ao mesmo tempo também podem estar nas mídias sociais analisando uma marca em questão, pronto para fazer uma compra que pode ser entregue na sua casa. Eles podem tomar uma decisão depois de analisar os detalhes dos produtos em um determinado site e após conversar com seus amigos sobre isso. Em última análise, os clientes desejam navegar facilmente entre as plataformas e os dispositivos até fazerem as compras, e as empresas de comércio eletrônico precisam acompanhá-los.

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